Dianética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A palavra Dianética provém do grego dia que significa através e nous que significa alma1 , no sentido mais lato do termo. Define-se como "o que a alma está fazendo ao corpo". É mais corretamente descrita como o que a alma está fazendo ao corpo através da mente.

Dianética é uma metodologia que pode auxiliar a aliviar sensações e emoções indesejadas, medos irracionais e doenças psicossomáticas (doenças causadas ou agravadas pelo stress mental).

A Dianética foi revelada como método terapêutico em 1950, pelo escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard que desvendou os mistérios da mente no livro Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo, e a obra continua sendo um best-seller mundial com mais de 22 milhões de exemplares vendidos em 53 línguas.

Dianética explica que nós possuimos duas partes da mente, uma é analítica que realiza as funções racionais e a outra é reativa, que trabalha com base no estímulo-resposta.

Hubbard descobriu que a "mente reativa" é a parte da mente que age sem sua permissão e controle exercendo força e poder de comando sobre sua consciência, pensamentos e atitudes. A Dianética como método terapêutico fornece os meios para remover essa influência negativa da mente reativa.

Dianética é precursora da Cientologia que significa "o estudo do conhecimento". Cientologia abrange e trata da capacidade humana e foi também desenvolvida por L. Ron Hubbard. Há livros e cursos de ambos os assuntos nas organizações da Cientologia, presentes em mais de 160 países. Os livros podem ser encontrados também nas bibliotecas e livrarias.

Essa associação ocorre porque Dianética possibilitou o desenvolvimento da filosofia religiosa aplicada da Cientologia. No livro Dianética, muitos conceitos básicos da Cientologia são expressos, como as dinâmicas da existência e a escala de tom emocional.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]