Diaporama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um diaporama, segundo o Dicionário Houaiss, é uma projeção de diapositivos com som sincronizado [1] . Conhecido como "slide show" em inglês, diaporama é também cada obra apresentada nesse tipo de projeção, sendo constituída de uma série de fotos fixas (em geral positivas e em suporte transparente, permitindo a projeção óptica) e textos escritos, acompanhados de elementos sonoros (músicas, falas e ruídos) em sincronia.

Num sentido mais amplo, diaporama pode ser também qualquer obra (com intenções artísticas, educacionais, de entretenimento, etc.) formada por uma série de imagens fixas acompanhadas de som, o que inclui todo tipo de apresentação digital feita em programas como PowerPoint, Persuasion ou Impress [2] .

Origem da palavra[editar | editar código-fonte]

A palavra diaporama veio do grego, através do francês [3] . Diapo é a abreviatura francesa de diapositive (diapositivo), "imagem positiva, estática e translúcida que pode ser projetada", que vem de diá (grego: através de) + positivo. A terminação orama vem diretamente do grego hórama (o que se vê, espetáculo), também presente em várias outras palavras adotadas na língua portuguesa, como panorama, diorama, ciclorama, etc.

No Brasil, até a década de 1990, diaporamas eram chamados genericamente de audiovisuais ou projeções de slides. Na língua inglesa, a palavra foi adotada muito recentemente [4] , e tem sido usada, com mais frequência, apenas para apresentações feitas com fotos, em contraste com os slide shows digitais. Em francês, uma apresentação digital é chamada de "diaporama numérique" [5]

Referências

  1. HOUAISS, Antônio: Dicionário da língua portuguesa, editora Objetiva, 2001.
  2. Instruções para criar um diaporama no Picasa. Visitado em 14/10/2011.
  3. MICHEL, Jean-Luc: De la diapositive au diaporama, ed. Média Jeunesse, coleção Les mémentos pratiques, 1980.
  4. Sítio do Diaporama AV Group, da Escócia. Visitado em 14/10/2011.
  5. ONDINA, Patricia: Diaporama numérique, ed. First, 2008 (ISBN 2-7540-0844-6).