Desafio das Américas de Ciclismo de 2013

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desafio das Américas de Ciclismo de 2013
Data 11 a 13 de outubro de 2013
Número de Etapas 3
Distância 190 kms
Tempo Vencedor 18h 57' 07" (38.206 km/h)
Classificação
Primeiro Brasil Pedro Nicácio
        Segundo Brasil João Marcelo Gaspar
        Terceiro Brasil William Chiarello

Montanha Brasil João Marcelo Gaspar
Sub-23 Brasil João Marcelo Gaspar
        Equipes Brasil Funvic Brasilinvest - SJC
2014

O Desafio das Américas de Ciclismo de 2013 foi a 1ª edição do Desafio das Américas de Ciclismo, competição ciclística profissional por etapas realizada no estado de São Paulo, em torno das cidades de São Carlos e Águas de Lindóia, disputado de 11 a 13 de outubro de 2013. A competição teve 3 etapas, percorrendo uma distância total de 190 kms, e foi válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo como um evento de classe 2.

Pedro Nicácio (Funvic Brasilinvest-São José dos Campos) venceu a classificação geral, 17 segundos à frente de João Marcelo Gaspar (Ironage), com William Chiarello (São Lucas Saúde - Giant - Americana) em terceiro. O evento foi aberto por uma curta etapa de montanha, de 14 quilômetros, vencida por João Marcelo Gaspar. A camisa amarela passou para as mãos de Nicácio após a segunda etapa, um contra-relógio individual de 32 quilômetros vencido pelo ciclista da Funvic. Na última etapa, Nicácio garantiu a vitória geral enquanto Maurício Knapp ficou com a vitória da etapa.

Não houve competição por pontos de metas volantes, como geralmente acontece nas corridas por etapas. João Marcelo Gaspar triunfou na classificação de montanha e na classificação sub-23. A competição por equipes foi vencida pela Funvic Brasilinvest-São José dos Campos, tendo liderado a competição em todas as etapas.

Classificação e Bonificações[editar | editar código-fonte]

A Classificação Geral Individual é a principal da competição. É atribuída calculando-se o tempo total gasto por cada corredor, isto é, adicionando-se os tempos de cada etapa. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral da prova. Durante a corrida, o líder da classificação geral usa uma camisa amarela. No Desafio das Américas de Ciclismo de 2013, os 3 primeiros colocados de cada etapa recebem bônus de 10, 6 e 4 segundos.

Ao líder da Classificação de Montanha, é atribuída a camiseta branca com bolas vermelhas. No topo das subidas categorizadas do evento, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo; quem tiver mais pontos é o líder de montanha. No Desafio das Américas de Ciclismo de 2013, as subidas foram classificadas em duas categorias. Os primeiros 3 ciclistas a atingir o ápice de cada subida recebem pontos para a classificação de montanha de acordo com a categoria:

  • Categoria 1 (1ª etapa): 10, 8, 5 pts
  • Categoria 2 (3ª etapa): 8, 6, 4 pts

A camisa branca é atribuída ao líder da Classificação Sub-23, que funciona do mesmo modo da classificação geral, mas somente é competida pelos ciclistas abaixo dos 23 anos de idade.

Por fim, a Classificação de Equipes soma os tempos dos 3 primeiros ciclistas de cada equipe em cada etapa. Como na classificação geral, a equipe com menor tempo é a vencedora.

Etapas[editar | editar código-fonte]

Etapa Data Trajeto Distância Tipo Vencedor
1 11 Outubro Lindóia – Águas de Lindóia 14 km Montanha Brasil João Marcelo Gaspar
2 12 Outubro Distrito de Água Vermelha 32 km Contrarrelógio CR individual Brasil Pedro Nicácio
3 13 Outubro São Carlos (Parque Damha) 144 km Acidentado Brasil Maurício Knapp

Equipes[editar | editar código-fonte]

A competição reuniu 16 equipes, sendo 13 nacionais e 3 estrangeiras, totalizando 92 atletas de 5 países. A seleção das equipes convidadas foi baseada no ranking nacional, do qual as 10 melhores equipes foram convidadas, e no ranking da Federação Paulista de Ciclismo, do qual 4 equipes foram convidadas, além das 3 equipes estrangeiras. Cada equipe podia inscrever até 6 ciclistas.[1]

Resultados[editar | editar código-fonte]

Etapa 1: Lindóia - Águas de Lindóia[editar | editar código-fonte]

Altimetria da 1ª etapa

A primeira etapa do Desafio das Américas de Ciclismo de 2013 foi realizada em 11 de outubro, percorrendo 13,8 quilômetros entre Lindóia e Águas de Lindóia, uma curta etapa de montanha com chegada no alto. A chegada da etapa também era válida como um prêmio de montanha de categoria 1, distribuindo 10 pontos para essa classificação ao vencedor.

