Destilando amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Destilando amor
Destilando Amor (BR)
logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 min
Criador(es) Fernando Gaitán (obra original)
Kary Fajer
Gerardo Luna (adaptação)
País de origem  México
Idioma original (em espanhol)
Produção
Diretor(es) Alejandro Frutos
Miguel Córcega
Victor Rodríguez
Produtor(es) Nicandro Díaz González
Elenco Angélica Rivera
Eduardo Yáñez
Sergio Sendel
Chantal Andere
Joaquín Cordero
ver mais
Tema de abertura Por amarte, Pepe Aguilar
Tema de
encerramento
Ay Gaviota, Angélica Rivera
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas

Brasil SBT

Transmissão original México 22 de janeiro - 16 de setembro de 2007
N.º de episódios México 170
Cronologia
Último
Último
Mundo de fieras
Pasión
Próximo
Próximo
Programas relacionados Café, con aroma de mujer
Cuando seas mía

Destilando amor é uma telenovela mexicana produzida por Nicandro Díaz González para a Televisa sob a licença da RCN, e exibida no horário nobre do Canal de las Estrellas, entre 22 de janeiro e 16 de setembro de 2007, em 170 capítulos, substituíndo Mundo de fieras e substituída por Pasión.

Protagonizada por Angélica Rivera e Eduardo Yáñez e antagonizada por Martha Julia, Chantal Andere e Sergio Sendel, com as demais atuações de Fernanda Castillo, Ana Patricia Rojo e da primeira atriz Ana Martín. A telenovela é um remake da trama colombiana Café, con aroma de mujer, exitosa produção em diversos países e também exibida no Brasil pelo SBT. Destilando amor foi adaptada por Kary Fajer e Gerardo Luna baseada na telenovela colombiana de Fernando Gaitán de amor e intrigas no ambiente da tradição cafeeira colombiana. Esta é a terceira versão desta história, pois entre 2001 e 2002 a TV Azteca apresentou Cuando seas mía. Na versão da Televisa, o enredo foi mudado, em vez de café, a tequila foi usada, um dos produtos mais conhecidos no México.

No Brasil foi exibida pelo SBT, às 18h00, entre 26 de março e 20 de abril de 2007. No capítulo 20 a trama foi retirada do ar pelo seu baixo índice de audiência,[1] [2] mas foi dublada até o capitulo 170. O baixo Ibope foi devido a reprise de Café, con aroma de mujer em 2006.[3] A telenovela no Brasil foi cancelada sem prévio aviso e foi substituída pelo desenho animado Os Vegetais, que também não deu um bom Ibope, e durou apenas 3 dias, e assim Escolinha do Golias, entrou no horário e permaneceu por um longo tempo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na região onde a famosa bebida mexicana Tequila é produzida, começa uma história de paixão, discórdias e desencontros. A novela mostra o duro caminho que uma pessoa tem que fazer quando realmente está em busca de algo extraordinário. O amor, a saudade, as incertezas e a superação de uma vida de obstáculos, que vão envolver o telespectador.

Maria Teresa García, conhecida como Gaivota, trabalha em campos agaveros para produzir tequila. Vive com sua mãe, Clarita, que é aficionada por telenovelas. Os campos agaveros são propriedade da família Montalvo. Logo após a morte do dono da propriedade, no velório ela conhece um dos netos do proprietário (Amador M), Rodrigo Montalvo, Gaivota se apaixona por ele, que por sua vez lhe corresponde.

Posteriormente, Rodrigo Montalvo vai ao estrangeiro por algunos meses. No entanto, Gaivota descobre que está grávida. Ela é enganada por um fotografo que lhe oferece trabalho como modelo e toma fotos suas "para fazer um book", e as envìa a Parìs com documentos falsos (dali sai o nome de Mariana Franco). No principio ela tem medo, mas decide ir a Europa em busca de Rodrigo Montalvo para informar seu estado. Ao chegar a Parìs se da conta de que o trabalho não era de modelo, sim de prostituta e que as fotos que tomaram eram para o catàlogo de garotas. Gaivota escapa e após vários dias vagando sem dinheiro e sem falar francês, ela conhece Benvenutto, que se torna um bom amigo para ela e a ajuda.

