Devastador (Transformers)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Devastador é o nome de personagens de diferentes versões da franquia Transformers, em quadrinhos, séries animadas, brinquedos e filmes live-action.

Geração 1: Quadrinhos e a primeira série animada[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do Devastador no universo Transformers foi mostrada na série animada original e nos quadrinhos da Marvel Comics (publicados no Brasil pela Rio Gráfica Editora e pela Editora Globo), reaparecendo posteriormente nos quadrinhos da Dreamwave (publicados pela Panini Comics). Trata-se do robô formado pela junção de seis robôs menores, integrantes de uma subdivisão dos decepticons: os Constructicons, que têm este nome por se transformarem em veículos de construção. O Devastador é o primeiro robô do tipo combiner, também chamado de gestalt, ou seja, formado pela combinação de outros robôs. Os Constructicons são seis:

  • Scrapper— líder dos Constructicons, transforma-se numa carregadeira e forma a perna direita do Devastador;
  • Mixmaster— transforma-se num caminhão betoneira e forma a perna esquerda do Devastador;
  • Long Haul— transforma-se num caminhão basculante e forma o tronco inferior do Devastador;
  • Hook— transforma-se num caminhão-guindaste e forma o tronco superior e a cabeça do Devastador;
  • Scavenger— transforma-se numa escavadeira e forma o braço direito do Devastador;
  • Bonecrusher— transforma-se num buldôzer e forma o braço esquerdo do Devastador.

Tanto os Constructicons individualmente quanto o Devastador têm o mesmo esquema de cores: verde e púrpura.

Transformers: Armada[editar | editar código-fonte]

Nesta série animada, não houve uma encarnação do Devastador, mas houve um Autobot chamado Scavenger— nome de um dos Constructicons— e que no Japão era chamado de Devastar, mesmo nome que os japoneses deram à primeira versão do Devastador. O personagem possui, a exemplo dos Constructicons, coloração verde e púrpura. No Brasil, Scavenger foi dublado por Luiz Feier Motta.

Os filmes live-action de Michael Bay[editar | editar código-fonte]

No filme Transformers, de 2007, Devastador é um rôbo alienigena da equipe dos Decepticons, que pode se transformar em um tanque de guerra. Devastador participa da guerra entre Autobots e Decepticons. Devastador batalha contra Jazz.

No filme Transformers: Revenge of the Fallen aparece um outro Devastador, mais próximo de sua versão original— um robô formado por Constructicons, que aqui são sete em vez de seis: Mixmaster, Scavanger, Long Haul, Scrapper (estes quatro primeiros com nomes dos Constructicons originais), High Tower, Rampage e Overload. esta versão, entretanto, teve um esquema de cores mais diversificado.