Di Giorgio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Di Giorgio
Empresa privada
Atividade Instrumentos musicais
Fundação 1908
Fundador(es) Romeu Di Giorgio
Sede Franco da Rocha, SP,  Brasil
Área(s) servida(s) Global
Pessoas-chave Reinaldo Proetti Junior e Reinaldo Neto
Website oficial www.digiorgio.com.br

Di Giorgio é uma empresa brasileira fabricante de instrumentos musicais fundada em 1908 pelo imigrante italiano Romeu Di Giorgio, em São Paulo.[1]

A fábrica, que começou como um atelier produzindo violões, chegou a produzir outros instrumentos de cordas, como violas, violinos e bandolins. Atualmente, a sua linha de produção de violões é a maior do Brasil, e está localizada na cidade de Franco da Rocha, São Paulo.

Violão Di Giorgio, modelo estudante 18. Ano (2002)

História[editar | editar código-fonte]

O Atelier de Violões Finos Romeu Di Giorgio foi fundado no ano de 1908 por Romeu Di Giorgio, nascido na Itália (em Roma) no ano de 1889, foi discípulo do luthier de violinos Sr. Fritelli com quem aprendeu os segredos da sonoridade. Com o passar do tempo o pequeno Atelier aos poucos se transformou numa pequena indústria de instrumentos musicais acústicos, tais como: violinos, bandolins, violas de gamba etc (instrumentos esses utilizados pelos imigrantes europeus daquela época).

Por volta dos anos quarenta, já com a denominação de Indústria e Comércio de Instrumentos de Cordas Di Giorgio Ltda, a fábrica instala-se na Rua Voluntários da Pátria (no bairro de Santana - São Paulo) e nessa ocasião inicia-se uma tendência na fabricação de violões, pois este instrumento passa a fazer parte da cultura, especialmente nas serestas. Nos anos sessenta, com o advento da Bossa Nova e sob o comando de seu filho Reinaldo Di Giorgio, com a fase da ditadura, tornou-se difícil adquirir marcas importadas, e a Violões Di Giorgio se consagra como principal fornecedora de violões de alta classe para músicos e compositores que emergem naquele momento musical. Atualmente, a fábrica está instalada no Município de Franco da Rocha, no Estado de São Paulo, com uma edificação de 20.000 m² e um total de 200 funcionários. A Violões Di Giorgio agora sob a gestão de Reinaldo Di Giorgio JR, produz atualmente 6.000 violões por mês, consagrando-se desta forma como líder de mercado na fabricação de violões.

Referências

  1. Jornal O Estado de S. Paulo, edição de 23 de setembro de 2008 (Caderno:Negócios B18)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.