Derek Shepherd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Derek Shepherd
Outro(s) nome(s) McDreamy, Chefe Shepherd
Origem  Estados Unidos
Sexo Masculino
Actividade(s) Médico Neurocirurgião
Afiliações Seattle Grace Mercy West Hospital
Família Meredith Grey (esposa), Zola Shepherd (filha),Derek Bailey Shepherd (filho) Carolyn Maloney Shepherd (mãe), Nancy Shepherd (irmã), Kathleen Shepherd (irmã), Amelia Shepherd (irmã), Liz Shepherd (irmã), Addison Montgomery (ex-esposa)
Criado por Shonda Rhimes
Seriado(s) Grey's Anatomy
Temporada(s) 10
Primeira aparição A Hard Day's Night
Época(s) 27 de Março de 2005
Episódio(s) 1x01
Interpretado por Patrick Dempsey
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Derek Christopher Shepherd, também conhecido com "McDreamy", é um personagem da série de televisão Grey's Anatomy. Ele é representado pelo ator Patrick Dempsey, que foi indicado em 2006 e 2007 ao Globo de Ouro à categoria de melhor ator em série dramática e indicado em 2006 ao Prémio Screen Actors Guild para melhor actor numa série dramática da Screen Actors Guild Awards. Ele foi casado com Addison Montgomery (Kate Walsh) e agora está casado com sua namorada Meredith Grey (Ellen Pompeo). Derek era anteriormente o Chefe de Cirurgia no Seattle Grace Hospital, mas renunciou abruptamente após ser ferido em um tiroteio dentro do Hospital na sétima temporada.

Derek chega ao Seattle Grace Hospital, como o novo chefe de Neurocirurgia vindo de New York. Ele se graduou na Bowdoin College e frequentou o Colégio de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia. Derek era um estudante do Chefe Webber e foi convidado para trabalhar no Seattle Grace com uma "oferta que não poderia recusar" – lhe foi oferecido o cargo de Chefe de Cirurgia, mesmo este cargo tendo sido prometido para Preston Burke. Pouco depois de chegar, ele conhece Meredith Grey (Ellen Pompeo), descobrindo depois que ela é uma nova interna cirúrgica do hospital onde ele recentemente começou a trabalhar.

Embora inicialmente rejeite seus avanços, Meredith finalmente concorda começar a sair com Derek. Sua personalidade e boa aparência o fazem ganhar o apelido de "McDreamy" entre Meredith e seus amigos. Seu relacionamento com a médica chega a uma parada repentina, porém, quando a esposa de Derek, Addison Montgomery (Kate Walsh), chega a Seattle, deixa claro que ela quer dar uma nova tentativa ao seu casamento. Embora ele lute contra a decisão, Derek volta seu casamento com Addison. Suas tentativas de reparar o seu casamento tornam-se tensas quando Derek confessa que tinha se apaixonado por Meredith, e ele fica com ciúmes quando ela começa a namorar novamente. Enquanto Meredith tem um novo namorado, Finn Dandridge (Chris O'Donnell), ela e Derek acabaram traindo seus parceiros em um baile no hospital e Derek acaba confessando seu amor a Meredith no dia seguinte.

Derek inicialmente se sente culpado por magoar Addison, mas fica irritado quando ela busca consolo com seu ex-melhor amigo Mark Sloan (Eric Dane), com quem ela tinha o traído. Addison vai embora de Seattle para trabalhar em uma clinica privada em Los Angeles. Derek e Mark continua com uma relação de amizade tensa por vários meses após Mark começar a trabalhar no Seattle Grace, mas os dois acabam esquecendo os acontecimentos passados e voltam a ser amigos.

Meredith começa a sair tanto com Derek quanto com Finn durante um tempo, mas acaba escolhendo ficar com Derek. Após um acidente de barco, Derek salva Meredith de afogar-se. Meredith começa a tornar-se deprimida após o evento, o que acaba causando problemas no relacionamento entre os dois tornando-se óbvio que ele quer um relacionamento mais sério do que ela pode oferecer no momento. Derek finalmente se divorcia de Addison, porque ele ainda é apaixonado por Meredith e Addison revela a Derek o relacionamento que ela teve com Mark após o seu divórcio. Durante esses acontecimentos ele conhece uma misteriosa mulher que, sem que Derek saiba, é meia-irmã de Meredith, Lexie Grey (Chyler Leigh), que é uma nova interna no Seattle Grace.

