Denji Sentai Megaranger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Denji Sentai Megaranger
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Elenco Hayato Oshiba
Atsushi Ebara
Masaya Matsuzake
Eri Tanaka
Mami Higashiyama
Shigeru Kanai
Tema de abertura "Denji Sentai Megaranger" por Naoto Fuga
"Megaranger "The Cyberdelix" por Mega Mickey
Tema de
encerramento
"Kinosei Ka Na" por Naoto Fuga
"Bomb Dancing Megaranger" por Hiroko Asakawa
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 14 de fevereiro de 199715 de fevereiro de 1998
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

Denji Sentai Megaranger (電磁戦隊メガレンジャー, Denji Sentai Megarenjā?, traduzido como Esquadrão Eletromagnético Megaranger)[1] é a 21ª série da franquia Super Sentai[2] , sucedendo Carranger e antecedendo Gingaman. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no horário das 7h30 entre 14 de fevereiro de 1997 e 15 de fevereiro de 1998, totalizando ao todo 51 episódios mais os especiais Denji Sentai Megaranger VS Carranger e Seijuu Sentai Gingaman VS Megaranger. Foi utilizada na 6ª temporada de Power Rangers, que ficou conhecida como Power Rangers no Espaço. É considerada por muitos fãs como um dos melhores Super Sentais dos anos 1990 ao lado de Jetman e Dairanger.

História[editar | editar código-fonte]

Um dia, um grupo de estudantes colegiais da Escola Moroboshi foi selecionado para visitar a base INET (International Network of Excel-Science Technologic, em portugês Rede Internacional de Ciência Tecnológica), que se localizava na órbita da Terra. Kenta é o foco principal das atenções porque ele conseguiu finalizar o jogo de video game dos Megarangers (na verdade tratava-se de um programa de recrutamento desenvolvido pelo INET). Enquanto isso, os temíveis Nezirezia saem de uma dimensão paralela aonde viviam para iniciar um maciço ataque à Terra. E o primeiro alvo de tal invasão foi a INET. Em face da extrema situação de perigo, Dr. Kubota se vê forçado a dar os Digitizers para Kenta e outros quatro estudantes. Juntos eles tornam-se os Megarangers, um grupo de elite na defesa de nosso planeta. No episódio 24 surge o Mega Silver, um dos criadores dos Mega Suits (trajes).

Megaranger[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação Arma Símbolo
Hayato Oshiba Kenta Date Mega Red Drill Saber Computador
Atsushi Ebara Koichiro Endo Mega Black Mega Rod Satélite
Masaya Matsuzake Shun Namiki Mega Blue Mega Tomahawk Televisão
Eri Tanaka Chisato Jogasaki Mega Yellow Mega Sling Câmera Digital
Mami Higashiyama Miku Imamura Mega Pink Mega Capture Celular
Shigeru Kanai Yusaku Hayakawa Mega Silver Silver Blazer Microchip

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cinco estudantes do ensino médio são escolhidos pela INET para se tornarem os Megarangers, e com um Megaranger adicional que é um agente da INET. Sua base de operações é o Clube de Pesquisa Digital "Digiken" da Escola Moroboshi.

