Desporto da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estádio Olímpico de Berlim

A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) conta com 27 milhões de membros. Segundo dados dessa organização, aproximadamente um terço da população do país realiza práticas esportivas em clubes ou em alguma das 127.000 instalações de caráter esportivo que existem no território[1] .

Durante os últimos anos, a DSB vem melhorando os recursos destinados ao esporte paraolímpico.[carece de fontes?]

A participação alemã nos Jogos Olímpicos é de destaque desde que se realiza esse evento. Na edição de 2004 em Atenas, a Alemanha terminou em sexto na classificação[2] . O país organizou os Jogos Olímpicos de Verão em 1936 e em 1972 como Alemanha Ocidental. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, terminou em primeiro no quadro de medalhas.[3]

A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo.[1] O futebol é um esporte de grande sucesso na Alemanha e a Seleção nacional de Futebol alemã conseguiu quatro títulos mundiais (em 1954, 1974, 1990 e 2014 ). O país também foi sede das Copas do Mundo de 1974 e 2006.

Esportes motorizados[editar | editar código-fonte]

Michael Schumacher conseguiu 91 vitórias em corridas e 7 campeonatos em sua carreira na Fórmula 1.

A Alemanha é um dos países líderes em esportes motorizados. O piloto de Fórmula 1 mais bem sucedido na história, Michael Schumacher reescreveu os livros de recordes durante sua carreira. Ele ganhou mais campeonatos e corridas de Fórmula 1 que qualquer outro piloto desde a temporada de estréia da Fórmula 1 em 1946. Em 2003 Schumacher definiu um novo recorde para o campeonato de pilotos, o antigo recorde de 5 foi estabelecido por Juan Manuel Fangio e permaneceu por 46 anos desde 1957. Ele também é o atleta mais bem pago da história do esporte, com um salário anual de aproximadamente US$ 70 milhões da Ferrari e se acredita ter conseguido entre 25 e 30 milhões mais em patrocínios. Em 2005 ele se tornou o primeiro atleta bilionário, de acordo com a revista Eurobusiness.

As 24 horas de Le Mans uma corrida anual disputada na França, teve 16 vitórias da Porsche, mais que qualquer outro construtor.

O Deutsche Tourenwagen Masters também é extremamente popular na Alemanha.

Olimpíadas[editar | editar código-fonte]

No Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão de todos os tempos até 2004 a Alemanha tinha a sétima colocação, a Alemanha Oriental a oitava e a Alemanha Ocidental a décima sexta. Se todas as medalhas forem combinadas a Alemanha fica com a terceira colocação. A Alemanha recebeu os Jogos Olímpicos de Verão por duas vezes, em Berlim em 1936 e em Munique em 1972.

No Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de todos os tempos até 2002 a Alemanha tem a quarta colocação, a Alemanha Oriental é a sétima e a Alemanha Ocidental a décima quinta. Totalizando os três montantes de medalhas poderiam teoricamente mover a Alemanha para a primeira colocação, mas novamente isso não é uma medida confiável. A Alemanha sediou os Jogos Olímpicos de Inverno uma única vez até aqui, em 1936, quando tiveram como palco as cidades gêmeas da Baviera Garmisch e Partenkirchen. A Alemanha conquistou a maioria das medalhas de ouro e a maior contagem total de medalhas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim.

Referências

  1. a b Germany Info: Culture & Life: Sports Embaixada Alemã em Washington, D.C. Acessado em 28-12-2006.
  2. Quadro de Medalhas de Atenas 2004 Comitê Olímpico Internacional. Acessado em 28-12-2006.
  3. Quadro de Medalhas de Turim 2006 Comitê Olímpico Internacional. Acessado em 28-12-2006.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.