Descarga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Se procura uma descarga de electricidade, veja Descarga electrostática.
Vaso sanitário com caixa acoplada e descarga dupla

A descarga (português brasileiro) ou autoclismo (português europeu) é um dispositivo acoplado ao vaso sanitário (sanita). Quando puxamos a descarga, a água contida em um reservatório que fica no referido vaso sanitário é enviada para baixo para limpar os resíduos que ficaram neste.

Eficiência no uso da água[editar | editar código-fonte]

A quantidade de água utilizada para a descarga dos vasos sanitários representa um parcela significativa da água usada nas residências, condomínios e empresas. Os modelos mais antigos onde a válvula de descarga era afixada da parede consumiam em média de 12 a 15 litros de água por descarga. Em 2003 um acordo entre os fabricantes de vasos sanitários brasileiros permitiu que um novo modelo, com caixa acoplada, fosse adotado.[1] O modelo com caixa acoplada possui um gasto fixo de 6 litros por descarga, normatizado pela NBR 15.097/04, permitindo uma economia sensível de água em relação aos modelos mais antigos. Existem modelos de vasos sanitários ainda mais econômicos em relação ao consumo de água, como os vasos sanitários de descarga dupla (3 litros para dejetos líquidos e 6 litros para dejetos sólidos) e sanitários à vácuo (1,2 a 1,5 litros de água por descarga) que utilizam ar (vácuo) para sugar as fezes. Os sanitários a vácuo são utilizados principalmente em aviões onde o custo da água transportada é particularmente elevado e também em instalações experimentais para o uso eficiente da água.[2]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entrevista com o engenheiro Carlos Lemos da Costa. Já temos motivos e tecnologia para economizar água, só falta atitude. casa.com.br.
  2. Eliana Cristina de Sousa, Wilson Cabral de Sousa Jr., Elaine Nolasco Ribeiro, Gustavo Bezerra de Paula Pessoa. Uso eficiente da água: o caso do aeroporto internacional de São Paulo Hidroaer/ITA. Visitado em 2009-06-06.
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.