Descoberta de preços

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O processo de descoberta de preços (também chamado de mecanismo de descoberta de preços) é um processo de determinação do preço de um bem no mercado através das interacções entre compradores e vendedores.

A descoberta de preços é diferente da avaliação de preços. O processo de descoberta de preços envolve os preços estabelecidos por compradores e o vendedores de um determinado item numa determinada data. Inclui os seguintes factores:[1]

  • Compradores e o vendedores (quantidade, tamanho, localização, e percepção de valor)
  • Mecanismos de mercado (processo de oferta e ajuste final, liquidez)
  • Informação disponível (quantidade, oportunidade, significância e fiabilidade) incluindo:
    • Mercado de futuros e outros mercados relacionados
  • Escolhas de gestão de riscos.

Num mercado dinâmico, a descoberta de preços ocorre em contínuo. O preço irá por vezes cair abaixo da média durante o período e outras vezes exceder a média, em consequência do ruído provocado pelas incertezas. Habitualmente, a descoberta de preços ajuda a encontrar o preço exacto de uma mercadoria ou das acções de uma empresa cotada em bolsa. A descoberta de preços é usada em mercados especulativos com o intuito de ajudar os negociantes, fabricantes, exportadores, agricultores, donos de poços de petróleo, refinarias, governantes, consumidores e especuladores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.