Diagramas esquemáticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os diagramas esquemáticos a seguir vêm-se circuitos simples, onde o gerador está identificado por G, o receptor por R e os condutores são as linhas que os interligam.

A maioria dos circuitos reais não se resume apenas nos componentes do diagrama 1 [1] , pois há a necessidade de se dispor de um dispositivo para ligar e desligar o circuito, e isso é, conseguído pela adição de uma chave (contato elétrico) em série com o receptor, como se vê no diagrama 2 [2] . A chave está identificada por S1.

Valores excessivos de corrente provocam aquecimento também excessivo, que pode determinar a destruição tanto do gerador quanto do receptor e condutores. Por isso, para evitar que a corrente atinja valores excessivos, coloca-se, também em série, um elemento que interrompa rápida e automaticamente a corrente caso esta ultrapasse muito o valor estimado como normal para o circuito. O elemento mais simples para esta função é o fusível e é representado no circuito 3 [3] e identificado por (F).

A utilização de chaves e outros dispositivos que permitem ligar e desligar cargas elétricas, nos momentos adequados para que essas cargas desempenhem suas funções se denomina comando elétrico.

Além de poder ligar e desligar, é de suma importância proteger e sinalizar o estado de funcionamento das cargas.

Os principais dispositivos utilizados no comando, proteção e sinalização elétricos são vistos a seguir.

Diagramas unifilares e multifilares[editar | editar código-fonte]

Os diagramas elétricos podem ser feitos de acordo como o modelo unifilar ou multifilar conforme seu objetivo.

  • Unifilar - Objetiva não mostrar as interligações que não ocorrem entre equipamentos sem minúcias quanto aos pontos de conexão existentes nesses equipamentos.

No exemplo [4] , no gerador há apenas uma linha quando na realidade há pelo menos cinco.

No transformador há duas linhas quando na realidade há oito.

  • Multifilar - Objetiva mostrar todos os condutores existentes em uma instalação.

Ver também[editar | editar código-fonte]