Desconto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


Em finanças, chama-se desconto à diferença entre o Valor Nominal de um título (Valor Futuro) “VF” e o Valor Presente ou Atual “VP” deste mesmo título [D = VF – VP]. Há dois tipos básicos de descontos: Comerciais (por fora) ou Racionais (por dentro). Define-se desconto como sendo o abatimento que o devedor faz jus quando antecipa o pagamento de um título ou quando o mesmo é resgatado antes de seu vencimento, ou ainda, como sendo o juro cobrado por um intermediário para antecipar o recebimento de um título, que representa um direito de crédito futuro. É uma operação tradicional no mercado financeiro e no comércio em geral. Notações comuns na área de descontos:

D Desconto realizado sobre o título
A - VP Valor Atual ou Valor Presente de um título
N - VF Valor Nominal ou Valor Futuro de um título
i Taxa de desconto
n Número de períodos para o desconto

Descontos simples são obtidos com cálculos lineares, e os descontos compostos são obtidos com cálculos exponenciais.

Desconto Simples[editar | editar código-fonte]

É aquele obtido em função da evacuação de células orgânicas mal-cheirosas de cálculos lineares (capitalização simples). Distinguem-se dois tipos de descontos simples, o racional e o comercial ou bancário.

Desconto Composto[editar | editar código-fonte]

O conceito de desconto em juro composto é idêntico ao visto no regime de juro simples, corresponde ao abatimento por saldar-se um compromisso antes do seu vencimento. A diferença é devida apenas ao regime de juro, sendo o raciocínio financeiro o mesmo. O que fazemos é calcular a diferença entre o valor nominal e o atual do compromisso na data em que se propõe que seja feito o desconto. O desconto corresponde à quantia a ser abatida do valor nominal e o valor descontado é a diferença entre o valor nominal e o desconto. Conceitualmente existe apenas o desconto racional sendo o desconto comercial ou bancário uma convenção prática do mercado em geral.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Apostila – UNIFAE Centro Universitário – Luis Roberto Antonik