No dia que Gaivota encontra Rodrigo, ela sofre um acidente e é atropelada. Rodrigo volta para ver o acidente mas não percebe que a acidentada é Gaivota. Rodrigo volta ao México já que sabe da trágica morte de seus pais. Enquanto isso, Gaivota se encontra na Europa se recuperando lentamente do acidente. Finalmente, regressa ao México após sua longa recuperação. Ao chegar ao México descobre que Rodrigo se encontra casado com outra mulher, pelo despeito que sentiu ao saber que supostamente Gaivota viajo a Europa para se prostituir, por aí começa uma história de amor e intrigas.

Entre os problemas familiares existentes, se lê o testamento do falecido dono da Fazenda Montalveña. O qual determina que o 100% da herança seja para o primeiro filho de um dos seus netos. O que provoca uma ruptura geral da família. Por um lado, Rodrigo e suas irmãs (Sofia e Daniela) ressentidas pelo testamento. E por outro lado o filho Amador Bruno, sua esposa Fedra e seu filho Aaron que se encontra casado com Minerva.

Gaivota ao voltar e enfrentar a verdade de que havia perdido o seu amor, decide viajar para a cidade. Muda de nome e passa a ser Mariana Franco, utiliza dados falsos de trabalhos na Europa (dando dados de amigos que conheceu em sua estadia lá), começa a trabalhar em um hotel. Ali conhece seu "amix", Nancy e Dona José. Logo, cansada desse trabalho, ela descobre que o grupo Corporativo Montalvo, estava buscando recepcionista para o gerente que é Aaron.

Após a entrevista, ela consegue o trabalho. Não só por seus conhecimientos adquiridos na Europa (idioma, etc), mas também por sua beleza já que a ótica de Aaron era de secretarias sensuais. Suas capacidades fazem com que assuma o trabajo de secretaria de Aaron. Mas uma de suas companheiras a começa a odiar. Minerva sentia inveja do cerco de Aron que sempre trato como sua amante.

Ela se faz conhecer por todo o grupo por seu cálido trato e sues excelentes valores. Assim conhece o Presidente do Consejo Reg. de Tequila: Avellaneda ao advogado da família Montalvo: Videgaray.

Tempo depois, Rodrigo volta a cidade e ocupa o cargo do grupo Corporativo pois Aaron ia começar um novo projeto econômico ilegal em Nova York, com sua amante Pamela Torreblanca (a qual depois deixa humilhada por ter pedido sua esposa Minerva que os descobre). Tentando se esconder Gaivota é descoberta por Rodrigo, e explica a situação e a verdade. Seu amor havia perdurado todo o tempo e decidiram vive-lo intensamente.

Un dia, Gaivota muito alegre cantava "rancheiras" e a esposa de Rodrigo: Isadora (melhor amiga de Minerva) a reconheceu já que ela sempre soube que Gaivota era a dona do coração de Rodrigo. Identificou sua voz com um a música que Mariana Franco havia presenteado a Rodrigo quando se conheceram. Desesperada Isadora, pede ajuda a Minerva e Aaron (seus cúmplices e inimigos às vezes - pois a eles lhes favorecia que Rodrigo com Isadora nunca tiveram relação sexuais e não nasceria um filho deles). Eles esperam que Gaivota e Rodrigo saiam em uma viagem de supervisão porque suspeitavam que Aron fazia negócios ilegais.

E quando voltaram em tempos diferentes (um vindo um dia depois que o outro). Gaivota chegou primeiro e foi despedida por Aaron, a deixando sem dinheiro, sacando tudo o que tinha e ameaçando que seria denunciada por ter noe falso. Logo chegou Rodrigo, e lhe disseram que Gaivota renunciou, roubando dinheiro, e que foi amante de Aaron por muito tempo.

Tempos depois, Gaivota passou muitos tempo trabalhando em diferentes locais até que decidiu ir pedir ajuda a uma pessoa especial para ela. Foi ao Conselho Reg De Tequila, pedindo a Avellaneda que lhe de trabalho. Ele duvidou, mas conseguiu uma vaga para ela no departamento de manejo de pragas.

Isadora vendo que era quase impossível um contato fisico com seu marido decide ir ao consultório para tentar uma inseminação atificial já que Rodrigo deixa suas mostras. Mas Isadora já tinha um amante nesse tempo, um jovem chamado Francisco de la Vega, que se mantém fazendo-se passar por um milionário. Francisco acaba tendo um namoro com Sofia (irmã de Rodrigo). Isadora ao saber que estava grávida de Francisco, mente para família Montalvo dizendo que não pode esperar mais e fez a inseminação sem autorização de Rodrigo.

