Descamisados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Descamisados é uma expressão muito utilizada por políticos para se referir aos pobres e miseráveis, como se fosse por não terem roupas (camisa), mas na verdade foi criada para definir um público muito específico.

Fazia muito calor durante o Cabildo Abierto peronista, uma espécie de manifestação pública da Plaza de Mayo (Buenos Aires) na década de 1940.[1] Os pobres, que ali se concentravam aos milhares e que vieram de vilas distantes do centro, tiraram suas camisas para se refrescar na fonte da praça. Evita Perón, da sacada da Casa del Gobierno, a Casa Rosada, viu aquilo e, encantada com essa espontaneidade, passou a chamá-los de los descamisados.[2] [3]

A partir daí o termo descamisado tornou-se um símbolo para o governo peronista.

“Para mim, descamisado é o que sente o povo (…) que ama, sofre e goza como povo mesmo que não se vista como povo. Descamisado é o que esteve na Praça de Maio no 17 de outubro, ou quis estar. Descamisado é o povo, culturalmente inferior, que aceita, com honra, essa inferioridade, porque, no fundo, se sente forte por meio do seu líder e potencialmente superior porque, por seu intermédio, se sente ascender a uma nova dignidade.”

Em 1989, o então candidato à presidência Fernando Collor de Mello, durante a sua campanha eleitoral usou o termo "descamisados e pés descalços" para se referir aos pobres.[4]

Referências

  1. O'Donnell, Pacho. Juan Manuel de Rosas, el maldito de la historia oficial. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2009. 39 pp. ISBN 978-987-545-555-9.
  2. Jonathan Ablard, Madness in Buenos Aires: Patients, Psychiatrists, and the Argentine State 1880-1983 (Athens: Ohio University Press, 2008), 179.
  3. Thomas Skidmore and Peter Smith, Modern Latin America (New York: Oxford University Press, 2005), 86-9.
  4. Lawrence A. Clayton, A History of Modern Latin America, 2005, 504. http://books.google.co.uk/books?id=9j8CIBn3bRAC&pg=PA504&lpg=PA504&dq=descamisados+collor&source=bl&ots=6wfXkwI8sL&sig=lUFVg6lvw72cg5QGMdZM80tp5CQ&hl=en&sa=X&ei=8HvkU9L-FqKc0AWQtoAw&redir_esc=y#v=onepage&q=descamisados%20collor&f=false
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.