Despertar nacional da Lituânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Lithuanian National Revival (desde fevereiro de 2011). Ajude e colabore com a tradução.

O Despertar Nacional da Lituânia foi um período da história da Lituânia no século 19, no momento em que uma parte importante do território habitado pelos lituanos pertencia ao Império Russo. Ele foi expresso pelo aumento da auto-determinação dos lituanos, que levou à formação da nação moderna lituana e culminou com a Declaração de Independência da Lituânia, tornando-se um estado independente. Os participantes mais ativos do renascimento nacional foram Vincas Kudirka, Jonas Basanavičius e outros. O período em grande parte corresponde à ascensão do Nacionalismo romântico e outros despertares nacionais da Europa do século 19.

O Despertar foi precedido por um curto período de início no século 19 conhecido como o Renascimento Samogiciano, liderado por estudantes da Universidade de Vilnius Simonas Daukantas e Stanevičius Simonas entre outros. A maioria dos despertares nacionias lituanos recentes podem estar relacionados com a evolução final do século 20 também conhecida como Revolução Cantada.