Diário de bordo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Diário de bordo ( em inglês Log Book) é um instrumento utilizado na navegação para registro dos acontecimentos mais importantes. A expressão pode também ser usada como diário de algo que se faz, uma espécie de Sumário.

Diário de bordo, é um documento de controle de viagem, de supostos problemas na viagem .

Usado em praticamente todas as empresas de viação do mundo.

Diário de bordo é também o nome dado a um instrumento pedagógico no qual o aluno resenha as ideias discutidas ao longo de uma aula ou curso.

Pode também se dizer que é um caderno redigido pelo comandante, relatando a viagem que realiza e acabando com qualquer duvida.

Diário de Bordo, pode ser usado no preenchimento de fichas, denominadas Folha de Marcha, onde registra-se data, quilometragem, hora de saída/chegada e outros acontecimentos ocorridos durante o percurso de um veículo, seja naval, aéreo ou terrestre.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Quando o homem avançou o mar, na época dos grandes descobrimentos, para deixar registrado os eventos ocorridos durante a viagem foi comum a criação de um log, no sentido de ser um 'diário de bordo'. Quando a chegou aviação também utilizou-se do mesmo recurso para se deixar registrado os principais eventos, até o desenvolvimento da [[1]]. Com o avanço da tecnologia, quando o homem começou a dominar os computadores, também criou-se o mesmo conceito do log, ou seja, o registro de todo o histórico dos usuários pelos sistemas. E pela navegação pela Internet não poderia de deixar de ter o seu próprio Web Log, que ficou sendo mais conhecido como blog[[2]].

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.