Denji Sentai Megaranger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Denji Sentai Megaranger
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Elenco Hayato Oshiba
Atsushi Ebara
Masaya Matsuzake
Eri Tanaka
Mami Higashiyama
Shigeru Kanai
Tema de abertura "Denji Sentai Megaranger" por Naoto Fuuga
"Megaranger "The Cyberdelix" por Mega Mickey
Tema de
encerramento
"Kinosei Ka Na" por Naoto Fuuga
"Bomb Dancing Megaranger" por Hiroko Asakawa
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 14 de fevereiro de 199715 de fevereiro de 1998
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

Denji Sentai Megaranger (電磁戦隊メガレンジャー, Denji Sentai Megarenjā?, traduzido como Esquadrão Eletromagnético Megaranger)[1] é a 21ª série da franquia Super Sentai[2] , sucedendo Carranger e antecedendo Gingaman. Foi produzida pela Toei Company, e exibida pela TV Asahi no horário das 7h30 entre 14 de fevereiro de 1997 e 15 de fevereiro de 1998, totalizando ao todo 51 episódios mais os especiais Denji Sentai Megaranger VS Carranger e Seijuu Sentai Gingaman VS Megaranger. Foi utilizada na 6ª temporada de Power Rangers, que ficou conhecida como Power Rangers no Espaço. É considerada por muitos fãs como um dos melhores Super Sentais dos anos 1990 ao lado de Jetman e Dairanger.

História[editar | editar código-fonte]

Um dia, um grupo de estudantes colegiais da Escola Moroboshi foi selecionado para visitar a base INET (International Network of Excel-Science Technologic, em português Rede Internacional de Ciência Tecnológica), que se localizava na órbita da Terra. Kenta é o foco principal das atenções porque ele conseguiu finalizar o jogo de video game dos Megarangers (na verdade tratava-se de um programa de recrutamento desenvolvido pela INET). Enquanto isso, os temíveis Nezirezia saem de uma dimensão paralela aonde viviam para iniciar um maciço ataque à Terra. E o primeiro alvo de tal invasão foi a INET. Em face da extrema situação de perigo, Dr. Kubota se vê forçado a dar os Digitizers para Kenta e outros quatro estudantes. Juntos eles tornam-se os Megarangers, um grupo de elite na defesa de nosso planeta. No episódio 24 surge o Mega Silver, um dos criadores dos Mega Suits (trajes).

Megaranger[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação Arma Símbolo
Hayato Oshiba Kenta Date Mega Red Drill Saber Computador
Atsushi Ebara Koichiro Endo Mega Black Mega Rod Satélite
Masaya Matsuzake Shun Namiki Mega Blue Mega Tomahawk Televisão
Eri Tanaka Chisato Jogasaki Mega Yellow Mega Sling Câmera Digital
Mami Higashiyama Miku Imamura Mega Pink Mega Capture Celular
Shigeru Kanai Yusaku Hayakawa Mega Silver Silver Blazer Microchip

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cinco estudantes do ensino médio são escolhidos pela INET para se tornarem os Megarangers, e com um Megaranger adicional que é um agente da INET. Sua base de operações é o Clube de Pesquisa Digital "Digiken" da Escola Moroboshi.

Kenta Date/Mega Red (伊達 健太/メガレッド, Date Kenta/Mega Reddo?)[3]
18 anos, Kenta é preguiçoso e idiota, mas também é simpático, brincalhão, e tem um bom coração. Ele se torna um candidato ideal para se tornar um Megaranger depois de bater um oponente hábil em um jogo de Megaranger da INET, que era, na verdade, uma ferramenta utilizada para recrutar Megarangers.
  • O Símbolo na testa de Mega Red é um computador, ironicamente, Kenta é o único membro da equipe que não gosta de computadores. Este símbolo lhe permite fazer upload de dados e capacidades do programa em sua mente, lhe fazendo um guerreiro adaptável.
Koichiro Endo/Mega Black (遠藤 耕一郎/メガブラック, Endō Kōichirō/Mega Burakku?)[4]
18 anos, Koichiro atua como líder da equipe. Além de ser um ótimo jogador de futebol, ele é membro do comitê de classe e se preocupa com seu trabalho escolar. Ele equilibra seus deveres como um Megaranger e um estudante. Ele tem um irmão mais novo, Kojiro, que também joga futebol.
  • O Símbolo na testa de Mega Black é um satélite, que lhe permite rastrear as fontes de comunicações e transmissões.
  • Ataques Especiais: Satellite Search, Satellite Scan, Miracle Shoot.
Shun Namiki/Mega Blue (並樹 瞬/メガブルー, Namiki Shun/Mega Burū?)[5]
18 anos, Shun é um solitário, que aspira se tornar um artista de computação gráfica e, inicialmente, se recusa a tornar-se um Megaranger. Depois de ver Kenta enfrentando um grupo de Kunekunes e tentando a todo custo proteger um projeto que ele havia criado e sonhado a vida inteira, Shun reconsidera, voltando a ser o Mega Blue, e durante a série Shun e Kenta se tornam bons amigos. Ele toca flauta, como sua falecida mãe, que era uma flautista de renome mundial. Shun é perito em criar estratégias de batalhas.
  • O Símbolo na testa de Mega Blue é uma televisão, que lhe permite criar imagens em CG e uma dimensão com armadilhas para atacar aos inimigos.
  • Ataques Especiais: Virtual Vision, Virtual Holograph.
Chisato Jogasaki/Mega Yellow (城ケ崎 千里/メガイエロー, Jōgasaki Chisato/Mega Ierō?)[6]
18 anos, Chisato sonha em se tornar um fotógrafo profissional. Além de fotografar, ela também canta. Possuí uma atração por Koichiro.
  • O Símbolo na testa de Mega Yellow é uma câmera digital, que pode procurar pessoas e coisas, permitindo-lhe ver mesmo através das paredes. Este símbolo também lhe permite gravar e reproduzir qualquer coisa que ela vê.
  • Ataques Especiais: Digicam Search, Galaxy Search, Blade Arm.
Miku Imamura/Mega Pink (今村 みく/メガピンク, Imamura Miku/Mega Pinku?)[7]
18 anos, Miku come muito, mas é bem autoconsciente sobre seu peso. Ela não gosta de trabalhos escolares, tanto como Kenta, e, por isso, os dois são muito bons amigos. Possuí uma atração por Shun. Aparece em Gaoranger VS Super Sentai, onde dá uma palestra para Sae Taiga/Gao White.
  • O Símbolo na testa de Mega Pink é um telefone celular, que pode rastrear e analisar as ondas sonoras.
  • Ataques Especiais: Telephone Search.
Yusaku Hayakawa/Mega Silver (早川 裕作/メガシルバー, Hayakawa Yūsaku/Mega Shirubā?)[8]
25 anos, Yusaku é o chefe do Departamento de Desenvolvimento Especial da INET, é um dos cientistas que criaram os Mega suits, incluindo o Mega Silver que era o protótipo do Mega Suit. Ele foi colocado no comando do Mega Projeto Espacial, Yusaku parece ser um pouco excêntrico, secretamente toma os poderes do Mega Silver para uso próprio para ajudar os Megarangers, apesar da insistência do Dr. Kubota para ele voltar ao trabalho. Inicialmente, a transformação de Yusaku em Mega Silver tinha a duração de 2,5 minutos devido a uma falha no protótipo, mas ele foi capaz de repará-lo antes de Nezirezia descobrir a falha. Yusaku também pilota seu próprio mecha, Mega Winger.
  • O Símbolo na testa de Mega Silver é um microchip.