Kenta Date/Mega Red (伊達 健太/メガレッド, Date Kenta/Mega Reddo?)[3]
18 anos, Kenta é preguiçoso e idiota, mas também é simpático, brincalhão, e tem um bom coração. Ele se torna um candidato ideal para se tornar um Megaranger depois de bater um oponente hábil em jogo de Megaranger da INET, que era, na verdade, uma ferramenta utilizada para recrutar Megarangers.
  • O Símbolo na testa de Mega Red é um computador, ironicamente, Kenta é o único membro da equipe que não gosta de computadores. Este símbolo lhe permite fazer upload de dados e capacidades do programa em sua mente, lhe fazendo um guerreiro adaptável.
Koichiro Endo/Mega Black (遠藤 耕一郎/メガブラック, Endō Kōichirō/Mega Burakku?)[4]
18 anos, Koichiro atua como líder da equipe. Além de ser um ótimo jogador de futebol, ele é membro do comitê de classe e se preocupa com seu trabalho escolar. Ele equilibra seus deveres como um Megaranger e um estudante. Ele tem um irmão mais novo, Kojiro, que também joga futebol.
  • O Símbolo na testa de Mega Black é um satélite, que lhe permite rastrear as fontes de comunicação e transmissões.
  • Ataques Especiais: Satellite Search, Satellite Scan, Miracle Shoot.
Shun Namiki/Mega Blue (並樹 瞬/メガブルー, Namiki Shun/Mega Burū?)[5]
18 anos, Shun é um solitário, que aspira a se tornar um artista de computação gráfica e, inicialmente, se recusa a tornar-se um Megaranger. Depois de ver Kenta enfrentando um grupo de Kunekunes e tentando a todo custo proteger um projeto que ele havia criado e sonhado a vida inteira, Shun reconsidera e se torna um bom amigo de Kenta. Ele toca flauta, como sua falecida mãe, que era uma flautista de renome mundial. Shun é perito em criar estratégias de batalhas.
  • O Símbolo na testa de Mega Blue é uma televisão, que lhe permite criar imagens em CG e uma dimensão com armadilhas para atacar aos inimigos.
  • Ataques Especiais: Virtual Vision, Virtual Holograph.
Chisato Jogasaki/Mega Yellow (城ケ崎 千里/メガイエロー, Jōgasaki Chisato/Mega Ierō?)[6]
18 anos, Chisato sonha em se tornar uma fotógrafo profissional. Além de fotografar, ela também canta. Possuí uma atração por Koichiro.
  • O Símbolo na testa de Mega Yellow é uma câmera digital, que pode procurar pessoas e coisas, permitindo-lhe ver mesmo através das paredes. Este símbolo também lhe permite gravar e reproduzir qualquer coisa que ela vê.
  • Ataques Especiais: Digicam Search, Galaxy Search, Blade Arm.
Miku Imamura/Mega Pink (今村 みく/メガピンク, Imamura Miku/Mega Pinku?)[7]
18 anos, Miku come muito, mas é bem autoconsciente sobre seu peso. Ela não gosta de trabalhos escolares, tanto como Kenta, e, por isso, os dois são muito bons amigos. Possuí uma atração por Shun. Aparece em Gaoranger vs Super Sentai, em que ela dá uma palestra para Sae Taiga/Gao White, contando que muitas mulheres guerreiras das equipes Super Sentai tem uma habilidade compartilhada em mudar suas roupas em um piscar de olhos, algo que Sae nunca tinha feito antes.
  • O Símbolo na testa de Mega Pink é um telefone celular, que pode rastrear e analisar as ondas sonoras.
  • Ataques Especiais: Telephone Search.
Yusaku Hayakawa/Mega Silver (早川 裕作/メガシルバー, Hayakawa Yūsaku/Mega Shirubā?)[8]
25 anos, Yusaku é o chefe do Departamento de Desenvolvimento Especial da INET, é um dos cientistas que criaram os Mega suits, incluindo o Mega Silver que era o protótipo do Mega Suit. Ele foi colocado no comando do Mega Projeto Espacial, Yusaku parece ser um pouco excêntrico, secretamente toma os poderes do Mega Silver para uso próprio para ajudar os Megarangers, apesar da insistência do Dr. Kubota para ele voltar ao trabalho. Inicialmente, a transformação de Yusaku em Mega Silver tinha a duração de 2,5 minutos devido a uma falha no protótipo, mas ele foi capaz de repará-lo antes de Nezirezia descobrir a falha. Yusaku também pilota seu próprio mecha, Mega Winger.
  • O Símbolo na testa de Mega Silver é um microchip.

Membros da INET[editar | editar código-fonte]

Dr. Eikichi Kubota (久保 田 衛 吉博士, Kubota Eikichi-Hakase?)
Ele é quem está no comando do programa Megaranger, especificamente o jogo Megaranger. Durante um ataque surpresa na base NASADA pelo Nezirezia, ele é forçado a dar os Digitizers para cinco alunos transformando-os em Megarangers. Ele era amigo do Dr. Samejima, que tinha deixado essa dimensão para ir a Nezirezia, tornando-se o Dr. Hinelar. Dr. Kubota é fã de boxe e também toca trompete.
Shougo Kawasaki
Jovem que é o engenheiro chefe do departamento de manutenção da Mega Ship. Seu pai, o Professor Kawasaki, é uma autoridade mundial em programas de controle de robô (ajudou a criar o programa para Delta Mega) quer que Shougo deixe a INET, e que vá para faculdade, através do programa que ele desenvolveu para Delta Mega, em troca quer ter seu filho de volta à Terra. No entanto, após Mega Red salva Shougo de Guirail, ele é autorizado a permanecer na INET.
Tachibana
É um tripulante do Galaxy Mega.

Outros[editar | editar código-fonte]

Takeshi
Um dos garotos do arcade que fez amizade com Kenta. Ele foi usado por Guirail em um esquema para quebrar o espírito de luta do Mega Red, fazendo com que o menino recebe um soco desferido por Mega Red.

