Diário Catarinense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diário Catarinense
Masthead
Zero Hora Editora Jornalística S/A
Periodicidade Semanal[1]
Formato revista
Sede Florianópolis, SC
País Brasil
Preço R$ 9,90
Slogan Nosso Estado de Ponto a Ponto.
Fundação 5 de maio de 1986
Fundador(es) Maurício Sirotsky Sobrinho
Presidente Mário Neves
Pertence a NSC Comunicação
Diretor César Seabra
Idioma Português
Circulação Estado de Santa Catarina

O Diário Catarinense (estilizado como DC:) é um jornal semanal em formato de revista publicado no estado de Santa Catarina. Fundado em 5 de maio de 1986, é o jornal de maior tiragem e mais ampla circulação em Santa Catarina.

O DC, como é conhecido, é editado pela NSC Comunicação (de propriedade do Grupo NC), que também publica outros jornais e mantém as estações de rádio e as emissoras de televisão afiliadas à Rede Globo no estado de Santa Catarina.

História[editar | editar código-fonte]

O Diário Catarinense começou a circular em 5 de maio de 1986 como o último projeto idealizado pelo fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho.

Primeiro jornal informatizado da América Latina. Foi também o primeiro jornal do estado a utilizar fotos coloridas. Em dezembro de 2009 o jornal sofreu grandes mudanças gráficas e de conteúdo escrito, idealizadas principalmente por Nilson Vargas que assumiu como editor-chefe do jornal no mesmo ano.

Em novembro de 2015, o jornal deixa de ter uma edição aos domingos e passa a ter uma edição conjunta nos finais de semana. Em 2016, nas vésperas das comemorações dos 30 anos do jornal, o DC passa por uma reformulação gráfica, com novas divisões e estilo de capa, à semelhança de Zero Hora. A nova logomarca passa a ser as letras DC em negrito, acompanhadas de dois pontos logo após a segunda letra, ficando a estilização DC:. A logomarca, então fixa no cabeçalho, passa a ser móvel, adotando uma tendência internacional igual a Zero Hora, e utilizado pelo jornal gaúcho de 1964 a 1994, não tendo sido utilizado no jornal catarinense.

Em março de 2016, todas as operações do Grupo RBS em Santa Catarina foram vendidas ao Grupo NC, dos empresários Lírio Parisotto, Carlos Sanchez, Marcus Sanchez e Leonardo Sanchez. Em agosto de 2016, o empresário Lírio Parisotto deixa da sociedade, ficando então Carlos Sanches como o único prorietário e a presidência de Mário Neves. Em agosto de 2017, passa a integrar a NSC Comunicação após as transições dos grupos RBS para NC. Em 31 de agosto, é lancada a Versar, nova plataforma de estilo de vida consistindo na nova revista semanal encartada no jornal. Em 11 de novembro, o DC lança uma nova Superedição aos fins de semana ampliando o número de páginas com a estreia de novos cadernos além de manter a característica estadual de trazer as informações da capital e de todas as regiões do estado além de modernizar a edição diária com um novo guia de entretenimento no lugar do Anexo. Outra mudança no DC, é a logomarca da NSC ao lado da do jornal.

Fim das edições diárias[editar | editar código-fonte]

Em 25 de outubro de 2019, foi a última edição diária do jornal. A partir dia 26 de outubro de 2019 o jornal passou a ser semanal[1]. O Diário Catarinense deixa de ter circulação diária, passando a circular apenas aos fins de semana em formato de revista. Com isso, passa a concentrar seu conteúdo nos meios digitais pelo portal NSC Total.

Cadernos[editar | editar código-fonte]

Cadernos Diários
  • Notícias (Diários: Opinião, Política, Cotidiano, Geral, Economia, Giro Financeiro, Segurança, De Ponto a Ponto; Fins de semana:Perfil, entrevista)
  • Entretenimento (Guia, Televisão, Cinema, Passatempo, novelas; Fins de semana: Espaço do Parceiro)
  • Esportes
Suplementos Semanais
  • Versar
  • Classificados

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (Esso)[editar | editar código-fonte]

Esso Especial Interior
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2010 "O campo envelhece" Diário Catarinense Simoni Kafruni Venceu[2]

Prêmio Vladimir Herzog[editar | editar código-fonte]

Prêmio Vladimir Herzog de Multimídia
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2017 “Sozinhas: histórias de mulheres que sofrem violência no campo” Diário Catarinense – Florianópolis/SC Ângela Bastos, Aline Fialho, Chico Duarte, Felipe Carneiro, Julia Pitthan, Maiara Santos, Ricardo Wolffenbüttel Venceu[3]
Prêmio Vladimir Herzog de Internet
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2015 “As quatro estações de Iracema e Dirceu Diário Catarinense (SC) Ângela Bastos Venceu[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Diário Catarinense e capixaba A Gazeta deixam de ser diários Claudemir Pereira
  2. «Prêmio Esso de Jornalismo 2010». Prêmio Esso. Consultado em 25 de março de 2020. Arquivado do original em 6 de agosto de 2011 
  3. Giuliano Galli (10 de outubro de 2017). «Confira a lista com todos os vencedores e menções honrosas do 39º Prêmio Vladimir Herzog». Vladimir. Consultado em 28 de março de 2020. Cópia arquivada em 29 de março de 2020 
  4. «Vencedores do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos». Vladimir Herzog. Consultado em 30 de março de 2020. Cópia arquivada em 30 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]