Membros da INET[editar | editar código-fonte]

Dr. Eikichi Kubota (久保 田 衛 吉博士, Kubota Eikichi-Hakase?)
Ele é quem está no comando do programa Megaranger, especificamente o jogo Megaranger. Durante um ataque surpresa na base NASADA por Nezirezia, ele é forçado a dar os Digitizers para cinco alunos transformando-os em Megarangers. Ele era amigo do Dr. Samejima, que tinha deixado essa dimensão para ir a Nezirezia, tornando-se o Dr. Hinelar. Dr. Kubota é fã de boxe e também toca trompete.
Shougo Kawasaki
Jovem que é o engenheiro chefe do departamento de manutenção do Mega Ship. Seu pai, o Professor Kawasaki, é uma autoridade mundial em programas de controle de robô (ajudou a criar o programa para Delta Mega) e quer que Shougo deixe a INET, e que vá para faculdade, através do programa que ele desenvolveu para Delta Mega, em troca quer ter seu filho de volta à Terra. No entanto, após Mega Red salvar Shougo de Guirail, ele é autorizado a permanecer na INET.
Tachibana
É um tripulante do Galaxy Mega.

Escola Moroboshi[editar | editar código-fonte]

A escola frequentada pelos cinco Megarangers até o final da série. Cada um dos colegas de classe e professores da equipe acabaram sendo envolvidos no plano de Nezirezia, eles ficaram furiosos quando souberam as identidades dos Megarangers. Só na batalha final contra o Dr. Hinelar que a escola percebeu o erro de sua posição e passou a apoiar os Megarangers.

Senhorita Nishiyama
A professora de biologia.
Sr. Oiwa
O preguiçoso professor de ciências da classe. Apesar de sua preguiça, ele consegue encontrar maneiras de motivar seus alunos - especialmente o bem disciplinado Koichiro. No episódio 12, enquanto os Megarangers batalham contra Mogura Nezire, o Sr. Oiwa se depara com um fragmento de meteorito e o mantém em seu poder, tornando-se alvo da Nezirezia. Quando ele e Mega Black são capturados por Mogura Nezire, ele conta que se você nunca desistir, você não irá perder. Como resultado, o Sr. Oiwa inspira Mega Black a se libertar e frustrar os planos do Nezirezia.
Shintaro
Um rapaz gordo e tímido que tem uma queda por Miku. Ele ameaçou revelar algumas fotos secretas de Miku para a escola a menos que ela aceitasse ter um encontro com ele. Miku concorda pois pensou que as fotos eram de sua transformação em Mega Pink. As fotos são de quando ela dormiu na sala de aula e na enfermeira. No episódio 45, Shintaro ficou sob o controle do Thorn Nezilar para cumprir as ordens do Dr. Hinelar até ser libertado pelos Megarangers. Mais tarde, depois das identidades secretas dos Megaranger serem expostas e Jiro ser ferido durante o ataque de Nezirezia, Shintaro culpa os Megarangers e vira as costas para eles. Mas durante a batalha final ele vem dar apoio aos amigos junto com os colegas. Arrependido caia no choro dizendo aos Megarangers que sente muito. Em seguida se forma com seus colegas de classe.
Jiro
É o melhor amigo e porta-voz de Shintaro, devido a personalidade tímida que Shintaro possuí. Ele consola Shintaro quando Miku o deixa para baixo ao recusar um segundo encontro.

Outros[editar | editar código-fonte]

Takeshi
Um dos garotos do arcade que fez amizade com Kenta. Ele foi usado por Guirail em um esquema para quebrar o espírito de luta do Mega Red, fazendo com que o menino recebe um soco desferido por Mega Red.

