Dennis and Gnasher (1996)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dennis and Gnasher
Pestinha & Feroz (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia
Animação
Duração 25 minutos
Baseado em Personagens
dos quadrinhos The Beano
País de origem  Reino Unido
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 26
Produção
Diretor(es) Tony Collingwood
Produtor(es) Christopher O'Hare
Roteirista(s) Tony Collingwood
Chris Trengove
Jimmy Hibbert
David Freedman
Alan Gilbey
Vozes de Richard Pearce
Kerry Shale
Empresa(s) produtora(s) Collingwood & Co.
Beano Productions
Hong Ying Animation
BBC Television
Flextech (primeira temporada)
PolyGram
Exibição
Emissora original Reino Unido BBC
Reino Unido The Children's Channel
Estados Unidos Fox Kids
Brasil SBT
Distribuição HIT Entertainment
Universal Home Entertainment
Transmissão original 2 de abril de 19967 de maio de 1998

Dennis and Gnasher (Brasil: Pestinha & Feroz ) foi uma série de desenho animado britânico, exibido pela BBC em 2 de abril de 1996 e 7 de maio de 1998. A série foi baseada em personagens da revista britânica The Beano. No Brasil, o desenho fez sua estreia em 1998 pelo programa Festolândia do SBT. Logo depois, foi exibido, entre 1999 e 2002, dentro do Bom Dia e Cia (apresentado na época por Jackeline Petkovic) e também já foi apresentado por um determinado tempo no Sábado Animado. Sua volta na emissora ocorreu em 3 de setembro de 2018, novamente no Bom Dia e Cia (já apresentado por Silvia Abravanel), porém teve uma retransmissão curta, ficando no ar por apenas 3 meses. Depois disso, o desenho nunca mais foi visto na televisão brasileira.

A história se passa em uma pacata cidade de Reino Unido. Pacata pelo menos até aparecer Dennis, um menino de 10 anos de idade cuja marca registrada é estar sempre vestido com uma camisa listrada vermelha e preta que apronta de tudo ao lado de seu cachorro Feroz e seus dois amigos Bolacha e Curly. Seu arqui-rival é Walter, um menino que é o oposto de Dennis e que estão sempre tentando ver quem é o melhor em tudo. Outro inimigo é o Sargento Chinelo, que tenta impedir sem sucesso as armações de Dennis e a sua turma.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Dennis - um menino que como o nome da série diz, é considerado um pestinha por todos. Embora seja bagunceiro e anarquista, tem um bom coração e ajuda todos quando precisam e algumas vezes consegue até capturar bandidos. Não se assemelha muito a seus pais, que, ao contrário dele são calmos e não gostam de bagunça, mas apesar disso ambos têm um bom relacionamento. Em alguns episódios é revelado que ele tem uma avó, e que possui o mesmo gênio bagunceiro do neto.
  • Feroz - um cachorro que tem o rosto pelado e o resto do corpo bem peludo e totalmente preto. Gosta de morder o carteiro e come de tudo. É um cão muito inteligente e que entende tudo o que as pessoas dizem como se fosse gente. Apesar do nome, não é agressivo (a não ser com o carteiro e com pessoas perigosas) e é muito obediente ao dono. É o único da sua espécie a viver na cidade, pois o resto de sua espécie vive em uma ilha e são selvagens.
  • Pai do Dennis - jamais teve seu verdadeiro nome revelado, sendo sempre chamado por todos da cidade por Pai do Dennis (mesmo porque a cidade inteira conhece o Dennis e nem todos o conhecem). Ao contrário de seu filho, é um homem calmo e tranquilo e que desaprova o comportamento do filho, mesmo assim possui muita estima por ele.
  • Mãe do Dennis - assim como seu marido, sua identidade jamais é revelada. Embora também não aprove as atitudes do filho, ela é uma boa mãe, calma e paciente. Ao contrário do Pai do Dennis, muito raramente se irrita com o filho.
  • Bolacha - é um dos melhores amigos de Dennis. É desengonçado e pouco inteligente. Seu verdadeiro nome é Kevin, mas ninguém o chama assim. Está sempre comendo tortas.
  • Curly - é o outro melhor amigo de Dennis. É mais inteligente e esperto do que o Cara de Bolacha, mas menos do que Dênis.
  • Walter - é o arqui-rival de Dennis. É nerd, medroso e perfeccionista. Sua família é aparentemente rica e ele tenta sempre superar Dennis em tudo. Namora com Matilda e é visto quase todas as vezes com ela. Adora sanduíches de pepino e possui uma cadela chamada Frufru.
  • Matilda - é uma menina que também rivaliza com Dennis. Na verdade ele nunca apronta diretamente com ela, mas sim com o Walter, e como Matilda está sempre com ele, acaba se tornando vítima também. Dennis não vai muito com a cara dela, mas o motivo pelo qual ele a detesta é o fato dela namorar com o Walter.
  • Coronel - vizinho de Dennis. Um veterano oficial do exército que está sempre vestido com sua roupa de oficial. Aparenta já estar aposentado, mas ainda se sente na ativa a ponto de ter pintado sua casa com as cores do exército. Muitas vezes rivaliza com Dennis pelo fato de ser amante da ordem e disciplina e não gostar das brincadeiras deste e considerá-lo um menino indisciplinado. Para ele, crianças são adultos em tamanho menor. Mesmo assim é um bom homem e chegou até a acolher a família de Dennis quando eles foram expulsos de casa porque o governo pensava ter um poço de petróleo debaixo da casa deles.
  • Sargento Chinelo - um policial atrapalhado que tenta de tudo para impedir que Dennis não apronte mas sempre se dá mal. Sua inimizade com ele não é por motivos pessoais, mas sim pelo seu trabalho que o obriga a zelar pela lei e pela ordem, o que sempre o faz perseguir o Dennis, que não gosta muito de leis. Já chegou a ser demitido, mas o readmitiram após ter conseguido pela primeira (e última) vez deter o Dennis.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. Pavor à Barbearia (Hair Today, Gone Tomorrow)
  2. O Dia em que Levaram o Feroz (The Day They Took Gnasher Away)
  3. Clubinho de Banho Noturno (Bathnight Club)
  4. Dennis ao Mar (Dennis Ahoy!)
  5. A Vingança do Robô (Revenge of the Robot)
  6. Procurado! (Wanted!)
  7. Dennis e o Pé de Feijão (Dennis and the Beanstalk)
  8. Objetos Engraçados Não Identificados (Unidentified Funny Object)
  9. Agente Especial Dennis (Special Agent Dennis)
  10. Dennis e os Adultos (Dennis and the Grown-Ups)
  11. O Diário Secreto (The Secret Diary)
  12. Guerra Contra o Gorila (Gorilla Warfare)
  13. Uma Semana Sem Televisão (The Day TV was Banned)
  14. O Concurso (The Competition)
  15. Férias de Verão (Summer Holiday)
  16. Rápido no Volante (Menace Power)
  17. Dennisauros Rex (Dennisaurus Rex)
  18. A Babá (Adventures in Dennis Sitting)
  19. Casa Mal Assombrada (Haunted House)
  20. Poço de Petróleo (Oil Strike!)
  21. Mauled
  22. O Julgamento (The Trial)
  23. Jornada ao Centro da Cama (Journey to the Centre of the Bed)
  24. Skull & Crossbones
  25. Presos na Neve (Snowbound)
  26. Pestinha Monstruoso (Monster Menace)
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.