Rodrigo volta a encontrar Gaivota, e enfrenta a verdade. Pedem perdão um ao outro. Mas Avellaneda os pede que guardem seu amor pois a Família o pressionava para que mandas embora Mariana Franco. Mariana logo chega a um posto muito importante no departamento de Relações Públicas e conhece Dr. Alonso de quem Rodrigo não gosta.

Depois do casamento de Sofia com Francisco, Isadora o acusa telefonando seguidamente. O que leva a suspeitar Sofia que ele tem una amante. Ao e descobrir que era sua própria cunhada ela avisa a seu irmão. Ambos os enfrentam e ela lhe diz a verdade sobre seu filho. Logo, ambos amantes escapam dos Montalvos para outra cidade com o menino.

A raiva leva Rodrigo a desesperação, e ele vai se tratar com uma psicóloga (Erika) por quem termina se apaixonando. Gaivota nunca deu passo ao amor com Alonso. Erika como psicóloga de Rodrigo descobre que ele sempre esteve apaixonado por Gaivota e nunca a deixou de amar.

Refortalecido seu amor, ambos recebem a noticia que Gaivota seria transferida para Londres por um melhor cargo. Eles decidiram viajar. Mas o pai de Pamela Torreblanca, amante despeitada de Aaron, descobre que o grupo Corporativo fazia manejos ilegais pelo qual realiza uma denuncia correspondente. Rodrigo sabe que o grupo Corporativo está em uma grave situação legal pois havia confirmado todas as ilegalidades. E os únicos suspeitos eram Gaivota e Rodrigo, já que era foi no período em que Aaron estava em Nova York e suas firmas inconscientes estavam em todos os papeis.

Rodrigo não conta a história a Gaivota e mente dizendo que já não a quer. Ela decidida e enojada viaja só com sua mãe a Londres, e Rodrigo é preso. Na fazenda, uma praga havia começado então se perdeu quase 100% da plantação. A praga se deve as medidas que tomou Francisco em sua estadia ali como administrador. A avó de Rodrigo sofre uma hemorragia cerebral. Pamela seduz de novo Aaron. Minerva os descobre (era um plano de Pamela) e ela se enfurece. Pamela da o USB de Aaron onde tem toda a informação de seus trabalhos ilegais e Minerva utiliza como prova para tirar Rodrigo da cadeia. Aaron é perseguido pela Interpol pelas mortes de muitos consumidores de sua tequila corrupta. Isadora foi abandonada com seu bebê por Francisco que viajou com uma jovem de seu estilo: que se fazia passar por milionária. O casal morre em um acidente de transito.

Isadora é auxiliada por Dona José, mãe de Francisco. Se conheceram e cuidaram do bebê. Ela decide trabalhar como professora de história e decide que Rodrigo deveria ver seu filho si ele desejar. Rodrigo agora livre, cuida de sua avó a doente e um día todos ficam sabendo da captura de Aaron. O interceptaram em Duvalù onde o condenaram por assassinato a pena de morte. A família foi dar a ele um último adeus. Terminados os problemas Rodrigo viaja a Londres por Gaivota, que se negou a voltar com ele. Ele desiludido volta ao México. Gaivota uma hora depois da viajem de Rodrigo descobre tudo o que passo pela boca de Alonso.

Ela toma viagem ao México, foi a cidade, a casa dos Montalvo e a família a recibeu alegre mas lhe disseram que Rodrigo foi para fazenda. Ela decide ir atras dele, com a alegria de ser aceitada por aquela família que uma vez a desprezou. Vai a Montalveña, compra no povoado um vestido charmoso e busca seu amor em meio a feira. Rodrigo estava bêbado e decide subir em touro de competição. Cai do touro, Gaivota entra na arena e agarra Rodrigo, reza para que não morra e ele responde que foi o mais lindo que lhe passou..