Arsenal[editar | editar código-fonte]

  • Digitizer (デジタイザー, Dejitaizā?): É o dispositivo de transformação usado no pulso. Discando o código de três dígitos, com várias funções que podem ser utilizadas.
    • 335: Transformação. (Transformam-se ao dizer Install! Megaranger! (インストール!メガレンジャー!, Insutōru! Megarenjā!?)).
    • 259: Convoca os Cyber ​​Sliders.
    • 761: Convoca o Digitank.
    • 108: Lança o Mega Shuttle.
    • 541: Inicia a formação do Galaxy Mega.
  • Mega Sniper (メガスナイパー, Mega Sunaipā?): Arma de tiro dos Megarangers, que pode ser dividido em duas pistolas laser menores, Mega Magnum (メガマグナム, Mega Magunamu?) e Mega Shot (メガショット, Mega Shotto?) para um ataque de tiro duplo. Esta arma também pode ser conectada com as Mega Armas individuais dos Megarangers aumentando o poder da Mega Sniper.
  • Drill Saber (ドリルセイバー, Doriru Seibā?): Mega arma individual de Mega Red, usada por ele para executar os ataques Saber Slash (セイバースラッシュ, Seibā Surasshu?) e Screw Drill Saber (スクリュードリルセイバー, Sukuryū Doriru Seibā?). Combinado ao Mega Sniper, torna-se o Drill Sniper (ドリルスナイパー, Doriru Sunaipā?). O Drill Saber é quebrado por Yugande mas logo é reparado com uma nova capacidade, tornando-se o Drill Sniper Custom (ドリルスナイパーカスタム, Doriru Sunaipā Kasutamu?), uma versão mais poderosa do Drill Sniper. Na maioria das vezes, esta arma é usada juntamente com o Multi Attack Rifle. E pode ser convertido no Super Drill Sniper Custom pressionando "03" no Battle Riser.
  • Mega Rod (メガロッド, Mega Roddo?): Mega arma individual de Mega Black, com ela pode executar o ataque Rod Break (ロッドブレいき, Roddo Bureiki?). Combinado ao Mega Sniper torna-se o Rod Sniper (ロッドスナイパー, Roddo Sunaipā?).
  • Mega Tomahawk (メガトマホーク, Mega Tomahōku?): Mega arma individual de Mega Blue, com ela pode executar o ataque Tomahawk Hurricane (トマホークハリケーン, Tomahōku Harikēn?). Combinado ao Mega Sniper torna-se o Tomahawk Sniper (トマホークスナイパー, Tomahōku Sunaipā?).
  • Mega Sling (メガスリング, Mega Suringu?): Mega arma individual de Mega Yellow que pode ser combinado ao Mega Sniper tornando-se o Sling Sniper (スリングスナイパー, Suringu Sunaipā?).
  • Mega Capture (メガキャプチャー, Mega Kyapuchā?): Mega arma individual de Mega Pink que pode ser combinado ao Mega Sniper tornando-se o Capture Sniper ( キャプチャースナイパー, Kyapuchā Sunaipā?).
  • Cyber Sliders (サイバースライダー, Saibā Suraidā?): São veículos que se parecem com pranchas que os Megarangers usam para se locomover.
    • Cyber Slider 1 (サイバースライダー1, Saibā Suraidā 1?): Cyber Slider de Mega Red.
    • Cyber Slider 2 (サイバースライダー2, Saibā Suraidā 2?): Cyber Slider de Mega Black.
    • Cyber Slider 3 (サイバースライダー3, Saibā Suraidā 3?): Cyber Slider de Mega Blue.
    • Cyber Slider 4 (サイバースライダー4, Saibā Suraidā 4?): Cyber Slider de Mega Yellow.
    • Cyber Slider 5 (サイバースライダー5, Saibā Suraidā 5?): Cyber Slider de Mega Pink.