Derek começa a pressionar Meredith para que eles tenham um relacionamento mais sério o que faz com que eles acabem novamente. Meredith decide que quer sair somente com Derek, mas ela descobre através de George que Derek andou beijando e dando uns “amassos” com Rose (Lauren Stamile), uma enfermeira do Hospital. Derek começa a namorar Rose e Meredith inicia seu estudo clínico de neurocirurgia em pacientes com gliomas malignos, inscrevendo-se para especializar-se em neurocirurgia tendo Derek como tutor. Meredith e Derek sentem-se desencorajados a continuar seu estudo clinico após repetidas falhas, mas o ultimo paciente que eles tratam sobrevive, o que os leva a reacender o relacionamento entre eles e faz com que comecem a morar juntos na casa de Meredith, enquanto a "casa dos sonhos" está sendo construída. Meredith conhece pela primeira vez a mãe de Derek, Carolyn, tendo a aprovação dela. Antes de ir embora ela dá a Derek o seu anel de casamento para ele dar a Meredith quando ele for pedir ela em casamento o que deixa Derek surpreso, pois sua mãe nunca pensou que Addison foi a "única" para ele.

Derek entra em uma grave depressão e se recusa a ir trabalhar, após perder uma paciente grávida e ser processado por negligência médica. Sua depressão piora depois de uma reunião com seus advogados mostrou que ele perdeu mais pacientes do que salvou durante sua carreira e ele toma a decisão de parar de fazer cirurgias. Mais tarde Meredith conta para ele que ela sabe sobre o anel e eles acabam brigando. Após Izzie Stevens (Katherine Heigl) ser diagnosticada com melanoma metastático estágio quatro, Grey convence Shepherd para opera-la usando o argumento de que ele é “uma das cerca de 20 pessoas no mundo que pode salvá-la”. Ele acaba concordando em realizar o procedimento e depois pede Meredith em casamento dentro do elevador do Hospital. Izzie começa a planejar o casamento perfeito para a amiga, mas quando, no dia do casamento, Derek descobre que Stevens tem um segundo tumor cerebral, o casal permitiu que ela e Alex Karev (Justin Chambers) casem no lugar deles. Mais tarde, eles percebem que não têm tempo para se casar no City Hall, e então acabam se casando através de um post-it onde eles escreveram seus votos de casamento.

Derek recebe a proposta para ser o novo chefe de cirurgia após o conselho do hospital tentar retirar o Dr. Webber do cargo. Derek, por ser amigo de Richard, tenta fazer com que eles o mantenham de alguma forma. Durante a fusão do Seattle Grace Hospital com o Mercy West Hospital Derek não concorda a forma com que Richard está cuidando da situação e a amizade dos dois começa a ficar complicada. A situação fica muito complicada e após ele não obedecer a uma ordem Webber e realizar uma cirurgia arriscada por mais de 26 horas, Richard o demite. Apesar disso Derek continua a trabalhar no Seattle Grace Mercy West Hospital. No entanto, a amizade deles volta novamente a entrar em conflitos após Shepherd descobrir que Richard voltou a ter problemas com alcoolismo e a beber constantemente fazendo com que ele tome a decisão de ajudar o conselho a retirar Webber do cargo de Chefe de Cirurgia. Apesar disso Shepherd ainda tem uma grande amizade por Webber e dá duas escolhas para o mesmo: ir para a reabilitação ou se aposentar. Após a saída de Richard ele se torna Chefe interino de Cirurgia enquanto Webber frequenta as reuniões dos Alcoólicos Anônimos para poder se recuperar. Uma das suas primeiras ações como chefe é recontratar a Dra. April Kepner (Sarah Drew) e Dra. Megan Mostow, dizendo que elas merecem uma segunda chance.

