Descompilador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Descompilador é um programa de computador que realiza a operação inversa de um compilador, transformando código objeto em código fonte. O termo entretanto é mais utilizado para designar programas de computador que traduzem código de máquina (programas executáveis) em código fonte em uma linguagem de programação de alto nível que, quando novamente compilado, produzirá um programa executável de características e comportamento igual ao programa executável original. Em comparação, um desmontador transforma código de máquina em linguagem de montagem.

O sucesso da descompilação depende da quantidade de informação presente no código e da sofisticação da rotina de análise. As representações intermediárias usadas em máquinas virtuais (como Java e . NET) normalmente incluem bastante metadados e informações de alto nível que facilitam a descompilação. Entretanto, linguagens de máquina possuem muito menos metadados e portanto são bem mais difíceis de serem descompiladas.

Esse programa pode ser útil caso perca-se o código fonte de um programa de computador.

Descompiladores automáticos, que geram códigos fontes a partir de arquivos binários, são a utopia de descompilação e mesmo descompiladores (ou desmontadores) avançados atualmente não são capazes de produzir tais resultados sem que o usuário tenha que tomar varias decisões antes que o código fonte possa ser efetivamente utilizado. Além disso, mesmo em casos em que a descompilação é possível, algumas características originais do código fonte como: comentários, nomes de variáveis e funções podem não ser recuperados; mas para isso analises mais detalhadas do código produzido podem ser boas alternativas.

A maioria dos programas estão protegidos por direitos autorais, e embora esses variem de região para região, as diferentes versões de leis de direitos autorais normalmente garante ao autor o direito exclusivo de fazer copias. Como o processo de descompilação envolve a produção de múltiplas copias do programa alvo, a fim de se produzir um código fonte compatível, ela costuma ser proibida sem que haja a expressa autorização do autor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.