Desenvolvimento urbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Poluição e desorganização na área urbana do Cairo, Egito.

O desenvolvimento urbano desordenado se reflete em vários problemas como a desigualdade social, favelas, congestionamentos, poluição, etc.

Atualmente, o mundo está sofrendo muito com o crescimento acelerado de muitas metrópoles, o qual traz diversos problemas para as mesmas. Terrenos invadidos devido à falta de oportunidades de trabalho e habitação nas grandes cidades comumente se transformam em favelas, acentuando os problemas com a violência urbana. Isso ocorre principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, mas não significa que os países desenvolvidos não apresentam os mesmos problemas. A diferença é que em países subdesenvolvidos o traçado urbano muitas vezes é prejudicado pelo mau planejamento das cidades, que conduz ao processo de favelização, apesar de existirem projetos de urbanização em curso. Nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América e Inglaterra, a população mais carente vive em conjuntos habitacionais populares, trazendo assim a verticalização para a cidade.

As vias expressas, largas avenidas que ligam diferentes partes da cidade, com um fluxo de veículos controlado, muitas vezes não são planejadas corretamente, levando à formação de grandes congestionamentos.

A construção de edifícios expressa a verticalização, ou seja, a valorização do solo, apesar de existirem construções menores que também valorizem o local. A organização é feita para não haver construções ilegais, decadentes, que trazem problemas para à região.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.