Ele também dá Richard um emprego como médico Atendente enquanto espera a decisão do conselho de devolver o cargo de Chefe de Cirurgia a Richard. Mais tarde, Derek é gravemente baleado por Gary Clark (Michael O'Neill), o marido de uma ex-paciente a qual ele declara com morte cerebral, e é salvo por Cristina Yang (Sandra Oh), que realizara a cirurgia para salvar ele sob a mira do Sr. Clark. Ao voltar a trabalhar após o tiroteio no Hospital Derek se demite do cargo de Chefe de Cirurgia e descobre que Meredith estava grávida e que perdeu o bebê durante o tiroteio e eles tomam a decisão de continuar tentando a ter um filho. Sua irmã, Amelia (Caterina Scorsone), faz uma visita a Derek e eles acabam fazendo as pazes depois de conversarem sobre a morte do pai.

Derek faz amizade com Cristina desde o tiroteio no hospital que faz com que ela sofra de stress pós-traumático e a incapacite de realizar procedimentos cirúrgicos. Ele a ajuda involuntariamente a voltar ao trabalho, conversando com ela durante sua festa de inauguração de sua nova casa e a levando para pescar. Shepherd, preocupado com a possibilidade de que Meredith pode desenvolver doença de Alzheimer, inicia um ensaio clínico com a esperança de curar a doença. Meredith opta por trabalhar com ele no ensaio, mas quando o a mulher de Richard Webber, Adele, recebe uma chance de participar do estudo, Meredith faz com que ela não receba o placebo, mudando os remédios do estudo. Derek e Meredith finalmente se casam de verdade e decidem adotar uma menina do Malauí, chamada Zola. Quando a verdade sobre a adulteração que Grey fez vem a tona, Shepherd briga com ela e diz que não pode criar um filho com alguém que não sabe a diferença entre o certo e o errado. Pouco tempo depois, a assistente social tira Zola da custódia provisória do casal após descobrir que Meredith foi demitida e que seu casamento está em crise.

O Chefe Webber decide assumir a culpa por Meredith para que ela possa manter seu emprego. Após o ocorrido, Derek não se sente a vontade para trabalhar com Meredith em suas cirurgias e ela decide sair da especialidade de neurocirurgia e trabalhar em outra especialidade médica para solucionar o problema com ele. Zola passa por uma cirurgia de obstrução intestinal e isso faz com que Derek e Meredith se reconciliem. Graças à Alex Karev, que tentou convencer o juiz encarregado caso de Zola de que Derek e Meredith são os pais certos, eles estão finalmente após um dia inteiro de cirurgias descobrem que eles são oficialmente os pais da criança. Com a proximidade do fim da residência de Meredith, ela e Derek estão divididos entre permanecer no Seattle Grace Hospital ou partir para Boston, onde Derek iria trabalhar em Harvard, enquanto Meredith seria atendente no Hospital da Mulher de Brigham.

No final da 8ª temporada Derek, Meredith, Lexie, Cristina, Mark e Arizona Robbins (Jessica Capshaw) sofrem um acidente de avião. Embora ele sobreviva, acaba tendo sequelas em sua mão esquerda. A temporada termina com os médicos sobreviventes presos nos bosques, de luto pela morte de Lexie e lutando desesperadamente para se manterem vivos. Após o resgate, Derek descobre que há uma chance de que ele só possa recuperar parte da função sua mão e ele acaba aceitando o emprego de professor para os internos do Seattle Grace Hospital, agradecido por estar vivo. Callie Torres (Sara Ramirez) lhe diz que uma cirurgia arriscada poderá devolver toda a função da sua mão ou reduzi-la mais ainda, Derek decide que Torres realize a cirurgia e após a mesma sua mão aparentemente se recupera bem e Torres o libera para voltar ao trabalho, mas é apenas semanas depois que Derek sente que está pronto para operar. Durante sua primeira cirurgia desde o acidente, sua mão fica dormente e ele fica incapaz de termina-la.

Com uma ação judicial iminente, os advogados querem ganhar mais dinheiro de indenização em função do acidente de avião e encorajaram Callie que admitir que Derek nunca fosse operar novamente. Sob pressão, ela declarou que Derek nunca mais irá operar novamente, fazendo com que isso satisfaça os advogados, mas acaba devastando as esperanças de Derek. Depois de ver o desenvolvimento de Arizona finalmente voltar a andar, Callie percebe que não é justo perder a esperança em Derek. Ela acaba ficando enfurecida com os advogados e retira sua declaração anterior, dizendo a Derek que há mais opções, o que acabou renovando as esperanças do mesmo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.