Finalmente se casam com a presença de toda a Família. Passa o tempo e tem muitos filhos sendo felizes em constantes reuniões familiares.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participações especiais:

Equipe de produção[editar | editar código-fonte]

  • História original - Fernando Gaitán
  • Adaptação - Kary Fajer
  • Edição literária - Rosario Velicia
  • Co-adaptação - Gerardo Luna
  • Tema de entrada - “Por amarte”
  • Intérprete - Pepe Aguilar
  • Musicalização - Juan López, Miguel Ángel Mendoza
  • Cenografia - Ricardo Navarrete
  • Ambientação - Antonio Martínez
  • Desenho de vestuário - Martha Leticia Rivera, Juan Manuel Martínez
  • Relações públicas - Maleny Figueroa
  • Direção adjunta - Ricardo de la Parra
  • Gerente de produção - Valentín Rodríguez
  • Coordenação literaria - Olivia Reyes
  • Coordenação artística - Rosario Romero Lucio
  • Coordenação geral - María del Carmen Marcos
  • Edição - Susana Valencia, Pablo Peralta
  • Diretores de câmeras - Bernardo Nájera, Gabriel Vázquez Durán y Ernesto Arreola
  • Diretor de cena en locação - Víctor Rodríguez
  • Diretores de cena - Alejandro Frutos, Miguel Córcega
  • Chefe de produção em locação - Hugo A. Mayo
  • Produtores associados - María del Carmen Marcos, J. Antonio Arvizu V.
  • Produtor executivo - Nicandro Díaz González

Versões[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Por Amarte - Pepe Aguilar
  2. Ay Gaviota - Gaviota
  3. La Campirana - Música Incidental 7
  4. Llegando a Ti - Gaviota
  5. Esos altos de Jalisco - Gaviota
  6. Campo abierto - Música Incidental 6
  7. Esta triste guitarra - Pepe Aguilar
  8. Penas del Alma - Gaviota
  9. Enamorándonos - Música Incidental 5
  10. Cielo Rojo - Pepe Aguilar
  11. Música del Campo - Música Incidental 4
  12. Corazoncito tirano - Gaviota
  13. Échame a mí la culpa - Pepe Aguilar
  14. Luz de Luna - Gaviota
  15. Ilusión de amarte - Música Incidental 3
  16. El impedimento - Música Incidental 2
  17. Poder y Soberbia - Música Incidental 1
  18. Gaviota (Versão Jalisciense) - Gaviota

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas 2008[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Nicandro Díaz González Ganhador
Melhor atriz Angélica Rivera Ganhadora
Melhor ator Eduardo Yáñez Ganhador
Melhor atriz antagonista Chantal Andere Ganhadora
Melhor ator antagonista Sergio Sendel Ganhador
Melhor atriz co-protagonista Martha Julia Nomeada
Melhor ator co-protagonista Alejandro Tommasi Ganhador
Melhor ator principal Julio Alemán Nomeado
Melhor atriz principal Ana Martín Ganhadora
Melhor história ou adaptação Fernando Gaitán
Kary Fajer
Gerardo Luna
Ganhadores
Melhor direção de cena Miguel Córcega
Víctor Rodríguez
Ganhadores
Melhor direção de câmera Ernesto Arreola Ganhador

Premios ACE 2008[editar | editar código-fonte]

Categoría Persona Resultado
Melhor co-atuação feminina Ana Patricia Rojo Ganadora

Premios Fama 2007-2008[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Pessoa Resultado
2007 Melhor Vilão Sergio Sendel Ganhador
2007 Menção Honrosa Especial Carlos de la Mota Ganhador
2008 Melhor Atriz Coadjuvante Ana Patricia Rojo Ganhadora

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Equador Gama TV
Espanha TVE 1 - Nova- La Siete
Brasil SBT (2007)
Panamá Telemetro Panamá
El Salvador TCS
Peru América Televisión
Venezuela Venevisión
Argentina Canal 9
Uruguai Teledoce
Paraguai Telefuturo
Sérvia TV Pink
Bósnia e Herzegovina Pink BH
Montenegro Pink M
Croácia HRT
Chile Mega (2007-2008) (2013) / La Red (2010-2011)
Estados Unidos Univision
Porto Rico Univision
Colômbia RCN
Polónia Zone Romantica
Hungria Zone Romantica
República da Macedónia Sitel TV
República DominicanaTelemicro Canal 5
Bolívia Bolivisión
México TLNovelas
Geórgia Imedi TV
Honduras Televicentro (Honduras)
República Popular da China CCTV-8
Eslovénia TV3
Roménia Acasa TV
Eslováquia Markíza

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Daniel Castro (21 de abril de 2007). Globo exporta o formato de ‘Você Decide’ Folha de São Paulo UOL. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  2. Daniel Castro (24 de abril de 2007). Em baixa, ‘Paraíso Tropical’ perde anúncio Folha de São Paulo UOL. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  3. SBT

Ligações externas[editar | editar código-fonte]