Destacamento de Policiamento Ostensivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) ou Destacamento de Polícia Militar (DPM) é uma unidade básica de apoio das Polícias Militares no Brasil.

Normalmente são implantadas em bairros periféricos nas grandes cidades ou mesmo distritos ou municípios de menor porte, onde constituem um dos tipos de subdivisão das companhias, estas formadoras de batalhões da PM.

Caso essas unidades básicas situem-se próximas à sede dos batalhões dá-se o nome, então, de Posto de Policiamento Comunitário (PPC) ou Base de Policiamento Comunitário (BPC). Depedendo da força policial, esta nomenclatura também poderá mudar, mudando também outros critérios de avaliação para classificação, como o efetivo, área de abrangência, etc.

Era comum nas PM do Brasil, até o ano de 1988, que os Destacamentos possuíssem celas onde pessoas que cometessem pequenos delitos ou mesmo contravenções penais permaneciam detidas por breves períodos até que fosse restabelecida a ordem pública, haja vista esse tipo de posto policial, via de regra, se situar em localidades que não são atendidas por Delegacias de Polícia Civil em suas proximidades.

Na estrutura organo-operacional das Polícias Militares se dá da seguinte forma (em escala decrescente):

  • Comando de Policiamento de Área (CPA), Região de Polícia Militar (RPM) ou Comandos Intermediários (Cmdo Itrm)
    • Batalhão de Polícia Militar (BPM)
      • Companhia de Polícia Militar (Cia PM)
        • Pelotão de Polícia Militar (Pel PM)
          • Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) ou Destacamento de Polícia Militar (DPM)
            • Posto de Policiamento Comunitário (PPC) ou Base de Policiamento Comunitário (BPC)

Existem ainda Grupamentos, Guarnições e Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM ou Cia PM Ind) que estão no mesmo nível administrativo dos batalhões tendo, entretanto, efetivo e áreas de policiamento menores.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.