Dragon Ball Z: Return My Gohan!!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Devolva-me Gohan!!)
Dragon Ball Z
Dead Zone
ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!
Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!
Dragon Ball Z: Return My Gohan!!
Poster cinematográfico japonês
Informações gerais
Gêneros Ação
Filme
Dragon Ball Z: A Zona Morta (PT)
Dragon Ball Z: Devolva-me Gohan!/O Resgate de Gohan (BR)[1]
Título original ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!
Título romanizado Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!
Gêneros Aventura
Produção Chiaki Imada (produção executiva)
Direção Daisuke Nishio
Roteiro Takao Koyama
Akira Toriyama (criação original)
Música Shunsuke Kikuchi
Cinematografia Motoaki Ikegami
Edição Shinichi Fukumitsu
Elenco principal
Distribuição/
Licenciamento
  • JP Toei Company
  • BR Paris Filmes (VHS)
    Imagem Filmes (DVD)
Estúdio de animação Toei Animation
Data de lançamento Japão 15 de julho de 1989
Data de lançamento mundial Portugal agosto de 1997
Duração 42 min.
Relacionados
Portal Animangá

Dragon Ball Z: Dead Zone, originalmente como Dragon Ball Z: Return My Gohan!! (ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!! Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!!?) ou Brasil: O Resgate de Gohan ou Dragon Ball Z: Devolva-me Gohan!! / Portugal: Dragon Ball Z: A Zona Morta, originalmente conhecido como Dragon Ball Z, é o primeiro filme do anime Dragon Ball Z e o quarto da franquia Dragon Ball,[1] publicado pela primeira vez em 15 de julho de 1989 durante o festival de filmes "Toei Manga Matsuri" entre os episódios 11 e 12. O filme se passa entre o fim de Dragon Ball e o início de Dragon Ball Z.[2][2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa com Piccolo sendo brutalmente atacado e supostamente morto por três lutadores.[3] Momentos depois, Chi-Chi, Rei Cutelo e Gohan são atacados por um grupo de guerreiros desconhecidos. Goku estava pescando, mas após sentir o Ki dos inimigos ele retorna à sua casa e descobre que seu filho foi raptado.[3] Os guerreiros que atacaram Piccolo e raptaram Gohan se chamam Ginger, Nicky e Sansho. Eles são os capangas de um demônio Makyiosei-jin chamado Garlic Jr. e depois é revelado que eles não se importam com Gohan, mas querem a esfera de quatro estrelas que está em seu chapéu. Após todas as Esferas do Dragão terem sido reunidas, Garlic Jr. invoca Shenlong e deseja ser imortal. Goku furiosamente aparece em busca de seu filho mas logo descobre o novo poder do seu inimigo. Kami-Sama então aparece para ajudar Goku, o que surpreende Garlic Jr. por que ele pensava que Piccolo estava morto e consequentemente, Kami-Sama também. Kami-Sama conta à Goku que antes de ser eleito o deus da Terra, existia outro competidor, Garlic.[3] Após Kami-Sama ter sido eleito, Garlic montou um exército de demônios para destruí-lo. Contudo, Garlic perdeu a batalha e foi mandado para uma dimensão das trevas. Garlic Jr. confirma a história e diz que pretende vingar seu pai. Goku então começa a procurar Gohan enquanto Garlic Jr. enfrenta Kami-Sama.[4]

Ginger, Nicky e Sansho entram no caminho de Goku, mas Kuririn e Piccolo aparecem para ajudá-lo.[3] Piccolo tem sua vingança ao matar Sansho enquanto Goku destrói Ginger e Nicky. Enquanto isso, Kami-Sama é fortemente atacado até que Goku e Piccolo aparecem para ajudá-lo. Entretanto, Garlic Jr. vai para a sua segunda forma onde ele consegue derrotar os guerreiros, mas quando Goku e Piccolo resolvem trabalhar juntos, eles conseguem derrotá-lo. Apesar disso, Piccolo resolve acertar as contas de vez com Goku e ambos começam a lutar, até que Garlic Jr. aparece novamente. Irritado, ele abre um grande buraco dimensional chamado Zona da Morte, pretendendo sugar seus inimigos para mandá-los direto para o inferno. Goku, Piccolo e Kuririn fazem o possível para resistirem, até que Gohan aparece. Enfurecido por ver os outros em perigo, Gohan manda toda a sua energia em direção de Garlic Jr. e o prende na Zona da Morte e desmaia.[4] Enquanto os guerreiros retornavam para casa, Gohan notavelmente não se lembrava de nada e pensava que seu pai havia derrotado Garlic Jr. Espantado, Goku percebe que seu filho não é um garoto normal, mas possui um grande poder oculto.[3] Piccolo os observa do alto dizendo que um dia derrotará Goku.

Personagens Heróis do filme[editar | editar código-fonte]

Personagens exclusivos do filme[editar | editar código-fonte]

Garlic Jr.[editar | editar código-fonte]

Garlic Jr. (ガーリック・ジュニア Gaarikku Jyunia?) é um demônio da raça Makyiosei-jin e o antagonista do filme. Ele cresceu com raiva e ódio de Kami-Sama,[2] mas como temia em ter o mesmo destino que seu pai se o atacasse diretamente, ele tenta matar sua contraparte Piccolo. Mesmo com sua imortalidade, ele não é páreo para a força de Goku e Piccolo. Garlic Jr. posteriormente ressurge em uma saga filler do anime entre a Saga Freeza e a Saga Cell.[5] Após escapar da Zona da Morte, ele cria um novo time de demônios para se vingar de Gohan e Kami-Sama. Contudo, seu poder não foi grande o suficiente para combater Gohan, Piccolo e Kuririn e ele abre a Zona da Morte novamente. Mais uma vez, Gohan o ataca e ele fica aprisionado.