Armas e equipamentos[editar | editar código-fonte]

  • Digitizer (デジタイザー, Dejitaizā?): É o dispositivo de transformação usado no pulso. Discando o código de três dígitos, com várias funções que podem ser utilizadas.
    • 335: Transformação. (Transformam-se ao dizer Install! Megaranger! (インストール!メガレンジャー!, Insutōru! Megarenjā!?)).
    • 259: Convoca os Cyber ​​Sliders.
    • 761: Convoca o Digitank.
    • 108: Lança o Mega Shuttle.
    • 541: Inicia a formação do Galaxy Mega.
  • Mega Sniper (メガスナイパー, Mega Sunaipā?): Arma de tiro dos Megarangers, que pode ser dividido em duas pistolas laser menores, Mega Magnum (メガマグナム, Mega Magunamu?) e Mega Shot (メガショット, Mega Shotto?) para um ataque de tiro duplo. Esta arma também pode ser conectada com as Mega Armas individuais dos Megarangers aumentando o poder da Mega Sniper.
  • Drill Saber (ドリルセイバー, Doriru Seibā?): Mega arma individual de Mega Red, usada por ele para executar os ataques Saber Slash (セイバースラッシュ, Seibā Surasshu?) e Screw Drill Saber (スクリュードリルセイバー, Sukuryū Doriru Seibā?). Combinado ao Mega Sniper, torna-se o Drill Sniper (ドリルスナイパー, Doriru Sunaipā?). O Drill Saber é quebrado por Yugande mas logo é reparado com uma nova capacidade, tornando-se o Drill Sniper Custom (ドリルスナイパーカスタム, Doriru Sunaipā Kasutamu?), uma versão mais poderosa do Drill Sniper. Na maioria das vezes, esta arma é usada juntamente com o Multi Attack Rifle. E pode ser convertido no Super Drill Sniper Custom pressionando "03" no Battle Riser.
  • Mega Rod (メガロッド, Mega Roddo?): Mega arma individual de Mega Black, com ela pode executar o ataque Rod Break (ロッドブレいき, Roddo Bureiki?). Combinado ao Mega Sniper torna-se o Rod Sniper (ロッドスナイパー, Roddo Sunaipā?).
  • Mega Tomahawk (メガトマホーク, Mega Tomahōku?): Mega arma individual de Mega Blue, com ela pode executar o ataque Tomahawk Hurricane (トマホークハリケーン, Tomahōku Harikēn?). Combinado ao Mega Sniper torna-se o Tomahawk Sniper (トマホークスナイパー, Tomahōku Sunaipā?).
  • Mega Sling (メガスリング, Mega Suringu?): Mega arma individual de Mega Yellow que pode ser combinado ao Mega Sniper tornando-se o Sling Sniper (スリングスナイパー, Suringu Sunaipā?).
  • Mega Capture (メガキャプチャー, Mega Kyapuchā?): Mega arma individual de Mega Pink que pode ser combinado ao Mega Sniper tornando-se o Capture Sniper ( キャプチャースナイパー, Kyapuchā Sunaipā?).
  • Cyber Sliders (サイバースライダー, Saibā Suraidā?): São veículos que se parecem com pranchas que os Megarangers usam para se locomover.
    • Cyber Slider 1 (サイバースライダー1, Saibā Suraidā 1?): Cyber Slider de Mega Red.
    • Cyber Slider 2 (サイバースライダー2, Saibā Suraidā 2?): Cyber Slider de Mega Black.
    • Cyber Slider 3 (サイバースライダー3, Saibā Suraidā 3?): Cyber Slider de Mega Blue.
    • Cyber Slider 4 (サイバースライダー4, Saibā Suraidā 4?): Cyber Slider de Mega Yellow.
    • Cyber Slider 5 (サイバースライダー5, Saibā Suraidā 5?): Cyber Slider de Mega Pink.
  • Digitank (デジタンク, Dejitanku?): Resistente veículo blindado usada pelos Megarangers para transporte, criado como uma ferramenta de resgate. Pode ser usado para entrar em áreas perigosas ou de se enterrar no subsolo, tem um scanner chamado MultiView Searcher para fazer a varredura através de paredes e um spray contra incêndios. O seu armamento consiste no Digihand (デジハンド, Dejihando?) uma longa garra e um pequeno canhão localizado no topo chamado Digital Particle Cannon (メガバーティカルキャノン, Dejital Bātikuru Kyanon?). O Digitank foi destruído quando Dr. Kubota tentou combater Shibolena e Yugande nos episódios finais da série.
  • Multi Attack Rifle (マルチアタックライフル, Maruchi Atakku Raifuru?): Combinação do Mega Rod, Mega Tomahawk, Mega Sling, e Mega Capture, é usado por Mega Black. Na maioria das vezes esta arma é usada juntamente com o Drill Sniper Custom.
  • Battle Riser (バトルライザー, Batoru Raizā?): Dispositivo especial usado no pulso dado a Kenta pelo Dr. Kubota. Que permite um poder maior em ataques, socos e tiros. Ele também é usado para convocar e controlar o Delta Mega, e ativar a formação do Super Galaxy Mega. Contém o raio "Vulcan", que pode ser ativado ao pressionar "02", mesmo quando um Megaranger não está transformado. Nas batalhas finais contra os Nejirangers, Mega Silver recebe seu próprio Battle Riser para controlar o Delta Mega, e ajudar no combate junto com o Mega Winger. Nos episódios finais Mega Black e Mega Yellow recebem seus Battle Riser. No episódio 29 e Gaoranger VS Super Sentai, Mega Pink usa o Battle Riser. É incerto se Mega Blue recebeu um Battle Riser embora o Dr. Kubota usa uma vez o Battle Riser para comandar o Delta Mega no episódio 50, durante a defesa da base lunar.
    • 01: Permite os golpes Riser Punch (ライザーパンチ, Raizā Panchi?), Riser Chop (ライザーチョップ, Raizā Choppu?), a formação do Super Galaxy Mega e o ataque Super Galaxy Knuckle.
    • 02: Permite o raio Vulcan.
    • 03: Originalmente esta capacidade não existia, até ser carregada pela primeira vez no episódio 33. Ativa o poder de fogo do Mega Sniper em 1,5 vezes (principalmente no Super Drill Sniper Custom para ser usado como ataque final).
  • Keitaizer (ケイタイザー, Keitaizā?): É o dispositivo de transformação de Yusaku/Mega Silver. Aparentemente tem os mesmos recursos do Digitizer (mas com veículos próprios para o Mega Silver) e também é usado como um verdadeiro telefone celular.
    • 2580 - MEGA: Transformação. (Transforma-se ao dizer Keitaizer, install! (「ケイタイザー、インストール !」, Keitaizā, insutōru!?)).
    • 259: Convoca o Auto Slider.
  • Silver Blazer (シルバーブレイザー, Shirubā Bureizā?): A arma de Mega Silver que tem os módulos pistola e espada. com ela pode executar o ataque Blazer Impact (ブレイザーインパクト, Bureizā Inpakuto?) são disparados diversos tiros no módulo pistola, seguido por um golpe cortante no módulo espada. Também é possível o Mega Silver realizar o Blazer Impact apenas com a espada.
  • Auto Slider (オートスライダー, Ōto Suraidā?): Mega Silver tem o seu próprio Cyber Slider que é capaz de se transformar em uma motocicleta e pode disparar o Slider Beam (スライダービーム, Suraidā Bīmu?).
  • Megatector (メガテクター, Mega Tekutā?): Uma armadura que os Megarangers recebem em Megaranger VS Carranger. O seu golpe final é o, Rainbow Impulse, que os transforma em bolas de luz para destruir seus inimigos. A armadura é exclusiva do especial e nunca foi usada na série.

