Descent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o filme estadunidense de 2007 estrelado por Rosario Dawson e Chad Faust, veja Descent (filme).
Descent
Desenvolvedora(s) Parallax Software
Publicadora(s) Interplay Entertainment, MacPlay
Série Descent
Plataforma(s) DOS, PlayStation, Linux, Microsoft Windows, macOS, Mac OS Classic
Lançamento 17 março 1995, março 1996, fevereiro 1996
Gênero(s) jogo de tiro em primeira pessoa, jogo eletrônico de tiro
Modos de jogo jogo multijogador, jogo eletrónico para um jogador, modo cooperativo

Descent é um jogo de naves em 3D, estilo primeira pessoa, feito para DOS.

Existem três versões. Excluindo a série Descent Freespace, mais moderna, que apresenta uma temática e estilo muito diferente, pertencente ao estilo consagrado de "simulação espacial".

Versões open-source foram criadas por fãs para Windows 95, 98, XP e Linux. Todas permitem modalidade multiplayer e estão disponíveis para download, amparados pela GNU General Public License.

O jogo se passa no interior de túneis, uma marca da série, cujas estruturas se propagam em 3D e o visual é de instalações industriais espaciais automatizadas. Seus adversários são as unidades robóticas, controladas por um sistema de IA que adquire vontade própria.

A situação claustrofóbica, o tempo de adaptação motora/espacial do jogador, a ação constante e o excessiva dificuldade da AI limitou a popularização a uma parcela limitada, porém fiel do público.

O sistema de pilotagem do jogo é um dos mais desafiadores já apresentados no gênero : Movimentação absoluta da nave, exigindo o uso de mouse/joystick simultaneamente para movimentos e teclado para outros controles.

Foi lançado em 28 de fevereiro de 1995 pela Parallax Software; e utilizava uma tecnologia de renderização 3D muito avançada para a época. Desde então, foram lançadas mais versões sobre o jogo.

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.