Depósito Geral de Material do Exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Depósito Geral de Material do Exército
País Portugal Portugal
Corporação Exército Português
Subordinação Comando da Logística
Missão Logística
Criação 2002
Lema Glória por Trabalhos Alcançada
Sede
Sede Benavente

O Depósito Geral de Material do Exército (DGME) é um órgão de base do Comando da Logística do Exército Português, que tem como missão assegurar o reabastecimento e o armazenamento da maioria do material do Exército. O DGME está sedeado na Estrada do Infantado, junto ao Campo de Tiro de Alcochete, num local que, embora pertença ao concelho de Benavente, se situa mais próximo da vila de Alcochete. Além das infraestruturas principais em Benavente/Alcochete, o DGME também dispõe de paóis em Tancos e em Santa Margarida.

História[editar | editar código-fonte]

O Depósito Geral de Material do Exército foi criado a 1 de janeiro de 2003, na sequência do Despacho n.º 23755/2002, de 25 de outubro de 2002 do ministro da Defesa Nacional, concentrando as funções dos então extintos depósitos gerais de Material de Guerra (DGMG), de Material de Intendência (DGMI), de Material de Transmissões (DGMT), de Material Sanitário (DGMS) e de Material de Engenharia (DGME).

Ao ser criado, o DGME passou a ocupar as novas infraestruturas que haviam sido construídas para o DGMG quando as anteriores instalações deste em Beirolas - junto a Moscavide - foram demolidas para a construção da Expo 98.

Missão[editar | editar código-fonte]

O Depósito Geral de Material do Exército tem como missão assegurar o reabastecimento ao Exércitos das seguintes classes de abastecimentos:

No âmbito da sua missão, o DGME tem as capacidades de recepcionar, armazenar e fornecer os abastecimentos daquelas classes, de assegurar o inventário dos abastecimentos existentes em depósito e de manter atualizadas as listas de entrada e saída dos abastecimentos. O DGME também pode colaborar em outras missões de interesse público, conforme lhe for determinado.

Organização[editar | editar código-fonte]

O Depósito Geral de Material do Exército é comandado por um coronel do serviço de material, diretamente dependente do Quartel-Mestre-General do Exército. Na dependência do comandante existem:

  • Estado-Maior
  • Companhia de Comando e Serviços
  • Centro de Reabastecimento

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Despacho n.º 23755/2002, de 25 de outubro de 2002, do ministro de Estado e da Defesa Nacional
  • Despacho n.º 210/CEME/02, de 3 de Dezembro de 2002, do Chefe do Estado-Maior do Exército

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]