Mechas[editar | editar código-fonte]

  • Combinação Eletromagnética Galaxy Mega (電磁合体ギャラクシーメガ, Denji Gattai Gyarakushī Mega?): Combinação entre o Mega Ship e o Mega Shuttle. Os dois componentes se juntam quando o comando "Combinação Eletromagnética" é dado. As armas do Galaxy Mega são o Mega Saber (メガサーベル, Mega Sāberu?), uma espada que o Galaxy Mega pode executar uma grande variedade de ataques; Mega Side Cutter (メガサイドカッター, Mega Saido Kattā?) - um corte horizontal, Mega Flying Cutter (メガフライングカッター, Mega Furaingu Kattā?) - um corte ao saltar, Saber Chicote Eletromagnético (サーベル電磁ムチ, Sāberu Denji Muchi?) - um chicote de energia que é usado para enfraquecer o adversário, Mega Dash Cutter (メガダッシュカッター, Mega Dasshu Kattā?) - um corte horizontal correndo, Mega Cross Cutter (メガクロスカッター, Mega Kurosu Kattā?) - um ataque cortante diagonal duplo que forma um X, Galaxy Lance (ギャラクシーランス, Gyarakushī Ransu?) - um ataque de extensão com a espada que destrói o seu alvo a distância, Mega Flash Arrow (メガフラッシュアロー, Mega Furasshu Arō?) - a espada é lançada como uma flecha/lança para acertar o inimigo, Mega Straight Cutter (, Mega Straighto Katta?) e Saber Cobra Eletromagnética (サーベル電磁ヘビ, Sāberu Denji Hebi?) - usado contra Toad Nejire, onde Mega Pink se ​​aproveitou do medo natural que um sapo tem por cobras, transformando a ponta da espada em uma projeção de uma cobra; Mega Shield (メガシールド, Mega Shīrudo?), que pode proteger o Galaxy Mega e habilitá-lo para entrar com segurança a atmosfera da Terra; e Booster Rifle (ブースターライフル, Būsutā Raifuru?), uma pistola criada a partir do Shuttle Booster que originalmente é habilitado ao Mega Shuttle para levá-lo ao espaço. O Booster Rifle pode disparar rajadas de energia ou um gás de congelamento para congelar os adversários.
    • Mega Ship (メガシップ, Mega Shippu?): Estação espacial da INET. Forma o corpo, as pernas e os braços do Galaxy Mega, enquanto o ventre se torna o escudo. É armado com o Mega Particle Cannon. Há centenas de pessoas que trabalham no interior do Mega Ship.
    • Mega Shuttle (メガシャトル, Mega Shatoru?): Forma a cabeça do Galaxy Mega, e a cabine do piloto se torna o crânio. O Shuttle Booster forma o Booster Rifle. O Mega Shuttle pode ser encaixado na parte inferior do Mega Ship.
  • Delta Mega (デルタメガ, Deruta Mega?): Mecha adicional criado pelo Dr. Kubota que é ativado e controlado por Mega Red ou Mega Silver usando o Battle Riser. O programa foi desenvolvido pelo Professor Kawasaki. Na sala de controle central a um painel para iniciar o programa e outro para iniciar um programa de auto destruição. Apareceu pela primeira vez no episódio 20. Vem pelo comando "Delta Mega Install!". O seu armamento é composto por dois pequenos canhões conhecidos como Delta Laser (デルタレーザー, Deruta Rēzā?) e seus dedos são chamados de Gatling Blaster (ガトリングブラスター, Gatoringu Burasutā?). Depois que Galaxy Mega envia um circuito de ondas para Delta Mega seu Sistema Gattai é ativado, e os dois podem se combinar no Super Galaxy Mega. Quando o Battle Riser é colocado no controle do Galaxy Mega permite que Delta Mega se combine com ele para formar o Super Galaxy Mega. O Delta Mega é destruído no final da série por Burning Yugande, mas é reconstruído e reaparece em Gaoranger VS Super Sentai.
  • Super Combinação Eletromagnética Super Galaxy Mega (超電磁合体スーパーギャラクシーメガ, Chō Denji Gattai Sūpā Gyarakushī Mega?): Combinação do Galaxy Mega e Delta Mega. Apareceu pela primeira vez no episódio 21. Neste modo, o Gatling Blaster do Delta Mega estão posicionados sobre os ombros de Super Galaxy Mega e seu poder de fogo é três vezes mais forte. O ataque final do Super Galaxy Mega é chamado de Super Galaxy Knuckle (スーパーギャラクシーナックル, Sūpā Gyarakushī Nakkuru?) onde ele aciona seus punhos como foguetes para destruir o inimigo. Quando o Super Galaxy Knuckle provou ser inútil contra Mad Guirail um novo ataque foi usado, o Big Bang Attack (ビッグバンアタック, Biggu Ban Atakku?). Super Galaxy Mega gira em alta velocidade, voa, e, finalmente, vai para baixo como um cometa acertando Mad Guirail em cheio. No entanto Mad Guirail sobreviveu ao ataque.
