Dhalsim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dhalsim
Informações gerais
Nome no Japão Darushimu (ダルシム)
Série Street Fighter Series
Primeiro jogo Street Fighter II: The World Warrior
Informações pessoais
Aniversário 22 de novembro
Alinhamento Bem
Terra natal  Índia
Estilo(s) de luta Yoga

Dhalsim (ダルシム Darushimu?, baseado no sânscrito ധല്സിമ്) é um personagem do jogo de videogame Street Fighter.[1] Ele é indiano, e tendo sido presenteado pelo deus hindu do fogo Agni com a capacidade mística de soltar fogo pela boca, possui as famosas técnicas Yoga Fire, Yoga Flame e mais tarde, desenvolve o antiaéreo Yoga Blast.

Ele se destaca também por ter a habilidade de esticar braços, pernas, tronco e pescoço a longas distâncias. Seu alto nível de conhecimento da técnica da Yoga o permite se alongar até distâncias inacreditáveis, e além disso também permite ele se teletransportar. Adepto do hinduísmo, símbolos religiosos e elefantes compõem seu cenário, que se passa em um palácio na Índia.

Dados pessoais

  • Nascimento: 22 de Novembro de 1952
  • Altura: 176 cm
  • Peso: 48 kg
  • Medidas: B107, C46, Q65
  • Tipo sanguíneo: O
  • Gosta: Curry, Meditação.
  • Desgosta: Doces, Carne.
  • Estilo de luta: Yoga com Kabaddi.
  • Origem: Índia (local de nascimento é província de Kerala).
  • Habilidades Especiais: Yoga, Esvaziar-se, Pregador (religioso), Altruísta

Apelidos (Alcunhas)

  • SSF2 nickname: "Um arredio e orgulhoso lutador yoga".
  • SFA3 nickname: "O milagre do yoga alcança o infinito".
  • SF4 nickname: "Profundamente, preocupado e devoto".

Fundos de Tela (Cenários)

  • SFA2 stage: The Ganges Coast (Índia).
  • SFA3 stage: Na frente do monumento Jaunpur, (Índia).
  • SF2 stage: Palácio de Majarajah (Índia).

Falas Famosas

  • "Meditate on your defeat. Someday our paths will cross again." ("Medite em sua derrota. Algum dia nossos caminhos se cruzarão novamente.")

Golpes especiais

História

Resumo

Dhalsim é o único da nova geração que diz ser um mestre Yoga. Ele tem dedicado inteiramente a sua vida, mente, corpo e alma para chegar à perfeição das suas habilidades e buscado a perfeita união entre os seus poderes. Tendo vivido na solidão por muitos anos, e meditando por longos períodos da sua vida, restringindo a si mesmo a uma restrita dieta, Dhalsim conseguiu ir muito além dos seus limites e se tornou uma espécie de entidade.

Dhalsim viveu na pobreza junto com os povos da Índia. Todos estão famintos, procurando uma maneira de sair da miséria em que vivem, tanto faz seguindo o caminho do bem ou do mal. Dhalsim sabe que somente a sua meditação e preces não vão levar seu povo a nada, e mesmo vivendo com sua esposa Sally e seu filho Datta, Dhalsim odeia admitir que lutar é a única maneira de conseguir dinheiro para o seu povo, assim como trazer paz e tranqüilidade.

A meditação de Dhalsim junto com a união entre a sua mente, corpo e alma, permitiram-no atingir habilidades que muitos não podem explicar, como a de expelir fogo pela boca, alongar seus membros à proporções inimagináveis, e mandar seu corpo por um vértice de espaço e tempo, reaparecendo instantaneamente em outro lugar. No entanto, Dhalsim sente que ainda não atingiu o status de um mestre Yoga, pois sente o mal tanto no seu interior como no seu exterior. Enquanto procura a exclusão do seu mal, Dhalsim busca a sua purificação limpando o mundo do mal, assim como ajudando o seu povo, a sua consciência se tornará limpa de todas as impurezas.

Início

Dhalsim é um monge da Índia que possui misteriosos poderes místicos da yoga. Suas juntas e membros podem se distorcer e esticar além dos limites humanos. Embora use um medonho colar com crânios humanos - crânios de crianças que acredita-se terem morrido adoecidas devido a uma forte praga que atacou sua aldeia anos antes -, Dhalsim é na verdade um homem de família, amante da paz, com uma esposa chamada Saryi e um filho chamado Datta. Mesmo sendo um pacifista, ele cresceu acostumado a lutar para salvar o seu vilarejo da pobreza. Os membros capazes de se contorcer e os poderes místicos da yoga são resultados de intensos anos de meditação e treino. Com essa habilidade singular, ele pode alongar seus braços e pernas podendo atingir oponentes a uma grande distância. Mesmo os seus ataques com mãos e pés não causando muito dano, ele é capaz de ataques poderosos podendo cuspir fogo, ataques estes que foram conseguidos usando a força do Deus do Fogo indiano, Agni. Dhalsim nunca esquece a importância da prece mesmo quando ele vai lutar contra os seus inimigos.

Sentado à beira do Rio Ganges, Dhalsim buscou uma resposta sobre a direção que sua vida deveria tomar. Deveria continuar como um monge, absorto em meditações e rezas, ou deveria se aventurar em achar uma maneira de salvar o seu vilarejo da pobreza? Com o tempo, Dhalsim decidiu dedicar-se aos torneios World Warrior para conseguir dinheiro para que o seu vilarejo possa prosperar uma vez mais. Após algum sucesso e encorajamento da sua esposa, Dhalsim foi capaz de libertar sua mente de todas as dúvidas sobre a sua decisão e agora viaja o mundo ganhando notoriedade como um lutador capaz de feitos considerados impossíveis humanamente.

