Cotidiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dia-a-dia)
 Nota: Para outros significados, veja Cotidiano (desambiguação).
Em grandes centros urbanos, o uso do transporte público é algo presente no cotidiano de muitas pessoas.

O termo cotidiano (português brasileiro) ou quotidiano (português europeu) significa aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do dia a dia. Cotidiano também pode indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano; também pode indicar a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência.

Para além da Filosofia e da Sociologia, uma das áreas disciplinares que recentemente tem procurado estudar o quotidiano são as Ciências da Comunicação.

Particularmente, existem estudos, como o de Mateus (2016), que relacionam sociabilidade e media ao colocar como categoria central o conceito de quotidiano. Com efeito, o autor considera o Serviço Público de Media a partir da preocupação que este tem em lidar com a autenticidade da experiência quotidiana, quer ao nível discursivo, quer ao nível da própria programação. "A par da dimensão político-democrática e da dimensão educativa, a dimensão sociológica sublinha práticas de inclusão do indivíduo comum no discurso de televisão e rádio. Estas práticas de inclusão assumem uma feição convergente num duplo sentido: convergência enquanto publicidade, enquanto reunião da atenção coletiva; e convergência enquanto emergência do indivíduo vulgar e da mundanidade na Televisão e Rádio Públicas. O que está em causa nessa dupla convergência continua a ser o horizonte comunitário e coletivo das sociedades" (Mateus, 2016: 112).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk , 2003.
  • MATEUS, Samuel. "A Inflexão Quotidiana do Serviço Público de Media", Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público. Nº 2 (2016). http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_8
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.