  • Voyager Machines (ボイジャーマシン, Boijā Mashin?): Mecha criado em série pelo Desenvolvimento Especial da INET no Mega Projeto Espacial que Yusaku supervisiona. Quando Mad Guirail danificou o Super Galaxy Mega, os Megarangers obtém os Voyager Machines, que são lançados a partir da base lunar da INET. Os cinco Voyager Machines podem se combinar e formar a Combinação Galáctica Mega Voyager (銀河合体メガボイジャー, Ginga Gattai Mega Boijā?). Mega Voyager usa o topo do Rocket Voyager 3 como arma principal para o ataque final chamado Voyager Spartan (ボイジャースパルタン, Boijā Suparutan?). Quando Mega Winger cede seu Mega Wing, Mega Voyager se torna o Wing Mega Voyager (ウイグメガボイジャー, Uingu Mega Boijā?), e pode usar o Winger Spartan (ウインガースパルタン, Uingā Suparutan?) (o Voyager Spartan executado no ar). Uma versão mais poderosa, que foi usada para destruir os últimos Nezirangers, é o Mega Sparton (, Mega Suparutan?). Seus outros ataques são, Voyager Kick, Voyager Punch, e Voyager Pulsar. Além de usar o Rocket Voyager 3 como uma arma, Mega Voyager também usou o Mega Saber do Galaxy Mega. Ele continuou sendo o mecha principal dos Megarangers até que foi destruído na batalha final contra o Dr. Hinelar e Death Neziro no último episódio.
    • Rovoyager-1 (ロボイジャー1, Roboijā Wan?): Pilotado por Mega Red, Rovoyager-1 é um robô humanoide (com base no traje espacial de um astronauta), com duas baterias de mísseis grandes sobre seus ombros. Forma a cintura e as coxas do Mega Voyager.
    • Shuttle Voyager-2 (シャトルボウジャー2, Shatoru Boijā Tsū?): Pilotado por Mega Black, Shuttle Voyager-2 é uma nave espacial que pode disparar uma energia explosiva a partir de seu nariz. Forma a cabeça e escudo do Mega Voyager.
    • Rocket Voyager-3 (ロケットボイジャー3, Roketto Boijā Surī?): Pilotado por Mega Blue, Rocket Voyager-3 é um grande foguete espacial, que se torna a arma Voyager Spartan para Mega Voyager, e também se torna as pernas e a região abdominal do Mega Voyager. Kenta o usa muitas vezes como uma prancha de surf para Rovoyager-1.
    • Saucer Voyager-4 (ソーサーボイジャー4, Sōsā Boijā Fō?): Pilotado por Mega Yellow, Saucer Voyager-4 é uma nave futurista que pode disparar rajadas de energia a partir de suas asas. Forma o corpo e os braços do Mega Voyager, e seus propulsores se anexam na cabeça de Mega Voyager.
    • Tank Voyager-5 (タンクボイジャー5, Tanku Boijā Faibu?): Pilotado por Mega Pink, Tank Voyager-5 é um tanque coberto com dois grandes canhões no topo. Forma os pés do Mega Voyager.
  • Mega Winger (メガウインガー, Mega Uingā?): Mecha individual do Mega Silver, foi criado por Yusaku, para ser operado por ele como Mega Silver, e também faz parte do Mega Projeto Espacial. Pode mudar do Flyer Mode (フライヤーモード, Furaiyā Mōdo?) para o Fighter Mode (ファイターモード, Faitā Mōdo?) numa velocidade fenomenal ao comando Transformação Elétronica (電撃変形, Dengeki Henkei?). Pode ceder seu Mega Wing (メガウイング, Mega Uingu?) para o Mega Voyager, o transformando no Wing Mega Voyager. A principal arma do Mega Winger é o Winger Cannon (ウインガーキャノン, Uingā Kyanon?). A última batalha do Mega Winger acontece no episódio 50, onde ele é danificado por Burning Yugande ao defender a base lunar da INET. Mas Yusaku foi capaz de usar o Mega Winger mesmo danificado para libertar os Voyager Machines dos escombros da base lunar antes de finalmente entrar em colapso devido ao dano que sofreu anteriorment

