Desmana moschata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDesmana moschata
Desmana moschata MHNT.INS.10.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Soricomorpha
Família: Talpidae
Subfamília: Talpinae
Tribo: Desmanini
Género: Desmana
Güldenstädt, 1777
Espécie: D. moschata
Nome binomial
Desmana moschata
(Linnaeus, 1758)

Desmana moschata é uma espécie de mamífero da família Talpidae. É a única espécie do gênero Desmana. Pode ser encontrada nas bacias do rios Don, Volga e Ural, na Rússia, Ucrânia e Cazaquistão.

Trata-se de um pequeno mamífero semi-aquático insetívoro da família das toupeiras, a maior espécie da família, podendo chegar a 20 centímetros de comprimento no corpo e mais 20 na cauda, achatada lateralmente para ajudar na nadação.

Apesar do ambiente aquático, este animal ainda é um bom cavador como suas primas toupeiras e costuma viver em pequenos grupos, caçando artrópodes, vermes e anfíbios nos rios e retornando para suas tocas na beira. Assim como a maioria das toupeiras, este animal é cego e caça utilizando sentidos aguçados de olfato e tato permitidos pela existência de um focinho longo e sensível.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • HUTTERER, R. Order Soricomorpha. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, p. 220-311.
Ícone de esboço Este artigo sobre insectívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.