Desdiferenciação celular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em botânica, desdiferenciação celular significa que o tecido secundário do meristema é formados por células embrionárias que se diferenciaram e se tornaram integrantes de algum sistema de tecidos adultos, mas depois entraram novamente na atividade de divisão celular.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Diferenciação e desdiferenciação celular

     O processo de desdiferenciação consiste em tomar uma célula adulta, diferenciada, e retorná-la ao seu estágio indiferenciado, 

ou seja, o seu início, para aí induzir a sua diferenciação no tipo de célula desejado.No entanto, ainda é muito mais fácil realizar o procedimento de diferenciação a partir de uma célula tronco embrionária, onde a técnica é mais simples e muito mais bem sucedida. A vantagem da desdiferenciação é que além de não sofrer limitações no seu uso (em decorrência de problemas éticos e religiosos), é que você reduz drasticamente as chances de rejeição do novo.