Nezirezia[editar | editar código-fonte]

Os Nezirezia (邪電王国ネジレジア, Jaden Ōkoku Nejirejia?) são invasores de outra dimensão governada por uma entidade chamada Javious. Eles estão na estação Gran Neziros (グランネジロス, Guran Nejirosu?) fortaleza que se transforma no robô gigante Death Neziro (デスネジロ, Desu Nejiro?) no último episódio da série. Este robô pode regenerar membros decepados, e eletrocutar suas vítimas com cabos, foi finalmente destruído junto com o Mega Voyager no último episódio. Quando o Dr. Hinelar auto destruiu o Death Neziro de dentro, na tentativa de explodir os Megarangers, as pessoas de sua escola e o Mega Voyager. Os Megarangers quase se sacrificam ao levar Death Neziro com Mega Voyager para o céu para evitar danos à sua escola.

Javious I (邪電王ジャビウス1世, Jadenō Jabiusu Issei?)
É o governante de Nezirezia. Ele aparece apenas como um olho gigante na tela do Gran Neziros. Muito pouco se sabe sobre ele, é morto, quando os últimos Nezirangers, cujas forças estão ligados a sua vida, são destruídos pelos Megarangers. Após a sua morte, é revelado que Javious era o núcleo de Nezirezia, que desaparece após a sua morte. Apenas o coração de Javious permanece, e que Dr. Hinelar usa para alimentar Hinelar City, e que mais tarde é destruído junto com Hinelar City.
Dr. Hinelar (Dr.ヒネラー, Dokutā Hinerā?)
É o líder da invasão de Nezirezia. Ele era originalmente um cientista chamado Dr. Samejima (鮫島博士, Samejima-hakase?), que estava trabalhando para melhorar o corpo humano para sobreviver a qualquer ambiente no espaço, mas perdeu sua amada filha em um de seus experimentos, destruindo sua reputação. Mais tarde, ele trabalhou com Dr. Kubota em um projeto interdimensional, sendo o primeiro a descobrir a existência de Nezirezia. Um ano depois, Samejima decide entrar na dimensão Nezire e provar a sua existência, apesar do Dr. Kubota pedir para ele não ser imprudente e desistir dessa ideia, mesmo assim resolve ir para a dimensão Nezire e acaba por se tornar o braço direito de Javious. No decorrer da história o Dr. Kubota percebe que o Dr. Hinelar e Samejima são a mesma pessoa quando ele reconhece que os trajes dos Nezirangers são semelhantes aos que Samejima tinha desenvolvido. Posteriormente Dr. Hinelar mata Javious com sucesso através dos Nezirangers, para se tornar o novo comandante de Nezirezia. Após a destruição de Javious, a dimensão Nezire se fecha fazendo com que Dr. Hinelar construa a Hinelar City (ヒネラーシティ, Hinerā Shiti?) onde ele pretendia deixar toda a humanidade, como cartões de dados. Logo após a destruição de sua cidade, Dr. Hinelar começou seu ataque pessoal sobre os Megarangers depois de descobrir as suas identidades. Após as mortes de Yugande e Shibolena, Dr. Hinelar ganha uma segunda forma para combater os Megarangers. No entanto, o dispositivo que manteve o seu corpo sem sofrer deformação (um efeito colateral por estar em Nezirezia) é danificado e ele se retira para o Gran Neziros e o transforma em Death Neziro. Quando Death Neziro explode durante o sacrifício do Mega Voyager, Dr. Hinelar morre.
Shibolena (シボレナ, Shiborena?)
É um ginoide cibernético com a aparência da falecida filha do Dr. Hinelar, Shizuka. Se considera a obra-prima do Dr. Hinelar. É a segunda no comando do Gran Neziros. Armada com uma espada, é também bastante inteligente, muitas vezes iniciando planos de conquista. É gravemente ferida no episódio 50 por Mega Red, ao proteger Yugande. Volta para o Gran Neziros, para informar ao Dr. Hinelar a morte de Yugande. Seu corpo explode diante dos olhos do Dr. Hinelar após ela dizer adeus ao seu pai.
Bibidebi (ビビデビ, Bibidebi?)
É um monstrinho irritante que começa suas frases com "Bibi" e termina com eles "Debi". No episódio 3, Dr. Hinelar lhe modifica com a capacidade de fazer os Nezire Beasts crescer ao morde-los, injetando o Vírus de Crescimento (巨大化ウィルス, Kyodaika Wirusu?) sempre quando são destruídos ou derrotados. Parece ter morrido no Gran Neziros quando foi destruído. Mais tarde, é revelado que ele teletransportou Hizumina para fora do robô gigante antes da destruição.
Yugande (ユガンデ, Yugande?)
É o orgulhoso general robô criado pelo Dr. Hinelar, que Yugande admira e incondicionalmente obedece. Ele luta com uma espada que pode disparar poderosas rajadas de energia. Pode se duplicar para atacar, retirando a cabeça para lutar separadamente, também pode se tornar gigante por vontade própria. Yugande foi destruído pelo Galaxy Mega no episódio 8, mas logo depois foi revivido com uma forma mais forte e poderosa o Yugande Strong (ユガンデストロング, Yugande Sutorongu?), com uma nova energia fluindo através de seu corpo no episódio 13. Foi gravemente ferido quando Guirail o usou como um escudo para protegê-lo do Super Galaxy Knuckle de Super Galaxy Mega. Yugande teve que ser modificado com vários implantes mecânicos colocadas sobre ele, a fim de sobreviver, foi lhe dado uma nova espada chamada Dark Crisis (ダーククライシス, Dāku Kuraishisu?). Dark Crisis possuí três botões, e que cada um pode ativar um ataque diferente: Dark Blade, Dark Fire, Dark Lightning, e Dark Triple Crisis (os três ataques combinados). No final da série, Yugande usa um chip especial para assumir uma forma mais poderosa de cor vermelha chamada de Burning Yugande (バーニングユガンデ, Bāningu Yugande?). Com este novo poder, Yugande provou ser um difícil desafio para os Megarangers, ele destruiu o Delta Mega, danifica bastante o Galaxy Mega e o Mega Winger e quase destruiu os Voyager Machines quando danificou a base lunar da INET. No entanto, o Nezi Reactor dentro dele chegou a um ponto crítico e ele foi destruído por Mega Red.
Guirail (ギレール, Girēru?)
Ele foi designado por Javious no episódio 19 para ser o novo comandante no lugar do Dr. Hinelar para supervisionar a conquista da Terra. Guirail utiliza métodos completamente diferentes do Dr. Hinelar, como o uso de crianças como escudos humanos para evitar que os Megarangers lutem. Guirail pode se mover em alta velocidade, e dobrar o espaço em torno dele e se teletransportar rapidamente de um lugar para outro. Ele luta com um pequeno punhal que se alonga em uma espada de tamanho normal. Guirail também realizou experimentos estranhos sobre os Nezire Beasts, como a criação do clone de Moray Nezire. No episódio 30 Guirai se funde com Yugande se tornando Giga Guirail (ギガギレール, Giga Girēru?). Quando o Super Galaxy Mega usou seu ataque Super Galaxy Knuckle, Guirail cancela a fusão e usa Yugande como escudo para se proteger. O Dr. Hinelar com muita raiva engana Guirail lhe dando para tomar a pílula NeziGen Capsule, que lhe dá um tremendo poder, entretanto o Dr. Hinelar não se incomodou em lhe dizer que a pílula NeziGen Capsule iria roubar a sanidade e a mente de Guirail. E com isso Guirail se transforma no enfurecido Mad Guirail (マッドギレール, Maddo Girēru?), que era tão poderoso que o Super Galaxy Mega não foi páreo para ele, depois de ter sobrevivido ao seu novo golpe Big Bang Attack, e sobre potência máxima, apenas quebrou um pedaço do seu corpo que se formou em Gigire (ギギレ, Gigire?). Os Megarangers conseguiram escapar para a base lunar da INET no Delta Mega onde Yusaku lhes deu os Voyager Machines. No final, Gigire, e mais tarde Mad Guirail, foram os dois primeiros a serem destruídos pelo Mega Voyager no episódio 32.

