Manuel André da Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel André da Rocha
Manuel André da Rocha
Busto de Manoel André da Rocha na Faculdade de Direito da UFRGS.
Nascimento 20 de março de 1860
Natal
Morte 25 de agosto de 1942
Porto Alegre
Cidadania Brasil
Ocupação juiz

Manoel André da Rocha (Natal, 20 de março de 1860Porto Alegre, 25 de agosto de 1942) foi um professor universitário e magistrado brasileiro, tendo sido juiz e, posteriormente, desembargador.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife, André da Rocha chegou ao Rio Grande do Sul em 1890, como juiz da comarca de Lagoa Vermelha.

Foi professor catedrático e um dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre (atual Faculdade de Direito da UFRGS), tendo sido diretor da instituição e, também, da Escola de Comércio (hoje Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS). Também ministrou aulas no Ginásio do Rio Grande do Sul (atual Colégio Júlio de Castilhos). Em 1934, ele foi nomeado primeiro reitor da Universidade de Porto Alegre, instituição estadual, que deu origem à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Exerceu também os cargos da chefia de polícia do estado, procurador-geral do estado e presidente do Superior Tribunal do Estado do Rio Grande do Sul, além de diversos postos na maçonaria.

Referências

  1. «Manoel André da Rocha». Ministério Público do Rio Grande do Sul. Arquivado do original em 5 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.