Deskstar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IBM Deskstar.

O IBM Deskstar (conhecido na internet como Deathstar [Estrela da Morte]) trata-se de um Disco Rígido produzido entre 1999 e 2002. Inicialmente foi produzido pela IBM, mas em 2002 a Hitachi comprou a divisão de discos da IBM, renomeando o modelo para Hitachi Deskstar.

O Deskstar é um disco rígido (HDD) conhecido pelos seus altos índices de erros e headcrashes.

Este modelo possuía pratos em vidro, numa altura em que a maioria dos HDD's eram feitos de metal, ambos cobertos por uma camada magnética.

Este disco é altamente sensível ao calor, podendo inflamar-se a temperaturas não muito altas (acima de 60°C). O Deskstar foi produzido com tamanhos de armazenamento (MB) que variam de 30MB até 1TB.

A esmagadora maioria acabava por parar de funcionar ao fim de pouco tempo.

Nas mãos de um utilizador entusiasta, um destes discos chegava a durar apenas 2 semanas!

Acção judicial[editar | editar código-fonte]

Michael T. Granito Jr, utilizador de um HDD IBM's 75GXP, fez uma acção judicial contra a IBM em IBM on 2001-10-16 devido aos defeitos do produto.[1] Mesmo sem admitir a culpa, a IBM chegou a um acordo em 2005[2]

Nos EUA foi movida uma acção contra a IBM, resultando numa indemnização de $100 a cada proprietário de uma unidade deficiente.

Um dos os dez piores gadgets da década[editar | editar código-fonte]

Os discos IBM Deskstar tiveram ainda a distinção de serem eleitos pela "Agência Financeira" como um dos 10 piores gadgets da década. [3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]