  • Habilidades: Ki : Seu ki era de aproximadamente 1.100 em sua forma normal, um bom poder de luta para alguem tao pequeno.

Super Garlic Jr: Ao tomar uma especie de Emexir, Garlic amplia tanto seu poder de luta, força e velocidade simultaneamente, ate mesmo usando movimento complexos como esquiva super sonicas e mostrando-se um combatente a altura de goku e picollo.

VELOCIDADE E REFLEXOS: Algo notavel e Garlic jr era sua velocidade e reflexos quase que "premonidores", tanto que varias vezes em seu combate com goku e picollo simuntaneamente , Garlic se esquivou de golpes precisamente encaixados de picollo e goku algo que fez picollo ir a fadiga antecipadamente.

Ginger[editar | editar código-fonte]

Ginger (ジンジャー Jinjã?) é o líder dos soldados de Garlic Jr. É o menor dos três mas também o mais poderoso. Luta utilizando duas espadas. Ele luta contra Goku mas é atacado por um Kamehameha que o mata ao lado de Nicky.

Nicky[editar | editar código-fonte]

Nicky (ニッキー Nikkī?) é o mais alto dos trio. Ele foi encarregado de cuidar de Gohan enquanto as outras esferas eram reunidas mas teve vários problemas, principalmente após Gohan comer uma fruta demoníaca e ficar bêbado. Na luta contra Goku, Ginger é arremessado por um Kamehameha em direção à Nicky. Os dois acertam uma torre e ela desaba em cima deles.

Sansho[editar | editar código-fonte]

Sansho (山椒 Sanshõ?) é um demônio silencioso mas violento. Quando os guerreiros aparecem, ele luta contra Kuririn mas é interrompido por Piccolo. Ele é cravavado em diversos pilares e depois desintegrado.

Garlic[editar | editar código-fonte]

Garlic (ガーリック Gaarikku?) é o pai de Garlic Jr. Ele competiu com Kami-Sama pelo posto de deus da terra mas queria transformá-la em mundo de medo e terror e por isso não foi aceito. Tentou matar Kami-Sama mas foi aprisionado na dimensão das trevas, que se transformou em um cristal e ainda é guardado por Kami-Sama.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Japão Seiyu Brasil Dublador Portugal Dobrador
Son Goku Masako Nozawa Wendell Bezerra Henrique Feist
Son Gohan Masako Nozawa Fátima Noya Henrique Feist
Piccolo Toshio Furukawa Luiz Antônio Lobue Vítor Rocha
Kuririn Mayumi Tanaka Fábio Lucindo Fernanda Figueiredo
Kami-Sama Takeshi Aono João Batista António Semedo
Chichi Naoko Watanabe Raquel Marinho Fernanda Figueiredo
Rei Cutelo Daisuke Gori Sílvio Navas António Semedo
Mestre Kame Kohei Miyauchi Gileno Sandoro Ricardo Spínola
Bulma Hiromi Tsuru Tânia Gaidarji Cristina Cavalinhos
Shenlong Kenji Utsumi Renato Master Ricardo Spínola
Garlic Jr. Akira Kamiya Emerson Caperbat Vítor Rocha
Ginger Koji Totani Luis Laffey António Semedo
Nicky Shigeru Chiba Bruno Rocha Ricardo Spínola
Sansho Yukitoshi Hori Mauro Castro António Semedo
Narrador Jõji Yanami Daoiz Cabezudo António Semedo

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

Música de Fundo

  • 天下一ゴハン (Tenkaichi Gohan, World's Greatest Gohan?)
    • Letra: Sakiko Iwamuro. Música: Takeshi Ike. Arranjo musical: Kenji Yamamoto. Vocal: Masako Nozawa (Gohan)
    • Nota: tema musical de quando Gohan está bêbado

Encerramento

  • でてこいとびきりZENKAIパワー! (Detekoi Tobikiri ZENKAI Pawā!, Come Out, Incredible ZENKAI Power!?)
    • Letra: Toshihisa Arakawa. Música: Takeshi Ike. Arranjo musical: Kenji Yamamoto. Vocal: Manna

Referências

  1. a b «Longas de cinema». Mundo Estranho - O Guia Completo da Saga Dragon Ball (85-A). Editora Abril. 2009. p. 68-69 
  2. a b c Del Greco, Marcelo (2001). «Piccolo Daimao». Editora JBC. Henshin! (7): 12-15 
  3. a b c d e «Dragon Ball Z - Volte meu Gohan». Editora Escala. Anime Mix (6): 44-51. 2000 
  4. a b «Dragon Ball - Zona Mortal». Editora Escala. Comix Milênio (9). Junho de 2001 
  5. «Dragon Ball Z». Editora JBC. Henshin! (1): 12-13. 2000 
Bibliografia

Gusman, Sidney; Fonseca, Junior; Garcia, Fábio; Siqueira, Renato; Medauar, Cassius (2009). «O Guia Completo da Saga Dragon Ball». Mundo Estranho (85-A). Editora Abril 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]