O Jaden Sentai Neziranger (邪電戦隊ネジレンジャー, Jaden Sentai Nejirenjā?) Foi criado pelo Dr. Hinelar a partir do DNA de Javious, os Nezirangers foram feitos para combater os Megarangers. Javious não sabia que sua energia foi usada na criação do grupo. Em primeiro lugar, eles imitavam os Megarangers exceto pelas marcas pretas no peito. Infelizmente, os Nezirangers estavam impacientes e não queriam nada mais do que matar os Megarangers. Desta forma, foram usados ​​pelo Dr. Hinelar não só para matar as Megarangers em ataques suicidas, mas também para matar Javious lentamente drenando sua energia vital. Quando sofrem danos ou querer ampliar o seu poder, eles se transformam em suas verdadeiras formas monstruosas, com muito esforço os Megarangers conseguem destruí-los . No entanto, mesmo depois de mortos o desejo dos Nezirangers de acabar com os Megarangers não impediu suas almas de voltarem, e através de uma máquina de cartão de dados do Dr. Hinelar eles recuperam a forma física não apenas para retomar seu objetivo, de eliminar os Megarangers mas também para tentar matar o Dr. Hinelar por explorá-los. Mas o Megarangers conseguem digitalizar os Nezirangers, os preservando em cartões de dados em Hinelar City. O Dr. Hinelar encontrou os cartões logo após a cidade ser destruída, e os enviou para onde ninguém jamais possa encontrar. Os Nezirangers apareceram entre os episódios 38-43 e no episódio 48.

  • Nezi Red (ネジレッド, Neji Reddo?)
É o líder dos Nezirangers, sua arma é o Nezi Saber (ネジセイバー, Neji Seibā?). Sua verdadeira forma é o monstro de fogo Nezi Phantom (ネジファントム, Neji Fantomu?). Quando Nezi Red descobriu que os Nezirangers eram apenas meros peões nos planos do Dr. Hinelar, teve o seu juízo livre removido pelo Dr. Hinelar. É destruído por Super Galaxy Mega, Mega Voyager e Mega Winger, junto com Nezi Black e Nezi Yellow no episódio 43, e mais tarde transformado em um cartão de dados.
  • Nezi Black (ネジブラック, Neji Burakku?)
É o membro mais feroz dos Nezirangers, sua arma é o Nezi Rod (ネジロッド, Neji Roddo?). Sua verdadeira forma é o monstro de pedra Nezi Vulgar (ネジヴァルガー, Neji Varugā?). É destruído por Super Galaxy Mega, Mega Voyager e Mega Winger, junto com Nezi Red e Nezi Yellow no episódio 43, e mais tarde transformado em um cartão de dados.
  • Nezi Blue (ネジブルー, Neji Burū?)
É o membro mais sádico dos Nezirangers, sua arma é o Nezi Tomahawk (ネジトマホーク, Neji Tomahōku?). Sua verdadeira forma é o monstro de cristal Nezi Bizzare (ネジビザール, Neji Bizāru?). É destruído por Winger Mega Voyager no episódio 41, e mais tarde transformado em um cartão de dados.
  • Nezi Yellow (ネジイエロー, Neji Ierō?)
É o membro com mais astúcia dos Nezirangers, e rival de Nezi Pink, sua arma é o Nezi Sling (ネジスリング, Neji Suringu?). Sua verdadeira forma é o monstro vespa Nezi Sophia (ネジソフィア, Neji Sofia?). É destruída por Super Galaxy Mega, Mega Voyager e Mega Winger, junto com Nezi Red e Nezi Black no episódio 43, e mais tarde transformada em um cartão de dados.
  • Nezi Pink (ネジピンク, Neji Pinku?)
É o membro mais brutal dos Nezirangers, sua arma é o Nezi Arrow (ネジアロー, Neji Arō?). Sua verdadeira forma é a besta planta Nezi Jealous (ネジジェラス, Neji Jerasu?). É destruída por Mega Voyager no episódio 40, e mais tarde transformada em um cartão de dados.
Hizumina (ヒズミナ, Hizumina?)
A última das criações do Dr. Hinelar, e irmã mais nova de Shibolena, aparece em Gingaman VS Megaranger. É uma réplica exata de Shibolena, exceto por usar uma roupa de cor roxa. Secretamente desejava reviver o Dr. Hinelar, mas foi traída por Gregory quando ela fez a sua parte revivendo os piratas espaciais Balban. Hizumina foi destruída por Mega Red.
Soldados Kunekune (兵士クネクネ, Heishi Kunekune?)
Os soldados Nezire de suporte com rostos retorcidos, usam com arma lâminas torcidas. Eles também são capazes de assumir a forma humana.
  • Boss Kunekune (ボスクネクネ, Bosu Kunekune?)
A versão de cabeça preta dos Kunekunes, capaz de disparar energia de suas mãos, aparece no episódio 14. O Boss Kunekune conduz seu exército Nezire como parte de um plano para substituir secretamente cada pessoa na Terra por Kunekunes. Quando os Megarangers descobrem o plano, os Kunekunes tentam matar Mega Red e Mega Pink por estarem em grande número, antes do Boss Kunekune chegar para acabar com eles. No entanto, depois de ser derrotado pelo Drill Sniper Custom de Mega Red, Boss Kunekune chama seu exército para se agrupar em torno dele formando o King Kunekune (キングクネクネ, Kingu Kunekune?), com o Boss Kunkune na área do coração. Por ser composto de muitos Kunekunes, King Kunekune pode fechar feridas em segundos. Quando o Boss Kunekune foi destruído pelo Galaxy Mega com o Booster Rifle, King Kunekune é desmontado na explosão.

Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Denji Sentai Megaranger VS Carranger (電磁戦隊メガレンジャーVSカーレンジャー, Denji Sentai Megarenjā tai Kārenjā?)
  • Seijuu Sentai Gingaman VS Megaranger (星獣戦隊ギンガマンVSメガレンジャー, Seijū Sentai Gingaman tai Megarenjā?)

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Megaranger é a primeira série Super Sentai com um integrante prateado na equipe.
  • Yugande foi o único trabalho em tokusatsu do falecido dublador Hirotaka Suzuoki, o qual deu sua voz a vários personagens de animes como Shiryu de Dragão em Cavaleiros do Zodíaco, Tenshinhan em Dragon Ball, Wolfgang Krauser em Fatal Fury 2: O desafio de Krauser e Hajime Saitou em Rurouni Kenshin.
  • A atriz que interpretou Shibolena, Asami Jo, é conhecida no Japão por fazer filmes eróticos.
  • Takumi Hashimoto atuou na série como Jiro Iwamoto, ele participou de Jiraiya como Manabu Yamaji, e de Zyuranger como Boi/Tiger Ranger.
  • Shigeru Kanai que interpretou Yusaku Hayakawa/Mega Silver, participou também da série Metal Hero B-Fighter como Daisaku Katagiri, o G-Stag.
  • No último episódio, o Dr. Hinelar se transforma em um monstro, que aparece nos episódios dos Power Rangers na Galáxia Perdida (temporada que, curiosamente, foi baseada no Super Sentai que sucedeu Megaranger, Gingaman), como o vilão Furio.
  • Hayato Oshiba que interpretou Kenta Date/Mega Red, participou da série Hurricaneger como o Detetive Susuke, a primeira identidade de Shurikenger, no episódio 23. Nessa mesma série Masaya Matsukaze que interpretou Shun Namiki/Mega Blue, participa do episódio 26 como o Artista de TV, que é na verdade a terceira identidade de Shurikenger, Masaya Matsukaze também participou de Shinkenger como o pai de Kaoru Shiba, a Shinken Red Female.
  • Mami Higashiyama, que interpretou Miku Imamura/Mega Pink, retorna em Gaoranger VS Super Sentai, e interpreta um personagem em Boukenger, Kei, mãe de Eiji Takaoka, conhecido como Bouken Silver. Eri Tanaka, que interpretou Chisato Jogasaki/Mega Yellow também apareceu nessa série como a mãe de Lilina, melhor conhecida como Natsuki Mamiya, a Bouken Yellow.
  • No episódio 39 de Gokaiger, Hayato Oshiba volta a interpretar Kenta Date, para entregar o poder supremo dos Megarangers ao esquadrão pirata.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Kenta Date/Mega Red: Hayato Oshiba (creditado como Kunihiko Oshiba)
  • Koichiro Endo/Mega Black: Atsushi Ebara
  • Shun Namiki/Mega Blue: Masaya Matsuzake
  • Chisato Jogasaki/Mega Yellow: Eri Tanaka
  • Miko Imamura/Mega Pink: Mami Higashiyama
  • Yusaku Hayakawa/Mega Silver: Shigeru Kanai
  • Dr. Eikichi Kubota: Satoru Saito
  • Erina: Emi Shigemitsu
  • Jiro Iwamoto: Takumi Hashimoto
  • Gen Oiwa: Yoshihiro Nozoe
  • Javious: Ryuzaburo Otomo (Voz)
  • Shizuka Samejima/Shibolena, Hizumina: Asami Jo
  • Dr. Samejima/Dr. Hinelar: Tetsuo Morishita
  • Bibidebi: Tomokazu Seki (Voz)
  • Yugande: Hirotaka Suzuoki (Voz)
  • Guirail: Jinnai Tatsuyuki (Voz)
  • Nezi Red/Nezi Phantom: Toshiro Tantsu (Voz)
  • Nezi Black/Nezi Vulgar: Kunihiko Yasui (Voz)
  • Nezi Blue/Nezi Bizzare: Yoshiharu Yamada (Voz)
  • Nezi Yellow/Nezi Sophia: Masako Katsuki (Voz)
  • Nezi Pink/Nezi Jealous: Erina Yamazaki (Voz)

Dublês[editar | editar código-fonte]

  • Mega Red, Galaxy Mega, Super Galaxy Mega, Mega Voyager: Kazutoshi Yokoyama
  • Mega Black: Jiro Okamoto
  • Mega Blue, Delta Mega: Seiji Takaiwa
  • Mega Yellow: Yuuichi Hachisuka
  • Mega Pink: Naoko Kamio
  • Mega Silver: Hideaki Kusaka
  • Nezi Red, Guirail, Mad Guirail: Naoki Ofuji
  • Nezi Black: Teruo Yamaguchi
  • Nezi Blue: Hirofumi Ishigaki
  • Nezi Yellow: Shoji Hachisuka
  • Nezi Pink: Makiko Togashi

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

  • "Denji Sentai Megaranger" (電磁戦隊メガレンジャー, Denji Sentai Megarenjā?)
  • Letra: Saburo Yatsude
  • Composição & Arranjo: Keiichi Oku
  • Artista: Naoto Fuuga
  • Episódios: 1-43, 45-50
  • "Megaranger "The Cyberdelix"
  • Letra: T.CRANE
  • Composição & Arranjo: Keiichi Oku
  • Artista: Mega Mickey
  • Episódios: 44

Encerramento

  • "Kinosei ka na" (気のせいかな?)
  • Letra: Saburo Yatsude
  • Composição & Arranjo: Taka-Tora
  • Artista: Naoto Fuuga
  • Episódios: 1-20, 31-50
  • "Bomb Dancing Megaranger" (Bomb Dancing メガレンジャー, Bon Danshingu Megarenjā?)
  • Letra: Shoko Fujibayashi
  • Composição & Arranjo: Toshihiko Sahashi
  • Artista: Hiroko Asakawa
  • Episódios: 21-30

Referências

Precedido por
Carranger
Super Sentai
1997 - 1998
Sucedido por
Gingaman