Dialetos japoneses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2008). Ajude e colabore com a tradução.

A Língua Japonesa possui uma série de dialetos (hōgen 方言). A língua oficial é intitulada de kyōtsūgo (共通語 lit. "língua comum") ou hyōjungo (標準語 lit. "língua padrão"), foi baseada no dialeto de Tóquio. A linguagem da capital oficial do Japão tomou o seu próprio rumo e se tornou um dos muitos dialetos japoneses. Os dialetos são comumente chamados de -ben (弁, 辯 ex. "Osaka-ben" significando "dialeto de Osaka") e algumas vezes chamado também -kotoba* (言葉,ことば ex. "Kyo-kotoba" significando "dialeto de Kyoto").

Algumas pronúncias ocasionais são comuns à maioria dos dialetos da língua japonesa. Assim como toda língua falada, ocorrem contrações utilizadas no cotidiano. Por exemplo:

  • -ai ou -oi → -ee, como em dekinaidekinee ou sugoisugee (mais comunmente usado com -nai)
  • absorção do rwakaranaiwakan'nai (→ wakan'nee )