Pré-Alpha

Ainda um tanto jovem, Dhalsim se aventura pelo mundo em busca de uma solução para os problemas em seu vilarejo. Em sua busca, Dhalsim conhece Zangief, um forte, musculoso e irritadiço lutador russo que de início o enfrenta, acreditando que sua força tirará o aparentemente fraco Dhalsim de seu caminho(o Dhalsim dessa época é o pequenino Dhalsim mostrado nos clássicos jogos Street Fighter 2), mas mais tarde, Dhalsim o ajuda a controlar seus impulsos. Inspirando Zangief, Dhalsim conhece seus planos e logo toma conhecimento de uma organização criminosa conhecida como Shadaloo, que é a organização a quem Zangief irá se opor em nome de seu país. Dhalsim lhe dá a devida inspiração para prosseguir em seu objetivo.

Mais tarde, dois jovens praticantes do estilo Ansatsuken de Karatê chamados Ryu e Ken estão vagando pelá Índia a procura de saber mais sobre suas habilidades. Dhalsim os ensina os poderes do fogo e os testa para a melhoria de suas habilidades e para meditarem em suas vitórias e derrotas. Após os treinos com Dhalsim, Ryu desenvolve o hadouken de fogo. Pouco tempo mais tarde, Ken desenvolve o Shoryuken flamejante, que consta no tradicional Shoryuken, porém com seus punhos em chamas. Através dessa nova técnica, Ken desenvolveria anos mais tarde, técnicas especiaise absolutas como o Shoryu-reppa(ou Shoryuken-Fah) e o ShinRyuKen. Gratos a Dhalsim, Ryu e Ken partem em sua viagem pelo mundo, esperando que seus caminhos se cruzem novamente com os do mestre yoga. Logo, Dhalsim ouve falar novamnte da organização criminosa Shadaloo, e desta vez treina, se propondo a enfrentar o perigoso legado pelo bem de sua comunidade e para que possa alimentar seu filho. Dhalsim se vê preparado a adentrar nos torneios World Warrior.

Dhalsim conhece demais personagens como E.Honda, Blanka e o próprio Sagat, este último o explica mais sobre a Shadaloo, porém, avisa Dhalsim a não desvendar seus segredos a ninguém. Dhalsim também sabe de Balrog, que ao relizar incumbências, fora testar suas habilidades, matando um dos elefantes de Dhalsim com um único Gigaton Punch. Dhalsim mais tarde descobre que Zangief fora induzido á se aliar a Shadaloo, e aceitara tal convite. Após os dois se encontrarem, Zangief de início se nega a abandonar tal posse oferecida por Bison, o grande mestre da Shadaloo. mas mais tarde reflete em Dhalsim e em sua fé a seu país, o que o faz se decepcionar e se arrepender de sua própria decisão. Após o ocorrido, Dhalsim convence Zangief a derrubar a organização.

Street Fighter Alpha

Após o ocorrido, se passa algum tempo, e durante esse tempo, Dhalsim não ouve falar de Bison, nem da Shadaloo. Porém, seu vilarejo é atingido por uma perigosa doença e Dhalsim volta a lutar, á procura de remédios. Ele segue ao encalço da Shadaloo, que durante seu trajeto, ouve falar que fora reformulada, recebendo novos membros(tais como o punk Birdie), chegando a enfrentar o próprio Bison. Após conseguir a certa cura para seu povo, Dhalsim retorna a seu vilarejo, restaurando a saúde de seu povo, o qual, juntamente com sua mulher, o agradece por tal feito. Dhalsim ressalta que odeia ter de recorrer a métodos violentos em prol de um bem maior. Mas sua esposa o assegura que através de tal feito, salvou a vida de muitas pessoas. Mas será que os fins justificam os meios?

Dhalsim não parou de lutar por sua família e pelos pobres. A crescente energia maligna o força a decidir… que um dia renunciaria as raízes de seu poder. Dhalsim pode ter encontrado Rose e tentado dissuadi-la em ir atrás de Bison sozinha. Ele provavelmente também encontrou Cammy, tendo um papel em fazer com que ela recuperasse a sua própria consciência durante o seu breve encontro.

Street Fighter 2 (Pós-Alpha)

Talvez Dhalsim recebeu um convite para participar do torneio por ser um inimigo da Shadaloo? Como foi mostrado no seu novo final no SF2 Revival, ele ENTROU no torneio SF2 para ir atrás da Shadaloo. De qualquer maneira, após o torneio SF2, ele voltou para a sua querida família, e tomou a decisão de abandonar as lutas.

Street Fighter 4

Estilo de luta: Yoga Inner Mysteries.

Um monge indiano disciplinado que se tornou mestre nas áreas secretas da arte do yoga. Enquanto hesitante em machucar outros lutando, pelo resgate de sua família, ele empunha sua técnica flamejante mais uma vez.

Pós-Street Fighter 2

A princípio, Dhalsim decidira se aposentar das lutas depois do segundo torneio, finalmente decidido a renunciar seu poder, já que viu que outras pessoas poderiam lutar pelo bem. Com isso, ele decidiu se dedicar mais á sua família, porém, com o tempo Dhalsim provavelmente renunciou sua aposentadoria e voltou a treinar como sempre, estando sempre pronto a cumprir qualquer missão a favor do bem de sua comunidade, como é mostrado em Street Fighter 4.

Personagens relacionados

Referências

  1. «Top 20 Street Fighter Characters of All Time» (em inglês). GameDaily. Consultado em 18 de abril de 2009