Gambá-comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Didelphis marsupialis)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGambá-comum

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelfiídeos
Subfamília: Didelfíneos
Género: Didelphis
Espécie: D. marsupialis
Nome binomial
Didelphis marsupialis
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gambá-comum

O Gambá-comum (Didelphis marsupialis) foi o primeiro marsupial a ser conhecido pelos europeus. Segundo a História da América, Vicente Yáñez Pinzón foi quem, em 1500, levou este animal para a Europa.

Alimenta-se principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. Chega a atingir 50 cm de comprimento sem contar a cauda, que é quase do mesmo tamanho.

Apresenta ainda corpo com pêlos longos e pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, dai sua grande aparência com um rato gigante. Tem hábitos noturnos e, apesar de ser um animal de movimentos lentos, trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos.

Quando perseguido ou ameaçado, finge-se de morto. Ao contrário do que é difundido os gambás que existem no Brasil não soltam uma substância de odor fétido, o animal que expele um liquido fétido é o skunk, o animal ocorre no Canadá, Estados Unidos e México e esse sim solta o cheiro característico.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • GARDNER, A. L. (2005). Order Didelphimorphia. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 3-18.
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.