  • Digitank (デジタンク, Dejitanku?): Resistente veículo blindado usada pelos Megarangers para transporte, criado como uma ferramenta de resgate. Pode ser usado para entrar em áreas perigosas ou de se enterrar no subsolo, tem um scanner chamado MultiView Searcher para fazer a varredura através de paredes e um spray contra incêndios. O seu armamento consiste no Digihand (デジハンド, Dejihando?) uma longa garra e um pequeno canhão localizado no topo chamado Digital Particle Cannon (メガバーティカルキャノン, Dejital Bātikuru Kyanon?). O Digitank foi destruído quando Dr. Kubota tentou combater Shibolena e Yugande nos episódios finais da série.
  • Multi Attack Rifle (マルチアタックライフル, Maruchi Atakku Raifuru?): Combinação do Mega Rod, Mega Tomahawk, Mega Sling, e Mega Capture, é usado por Mega Black. Na maioria das vezes esta arma é usada juntamente com o Drill Sniper Custom.
  • Battle Riser (バトルライザー, Batoru Raizā?): Dispositivo especial usado no pulso dado a Kenta pelo Dr. Kubota. Que permite um poder maior em ataques, socos e tiros. Ele também é usado para convocar e controlar o Delta Mega, e ativar a formação do Super Galaxy Mega. Contém o raio "Vulcan", que pode ser ativado ao pressionar "02", mesmo quando um Megaranger não está transformado. Nas batalhas finais contra os Nejirangers, Mega Silver recebe seu próprio Battle Riser para controlar o Delta Mega, e ajudar no combate junto com o Mega Winger. Nos episódios finais Mega Black e Mega Yellow recebem seus Battle Riser. No episódio 29 e Gaoranger VS Super Sentai, Mega Pink usa o Battle Riser. É incerto se Mega Blue recebeu um Battle Riser embora o Dr. Kubota usa uma vez o Battle Riser para comandar o Delta Mega no episódio 50, durante a defesa da base lunar.
    • 01: Permite os golpes Riser Punch (ライザーパンチ, Raizā Panchi?), Riser Chop (ライザーチョップ, Raizā Choppu?), a formação do Super Galaxy Mega e o ataque Super Galaxy Knuckle.
    • 02: Permite o raio Vulcan.
    • 03: Originalmente esta capacidade não existia, até ser carregada pela primeira vez no episódio 33. Ativa o poder de fogo do Mega Sniper em 1,5 vezes (principalmente no Super Drill Sniper Custom para ser usado como ataque final).
  • Keitaizer (ケイタイザー, Keitaizā?): É o dispositivo de transformação de Yusaku/Mega Silver. Aparentemente tem os mesmos recursos do Digitizer (mas com veículos próprios para o Mega Silver) e também é usado como um verdadeiro telefone celular.
    • 2580 - MEGA: Transformação. (Transforma-se ao dizer Keitaizer, install! (「ケイタイザー、インストール !」, Keitaizā, insutōru!?)).
    • 259: Convoca o Auto Slider.
  • Silver Blazer (シルバーブレイザー, Shirubā Bureizā?): A arma de Mega Silver que tem os módulos pistola e espada. com ela pode executar o ataque Blazer Impact (ブレイザーインパクト, Bureizā Inpakuto?) são disparados diversos tiros no módulo pistola, seguido por um golpe cortante no módulo espada. Também é possível o Mega Silver realizar o Blazer Impact apenas com a espada.
  • Auto Slider (オートスライダー, Ōto Suraidā?): Mega Silver tem o seu próprio Cyber Slider que é capaz de se transformar em uma motocicleta e pode disparar o Slider Beam (スライダービーム, Suraidā Bīmu?).
  • Megatector (メガテクター, Mega Tekutā?): Uma armadura que os Megarangers recebem em Megaranger VS Carranger. O seu golpe final é o, Rainbow Impulse, que os transforma em bolas de luz para destruir seus inimigos. A armadura é exclusiva do especial e nunca foi usada na série.

Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Denji Sentai Megaranger VS Carranger (電磁戦隊メガレンジャーVSカーレンジャー, Denji Sentai Megarenjā tai Kārenjā?)
  • Seijuu Sentai Gingaman VS Megaranger (星獣戦隊ギンガマンVSメガレンジャー, Seijū Sentai Gingaman tai Megarenjā?)

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Megaranger é a primeira série Super Sentai com um integrante prateado na equipe.
  • Yugande foi o único trabalho em tokusatsu do falecido dublador Hirotaka Suzuoki, o qual deu sua voz a vários personagens de animes como Shiryu de Dragão em Cavaleiros do Zodíaco, Tenshinhan em Dragon Ball, Wolfgang Krauser em Fatal Fury 2: O desafio de Krauser e Hajime Saitou em Rurouni Kenshin.
  • A atriz que interpretou Shibolena, Asami Jo, é conhecida no Japão por fazer filmes eróticos.
  • Takumi Hashimoto atuou na série como Jiro Iwamoto, ele participou de Jiraiya como Manabu Yamaji, e de Zyuranger como Boi/Tiger Ranger.
  • Shigeru Kanai que interpretou Yusaku Hayakawa/Mega Silver, participou também da série Metal Hero B-Fighter como Daisaku Katagiri, o G-Stag.
  • No último episódio, o Dr. Hinelar se transforma em um monstro, que aparece nos episódios dos Power Rangers na Galáxia Perdida (temporada que, curiosamente, foi baseada no Super Sentai que sucedeu Megaranger, Gingaman), como o vilão Furio.
  • Hayato Oshiba que interpretou Kenta Date/Mega Red, participou da série Hurricaneger como o Detetive Susuke, a primeira identidade de Shurikenger, no episódio 23. Nessa mesma série Masaya Matsukaze que interpretou Shun Namiki/Mega Blue, participa do episódio 26 como o Artista de TV, que é na verdade a terceira identidade de Shurikenger, Masaya Matsukaze também participou de Shinkenger como o pai de Kaoru Shiba, a Shinken Red Female.
  • Mami Higashiyama, que interpretava Miku Imamura/Mega Pink, retornou em Gaoranger VS Super Sentai, interagindo com Sae Taiga/Gao White, e interpretou um personagem em Boukenger, Kei, mãe de Eiji Takaoka, conhecido como Bouken Silver. Eri Tanaka, que interpretava Chisato Jogasaki/Mega Yellow também apareceu nessa série como a mãe de Lilina, melhor conhecida como Natsuki Mamiya, a Bouken Yellow.
  • No episódio 39 da série Gokaiger, Hayato Oshiba voltou a interpretar Kenta Date, para entregar o poder supremo dos Megarangers ao esquadrão pirata.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Kenta Date/Mega Red: Hayato Oshiba (creditado como Kunihiko Oshiba)
  • Koichiro Endo/Mega Black: Atsushi Ebara
  • Shun Namiki/Mega Blue: Masaya Matsuzake
  • Chisato Jogasaki/Mega Yellow: Eri Tanaka
  • Miko Imamura/Mega Pink: Mami Higashiyama
  • Yusaku Hayakawa/Mega Silver: Shigeru Kanai
  • Dr. Eikichi Kubota: Satoru Saito
  • Erina: Emi Shigemitsu
  • Jiro Iwamoto: Takumi Hashimoto
  • Gen Oiwa: Yoshihiro Nozoe
  • Javious: Ryuzaburo Otomo (Voz)
  • Shizuka Samejima/Shibolena, Hizumina: Asami Jo
  • Professor Samejima/Dr. Hinelar: Tetsuo Morishita
  • Bibidebi: Tomokazu Seki (Voz)
  • Yugande: Hirotaka Suzuoki (Voz)
  • Guirail: Jinnai Tatsuyuki (Voz)
  • Nezi Red/Nezi Phantom: Toshiro Tantsu (Voz)
  • Nezi Black/Nezi Vulgar: Kunihiko Yasui (Voz)
  • Nezi Blue/Nezi Bizzare: Yoshiharu Yamada (Voz)
  • Nezi Yellow/Nezi Sophia: Masako Katsuki (Voz)
  • Nezi Pink/Nezi Jealous: Erina Yamazaki (Voz)

Dublês[editar | editar código-fonte]

  • Mega Red, Galaxy Mega, Super Galaxy Mega, Mega Voyager: Kazutoshi Yokoyama
  • Mega Black: Jiro Okamoto
  • Mega Blue, Delta Mega: Seiji Takaiwa
  • Mega Yellow: Yuuichi Hachisuka
  • Mega Pink: Naoko Kamio
  • Mega Silver: Hideaki Kusaka
  • Nezi Red, Guirail, Mad Guirail: Naoki Ofuji
  • Nezi Black: Teruo Yamaguchi
  • Nezi Blue: Hirofumi Ishigaki
  • Nezi Yellow: Shoji Hachisuka
  • Nezi Pink: Makiko Togashi

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

  • "Denji Sentai Megaranger" (電磁戦隊メガレンジャー, Denji Sentai Megarenjā?)
  • Letra: Saburo Yatsude
  • Composição & Arranjo: Keiichi Oku
  • Artista: Naoto Fuga
  • Episódios: 1-43, 45-50
  • "Megaranger "The Cyberdelix"
  • Letra: T.CRANE
  • Composição & Arranjo: Keiichi Oku
  • Artista: Mega Mickey
  • Episódios: 44

Encerramento

  • "Kinosei ka na" (気のせいかな?)
  • Letra: Saburo Yatsude
  • Composição & Arranjo: Taka-Tora
  • Artista: Naoto Fuga
  • Episódios: 1-20, 31-50
  • "Bomb Dancing Megaranger" (Bomb Dancing メガレンジャー, Bon Danshingu Megarenjā?)
  • Letra: Shoko Fujibayashi
  • Composição & Arranjo: Toshihiko Sahashi
  • Artista: Hiroko Asakawa
  • Episódios: 21-30

Referências

Precedido por
Carranger
Super Sentai
1997 - 1998
Sucedido por
Gingaman