Desambiguação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A respeito da desambiguação de tópicos na Wikipédia, consulte Wikipédia:Desambiguação.
Esquema de desambiguação. Ao se explicar o sentido do termo ou da frase utilizada (o círculo mais acima), pode-se definir melhor a mensagem que se quer divulgar (círculo mais abaixo).

Desambiguação é o termo utilizado na lingüística para se referir ao processo de explicação à mensagem que possui mais de um sentido. Um termo ambíguo é, então, aquele que traz uma mensagem ou instrução confusa e que pode ser interpretado de mais de uma maneira.

Símbolo de desambiguação usado na Wikipédia

A desambiguação é utilizada tanto na escrita quanto na fala, na linguagem de sinais, e até em sistemas informatizados — quando dois objetos (ou ações, ou adjetivos, incluindo termos concretos e abstratos) possuem o mesmo nome.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Eneko Agirre, Philip Edmonds (Ed.). Word Sense Disambiguation: Algorithms and Applications, Series: Text, Speech and Language Technology, Springer, 2007. (em inglês)
  • Nancy Ide, Jean Véronis. Word Sense Disambiguation: The State of the Art, Computational Linguistics, 24(1), 1998, pp. 1–40. (em inglês)
  • Roberto Navigli. Word Sense Disambiguation: A Survey, ACM Computing Surveys, 41(2), 2009, pp. 1–69. (em inglês) Na maioria das vezes a desambiguição é usada para dar humor a uma história em quadrinhos ou para fazer um slogan de um produto.


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.