Deus, o Pai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deus, o Pai de Cima da Conegliano, 1515

Em muitas religiões, dá-se o título e as atribuições de Pai ao Deus supremo. No judaísmo, Deus é chamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor. O cristianismo herdou esta concepção, dando ênfase à relação Pai-Filho revelada em Jesus Cristo.

Deus, como Primeira Pessoa da Trindade, é agente responsável pela Criação do Universo, mas a Bíblia diz que ele não é o único, também tiveram parte o Divino Espírito Santo ( Gênesis 1:2) e Cristo Jesus (João 1:1), os três criando assim, por dizer, os reinos vegetal e animal. O segundo, tanto racional como irracional. Por ser o Primeiro, Ele é o Detentor de toda a criação, e atualmente reina sobre toda ela, tendo participação (principalmente) na criação humana: "façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn. 1:26).

Revelações privadas

Em 1932, a Madre Eugénia Ravasio, Superiora Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Apóstolos, afirmou ter recebido revelações da parte de Deus-Pai. O seu legado mais importante foi a mensagem recebida de Deus-Pai (O Pai fala aos Seus filhos), a única revelação privada feita pessoalmente por Deus-Pai e reconhecida como autêntica pelo Vigário Geral do Vaticano depois de dez anos de uma rigorosa análise e investigação.[1]

Antigo Testamento

No Antigo Testamento Deus Pai é o foco, a pessoa mais importante da Santíssima Trindade, Sua manifestação direta após a criação começa com o castigo dado a Adão e Eva por terem desobedecido seu ensinamento. Fez promessas a Abrão, posteriormente nomeado por Ele Abraão prometendo multiplicar e abençoar sua descendência. Durante a época de Moisés, Deus fala diretamente com os homens, mas amedrontados pelo seu imenso poder eles o imploram que se comunique com eles de outras maneiras, atendendo ao pedido, ele escolhe um profeta a cada geração para que seja por Ele inspirado e seja seu porta-voz. É o autor do Plano da salvação, e através dele dá seu filho unigênito para que ele salve a humanidade. Desde o velho testamento ele promete ao Seu povo o Messias através dos seus Profetas.

Referências

  1. Reconhecida por Dom Petrus Canisius Jean van Lierde, o Vigário Geral de Sua Santidade para o Estado do Vaticano.

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.