O começo da etapa foi bastante disputado, com diversas tentativas de fuga, mas nenhuma com muito sucesso. Conforme os ciclistas começaram a enfrentar a subida, o pelotão foi ficando cada vez mais fragmentado. Nos quilômetros finais, João Marcelo Gaspar (Ironage) e William Chiarello (São Lucas Saúde - Americana) conseguiram se desgarrar dos demais ciclistas e disputaram a vitória da etapa no sprint, no qual Gaspar foi o mais rápido, levando a vitória da etapa e se tornando o primeiro líder da prova. Ele também assumiu a liderança da classificação de montanha e da classificação sub-23, ao passo que a Funvic Brasilinvest-São José dos Campos se tornou a primeira líder da prova na classificação por equipes.[2]

Resultado Etapa 1
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage 34' 42"
2 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana + 1"
3 Brasil Otávio Bulgarelli Funvic - São José dos Campos + 32"
4 Brasil Halysson Ferreira Velo - Seme Rio Claro + 40"
5 Brasil Cristian Egídio Clube DataRo de Ciclismo + 42"
Classificação Geral após Etapa 1
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage 34' 32"
2 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana + 5"
3 Brasil Otávio Bulgarelli Funvic - São José dos Campos + 38"
4 Brasil Halysson Ferreira Velo - Seme Rio Claro + 50"
5 Brasil Cristian Egídio Clube DataRo de Ciclismo + 52"

Etapa 2: Distrito de Água Vermelha (CRI)[editar | editar código-fonte]

Altimetria da 2ª etapa

Realizada dia 12 de outubro, a segunda etapa do Desafio das Américas de Ciclismo foi um contra-relógio individual de 32 quilômetros no distrito de Água Vermelha. A etapa foi realizada na Estrada Água Vermelha - Santa Eudóxia; partinda de Água Vermelha, os ciclistas percorreram 16 quilômetros no sentido Santa Eudóxia e depois retornavam para a chegada em Água Vermelha.

Pedro Nicácio (Funvic Brasilinvest-São José dos Campos), tricampeão brasileiro de contra-relógio em 2005, 2006 e 2007, foi o mais rápido, e venceu a etapa com o tempo de 40' 28", em uma velocidade média de 47,446 km/h. O camisa amarela João Marcelo Gaspar completou a prova em 19º, 2 minutos e 34 segundos mais lento que Nicácio. Com isso, como o déficit de Nicácio era de 2' 08" para Gaspar antes da etapa, o ciclista da Funvic assumiu a liderança da prova. Gaspar ainda foi ultrapassado pelo 2º colocado da primeira etapa, William Chiarello (São Lucas Saúde - Americana), que, com isso, alcançou a 2ª colocação geral e a liderança na classificação sub-23. O ex-líder da prova caiu para a 3ª colocação geral, 26 segundos atrás de Pedro Nicácio. Não houve mudanças na liderança da classificação de montanha e da classificação por equipes.[3]

Resultado Etapa 2
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil Pedro Nicácio Funvic - São José dos Campos 40' 28"
2 Brasil Gregory Panizo Funvic - São José dos Campos + 25"
3 Brasil Gideoni Monteiro São Francisco Saúde - Ribeirão Preto + 34"
4 Estados Unidos Steven Perezluha Seleção dos Estados Unidos + 51"
5 Argentina Jorge Giacinti San Luis Somos Todos + 52"
Classificação Geral após Etapa 2
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil Pedro Nicácio Funvic - São José dos Campos 1h 17' 08"
2 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana + 18"
3 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage + 26"
4 Brasil Gideoni Monteiro São Francisco Saúde - Ribeirão Preto + 30"
5 Brasil Cristian Egídio Clube DataRo de Ciclismo + 39"

Etapa 3: São Carlos (Parque Eco-Esportivo Damha)[editar | editar código-fonte]

Altimetria da 3ª etapa

A etapa final do Desafio das Américas de Ciclismo foi realizada em 13 de outubro, em São Carlos, num circuito no Parque Eco-Esportivo Damha em torno do qual o pelotão percorreu 17 voltas, totalizando 144,5 quilômetros. O circuito foi o mesmo que havia sido utilizado no campeonato brasileiro de ciclismo de estrada de 2013. O percurso era considerado difícil, com uma subida de 1 km na metade da volta e fortes ventos durante boa parte do circuito, e apresentava dois prêmios de montanha de categoria 2, na 5ª e na 10ª volta.

Na disputa pelas metas de montanha, o colombiano Alvaro Sandoval foi o 1º e 2º nas duas metas de montanha do dia, coletando 14 pontos, o que seria suficiente para ultrapassar o líder de montanha João Marcelo Gaspar, que tinha 10 pontos no início da etapa; entretanto, Gaspar foi o 2º na primeira meta de montanha, conquistando mais 6 pontos para a classificação e garantindo a vitória nessa competição, com 16 pontos.

Ao mesmo tempo que a dureza do circuito tornava o pelotão mais seleto a cada volta, a equipe Funvic Brasilinvest-São José dos Campos, do camisa amarela Pedro Nicácio, controlou a prova durante a maior parte da etapa, não permitindo o sucesso de nenhuma fuga que pudesse ameaçar a liderança de Nicácio. Com isso, o pelotão - composto por cerca de 20 ciclistas na última volta - pedalava compacto em direção à chegada. No último quilômetro, Maurício Knapp atacou e abriu vantagem suficiente para vencer a etapa sozinho. No sprint pela 2ª colocação, João Marcelo Gaspar foi o mais rápido, completando a etapa 2 segundos após Knapp.

Pedro Nicácio completou a etapa na 10ª colocação, 5 segundos após Knapp, e garantiu a vitória da classificação geral. Com os segundos bônus conquistados por meio da 2ª colocação na etapa, João Marcelo Gaspar ultrapassou William Chiarello na classificação geral e retomou a liderança da classificação sub-23. O ciclista da Ironage também ficou com a vitória na classificação de montanha, ao passo que a Funvic Brasilinvest-São José dos Campos confirmou a vitória na classificação por equipes.[4][5]

Resultado Etapa 3
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil Maurício Knapp São Francisco Saúde - Ribeirão Preto 3h 41' 38"
2 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage + 2"
3 Argentina Jorge Giacinti San Luis Somos Todos + 2"
4 Brasil Gideoni Monteiro São Francisco Saúde - Ribeirão Preto + 2"
5 Brasil Cristian Egídio Clube DataRo de Ciclismo + 2"

Resultados Finais[editar | editar código-fonte]

Classificação Geral após Etapa 3 (Resultado final)
País Ciclista Equipe Tempo
1 Brasil Pedro Nicácio Funvic - São José dos Campos 4h 58' 51"
2 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage + 17"
3 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana + 18"
4 Brasil Gideoni Monteiro São Francisco Saúde - Ribeirão Preto + 27"
5 Brasil Cristian Egídio Clube DataRo de Ciclismo + 36"
6 Brasil Gregory Panizo Funvic - São José dos Campos + 41"
7 Brasil Otávio Bulgarelli Funvic - São José dos Campos + 56"
8 Argentina Jorge Giacinti San Luis Somos Todos + 1' 31"
9 Colômbia José Salazar Barbosa Colômbia - Nectar - Cundinamarca + 1' 35"
10 Brasil Halysson Ferreira Velo - Seme Rio Claro + 1' 56"
Classificação de Montanha após Etapa 3 (Resultado final)
País Ciclista Equipe Pontos
1 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage 16 pts
2 Colômbia Alvaro Sandoval Colômbia - Nectar - Cundinamarca 14 pts
3 Brasil Renato Aparecido dos Santos Clube DataRo de Ciclismo 8 pts
4 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana 8 pts
5 Brasil Otávio Bulgarelli Funvic - São José dos Campos 5 pts
Classificação Sub-23 após Etapa 3 (Resultado final)
País Ciclista Equipe Pontos
1 Brasil João Marcelo Gaspar Ironage 4h 59' 08"
2 Brasil William Chiarello São Lucas Saúde - Americana + 1"
3 Brasil Murilo Affonso Clube DataRo de Ciclismo + 1' 56"
4 Argentina Gaston Trillini San Luis Somos Todos + 2' 34"
5 Brasil Maurício Knapp São Francisco Saúde - Ribeirão Preto + 4' 30"
Classificação de Equipes após Etapa 3 (Resultado final)
País Equipe Tempo
1 Brasil Funvic Brasilinvest - São José dos Campos 14h 56' 00"
2 Argentina San Luis Somos Todos + 8' 32"
3 Brasil Clube DataRo de Ciclismo - Cascavel + 10' 36"
4 Colômbia Colômbia - Nectar - Cundinamarca + 19' 31"
5 Brasil São Francisco Saúde - Botafogo - Ribeirão Preto + 26' 05"

Evolução dos Líderes[editar | editar código-fonte]

Etapa Vencedor Classificação Geral
Classificação de Montanha
Classificação Sub-23
Classificação por Equipes
1 João Marcelo Gaspar João Marcelo Gaspar João Marcelo Gaspar João Marcelo Gaspar Funvic Brasilinvest-São José dos Campos
2 Pedro Nicácio Pedro Nicácio William Chiarello
3 Maurício Knapp João Marcelo Gaspar
Final Pedro Nicácio João Marcelo Gaspar João Marcelo Gaspar Funvic Brasilinvest-São José dos Campos

Referências

  1. pciclismo.org.br. «Desafio das Américas de Ciclismo começa com disputa de montanha». Consultado em 21 de janeiro de 2014 
  2. fpciclismo.org.br. «Desafio das Américas de Ciclismo: Brasileiro vence etapa de Montanha». Consultado em 22 de janeiro de 2014 
  3. bikemagazine.com.br. «Pedro Nicácio é o mais rápido no contrarrelógio do Desafio das Américas». Consultado em 22 de janeiro de 2014 
  4. globoesporte.globo.com. «Ciclista de São José fatura título do Desafio das Américas de Ciclismo». Consultado em 22 de janeiro de 2014 
  5. fpciclismo.org.br. «Desafio das Américas de Ciclismo 2013: Pedro Nicácio leva o título geral». Consultado em 22 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]