Detetive (jogo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Detetive
200px
Réplicas diminutas das armas utilizadas no jogo
Editora(s) Hasbro
Estrela
Nº de jogadores 3 a 6
Faixa etária A partir de 8
Montagem 5 minutos
Tempo de jogo 60 minutos
Complexidade Média
Nível estratégico Média
Influência da sorte Baixa
Habilidades Dedução e memória

Detetive (originalmente e em Portugal Cluedo; nos Estados Unidos, Clue) é um jogo de tabuleiro originalmente criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949. É publicado atualmente no Brasil pela Estrela[1] .

Com a decisão da Hasbro de participar diretamente do mercado brasileiro, um acordo com a Estrela permitiu que ambas as empresas lançassem jogos parecidos: Detetive continuou sendo fabricado pela Estrela, enquanto a Hasbro lançou o Clue.

O jogo é desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e vários objetos. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas), qual dentre seis armas e qual dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato.

O jogo deu origem a algumas derivações, tais como Detetive Júnior e Detetive Simpsons. Estas duas também possuem edições brasileiras, em português.

No início do jogo, três cartas são escolhidas aleatoriamente e depositadas dentro de um envelope, para que ninguém as veja. Tais cartas — um suspeito, uma arma e um cômodo da mansão — revelam, respectivamente, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde ocorrera o assassinato. As demais cartas são distribuídas aos participantes.

O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime. No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou.

Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes.

Cartas[editar | editar código-fonte]

Os nomes dos suspeitos, das armas e dos aposentos variam conforme a versão do jogo. Na versão clássica, as cartas eram as seguintes:

Suspeitos
Armas
Lugares

Outras versões[editar | editar código-fonte]

A Estrela lançou uma nova versão do jogo Detetive, no qual as regras são as mesmas, mas agora apresentando 8 armas (arma química, espingarda, , faca, veneno, pé-de-cabra, soco inglês e tesoura), 8 suspeitos (Sr. Marinho, Dona Branca, Srta. Rosa, Dona Violeta , Mordomo James, Tony Gourmet, Sérgio Soturno e Sargento Bigode) e 11 lugares. Os suspeitos não são mais associados a cores, mas sim a profissões. O cenário do jogo deixa de ser uma mansão e passa a ser uma cidade do interior.

Além desta, outras versões foram lançadas para o jogo:

  • Detetive Júnior
  • Detetive Simpsons
  • Detetive Turma da Mônica
  • Detetive Bob Esponja
  • Detetive: Dungeons & Dragons
  • Detetive Harry Potter (só nos Estados Unidos)
  • O Caso Engarangolado(só em SP e MG)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O jogo foi levado ao cinema em um filme chamado "Os Sete Suspeitos". Sete porque, no filme, o mordomo Wadsworth é suspeito de matar o Anfitrião chantagista, o Sr. Pessoa (Mr. Body)
  • Em versões antigas do jogo Detetive (Estrela), a história do filme é contada no verso da caixa. Vereditando assim que o filme foi inspirado no jogo e não o contrário

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências