Destilação por forno solar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Destilação por forno solar é um método de dessalinização por destilação através de um forno solar, para tornar a água potável.

Princípio[editar | editar código-fonte]

O forno solar tem como função concentrar em uma pequena área os raios luminosos através de um espelho parabólico, para que o recipiente que contém a água a ser evaporada chegue a uma temperatura mais alta que com os demais métodos.

Um tanque contendo agua salgada abastece o reservatório de evaporação através de uma válvula. O forno solar aquece o evaporador, o suficiente para a água se evaporar quase instantaneamente quando chegar nesse reservatório. O vapor, em seguida, passa por um trocador de calor onde se condensa, antes de cair no tanque de saida onde encontramos o destilado, água isenta de sal que antes continha e de outras impurezas.

Produção estimada[editar | editar código-fonte]

Com uma produção estimada em cerca de vinte litros por dia, mais elevada que a produção média dos sistemas de dessalinização mais avançados e de custo muito menor,a destilação por forno solar foi concebida para satisfazer as necessidades de uma família de poucas pessoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]