Deserto da Arábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Deserto Arábico)
 Nota: "Deserto Arábico" redireciona para este artigo. Para o deserto a leste do Nilo, veja Deserto Oriental Africano.
Deserto da Arábia

O Deserto da Arábia, ou ainda, Deserto Arábico é um deserto imenso que se estende do Iêmen até a Jordânia e o Iraque. Ele ocupa a maior parte da Arábia Saudita, com uma superfície de 2 330 000 km². No seu centro está o Rub al-Khali, um dos maiores corpos contínuos de areia no mundo. Ele faz parte dos desertos e bosques de arbusto xéricos temperados e das ecozonas paleártica e afrotropical.

Gazelas, oryx, gatos-do-deserto e lagartos uromastyx são algumas das espécies animais adaptadas ao ambiente hostil do deserto.

O clima é seco, com precipitações geralmente em torno de 100mm por ano, e as temperaturas oscilam entre temperaturas muito altas e o frio gélido durante o período frio. Este deserto é notavelmente quente no verão, mesmo nos lugares situados no litoral do Golfo Pérsico.

Essa ecorregião possui pouca biodiversidade, apesar disso, plantas endêmicas adaptadas crescem lá. Numerosas espécies, como a hiena-listrada, os chacais e os ratéis foram extintos dessa região devido à caça, da invasão humana e destruição de seus habitats. Outras espécies foram reintroduzidas com sucesso, como a gazela-do-deserto-da-Arábia, e são protegidas dentro de reservas.Atualmente o uso excessivo da região para a criação de pasto para gado e a circulação de veículos fora da estrada são as principais ameaças desse frágil ecossistema.

Geologia e Geografia[editar | editar código-fonte]

Detalhes das características geológicas:

Recursos naturais[editar | editar código-fonte]

Os recursos naturais incluem petróleo, gás natural, fosfatos e enxofre.

Territórios[editar | editar código-fonte]

O território do deserto da Arábia abrange A Arábia Saudita, Bahrein, o Catar, os Emirados Árabes, o Iêmen, o Iraque, a Jordânia, o Kuwait e o Omã.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.