Design de interface de usuário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Design de interface de usuário ou engenharia de interface de usuário é o desenvolvimento de computadores, aplicações, máquinas, dispositivos de comunicação móveis, softwares e sítios web com o foco na experiência do usuário e interação.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O objetivo do design de interface de usuário é tornar a interação do usuário o mais simples e eficiente possível, em termos de realização dos objetivos do usuário - o que normalmente é chamado de design centrado no usuário. Um bom design de interface de usuário facilita a conclusão da tarefa manualmente sem chamar atenção desnecessária para si. O design gráfico pode ser utilizado para suportar sua usabilidade. O processo de design deve equilibrar funcionalidade técnica e elementos visuais (e.g., modelo mental) para criar um sistema que não é apenas operacional mas também útil e adaptável para alterar as necessidades do usuário.

O design de interface está envolvido em uma série ampla de projetos de sistemas de computador, para carros, à aviação comercial; todos esses projetos envolvem muitos das mesmas interações humanas básicas mas também exigem algumas habilidades e conhecimentos únicos[1] . Como um resultado, os designers tendem a se especializar em determinados tipos de projetos e possuir habilidades centradas em torno de suas experiências, quer seja design de software, a pesquisa de usuário, design web ou design industrial.[2]

Processos[editar | editar código-fonte]

Há várias fases e processos no design de interface de usuário, algumas das quais são mais exigentes que outras, dependendo do projeto. (Obs.: para o restante desta seção, a palavra sistema é usada para denotar qualquer projeto, seja um site web, um aplicativo ou dispositivo.)

Referências

  1. (em inglês) SUPPLE: Automatically Generating Personalized User Interfaces Intelligent Interactive Systems Group (website). Harvard University (2007-05-07). Página visitada em 2010-07-07.
  2. (em inglês) "The role of context in perceptions of the aesthetics of web pages over time", International Journal of Human–Computer Studies, 2009-01-05. Página visitada em 2009-04-02.
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.