Diego Boneta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diego Boneta
Diego Boneta
Boneta na San Diego Comic-Con em 2019.
Nome completo Diego Andrés González Boneta
Nascimento 29 de novembro de 1990 (33 anos)
Cidade do México, DF, México
Progenitores Mãe: Astrid Boneta
Pai: Lauro González
Ocupação
Período de atividade 2002–presente
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s)

Diego Andrés González Boneta (Cidade do México, 29 de Novembro de 1990) é um cantor e ator mexicano.[1][2] Ficou internacionalmente conhecido por interpretar o personagem Rocco na telenovela mexicana Rebelde (2005-2006) e Javier Luna em 90210 (2009-2011). Em 2005, enquanto participava de Rebelde, gravou seu álbum de estreia auto-intitulado. Esse primeiro disco foi lançado nos Estados Unidos, Chile e teve uma versão em português somente para o Brasil. Juntos, ambos álbuns venderam mais de 100 mil cópias apenas no Brasil.

Apareceu como Alex Santiago na série Pretty Little Liars (2010–2011) da ABC Family. Em 2012 ganhou um "Prêmio ALMA" por interpretar a Drew Boley no filme Rock of Ages. Em 2015, Boneta fez parte do elenco a primeira temporada da série Scream Queens. Em 2018, estrelou Luis Miguel, la serie aonde interpreta o cantor mexicano Luis Miguel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na Cidade do Mexico, filho de Lauro e Astrid, começou sua carreira artística no programa musical Código Fama, onde ficou em quinto lugar. O programa lhe abriu as portas para o mundo das telenovelas infantis mexicanas.

Seu primeiro papel foi na novela Alegrijes y Rebujos (exibida no Brasil entre 2004 e 2005 pelo SBT) da produtora Rosy Ocampo fazendo o papel de Ricardo Sánchez. A novela fez sucesso e o permitiu se apresentar em lugares como o Auditório Nacional, o Palácio de los Desportes, Estádio Azteca, dentre muitos outros.

Posteriormente ele interpretou seu primeiro protagonista na novela Misión S.O.S. como Christian, o que lhe rendeu a nominação a melhor ator infantil nos Prêmio TvyNovelas.

Diego fez participações especiais, foi convidado para UIP (United Internacional Pictures) para prestar sua voz ao personagem de Fermat, filho menor da família Spencer no desenho Thunderbirds, também foi o intérprete da canção oficial da Teleton 2003 e, por último, foi a voz oficial da Visa para as Olimpíadas de Atenas em 2004.

Em 2005, na novela mexicana Rebelde (exibida no Brasil em 2006 pelo SBT) deu vida ao jovem Rocco Bezaury, que assim como Diego, era um apaixonado pela música. Logo após, foi o convidado especial do RBD para abrir os shows de suas duas tours consecutivas, em 2006 e 2007, passando por países da América e da Europa.

Diego em 2010.

No final de 2008 se mudou para Los Angeles com sua família. Diego também aparece no videoclipe da música About You Now de Miranda Cosgrove.

Diego usava o sobrenome 'González', mas no fim de 2008 após ter se mudado com a família para Los Angeles adotou o 'Boneta' onde começaram a chamá-lo de Diego Boneta, já que é comum a utilização do primeiro e último nome.

Em 2010, Diego faz sua estreia em telas hollywoodianas na série estadunidense 90210, exibida pela CW. Ele interpreta o cantor Javier Luna e tem um affair com Adrianna, personagem da atriz Jessica Lowndes.Também participou em um episódio da série Zeke & Luther transmitido pela Disney XD.

Interpretou Alex Santiago na série Pretty Little Liars transmitida pela a ABC Family nos EUA e pelo canal Boomerang no Brasil. Seu primeiro filme foi Meninas Malvadas 2, apesar da sequência do longa ser bastante criticada, Diego ganhou notoriedade e logo em seguida protagonizou o musical Rock of Ages onde interpretou Drew Boley ao lado de atores prestigiados como Tom Cruise, Catherine Zeta Jones e Julianne Hough. Em 2013, Diego se juntou ao elenco da cinebiografia de Pelé ao lado de Rodrigo Santoro, Seu Jorge e Vincent D’Onofrio. Ele irá viver o italiano José - Inimigo de Pelé - em uma parceria da Imagine Entertainment com o Brasil o filme está em pré-produção e a data de lançamento está prevista para 2014 (Ano da Copa do Mundo).

Em 2018 interpretou o cantor mexicano Luis Miguel em sua série autobiográfica.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Diego no Alma Awards 2012.

No ano de 2005, Diego González (seu nome artístico da época) é convidado para participar da segunda temporada da telenovela mexicana Rebelde, interpretando o personagem Rocco Bezauri que é apaixonado pela música. Assim como na obra original, Rocco gosta muito de cantar e ama a música, e também o próprio Diego. A partir daí saí seu primeiro álbum de estúdio, estreando Diego na carreira musical. Seu disco de estreia foi autointitulado com seu nome "Diego", foi grande sucesso em vários países onde a telenovela foi exibida da qual fazia parte, e em 2006 foi lançada uma edição do seu disco em português para ser comercializada somente no Brasil intitulado Diego (Edição Brasil), ambos os discos liberaram as canções "Más" e "Responde" e suas respectivas versões em português como singles .Nesse mesmo ano participou da turnê Tour Generación do grupo musical RBD, onde gravou seu primeiro álbum de vídeo gravado no estádio do Maracanã (Rio de Janeiro, RJ, Brasil), esse DVD foi o Diego: en vivo en el Maracanã. No início do ano de 2008 libera o single "Perdido en Ti" e também sua versão em inglês "Losing Me" e, em março do mesmo ano lança seu segundo álbum de estúdio: Indigo, que assim como o primeiro álbum, foi lançado pela gravadora EMI Music. No mês de setembro libera o último single do disco: Millón de años. Após cerca de 2 anos, em 2014, Diego Boneta faz um contrato com a Sony Music para voltar a carreira de cantor e, em breve pode apresentar seu mais novo trabalho.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Durante as gravações da novela Rebelde, Boneta começou a namorar a atriz Angelique Boyer, que interpretava seu par romântico. Alguns meses após, o casal colocou um ponto final na relação, mas decidiram continuar amigos.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2003 Alegrijes y Rebujos Ricardo Sánchez Antagonista Infantil
Misión S.O.S Christian Martinez Protagonista Infantil
2005 Rebelde Rocco Bezauri Coadjuvante
2008 Terminales Jaime Episódio 7
2009 Zeke e Luther Tiki Delgado Coadjuvante
2010 90210 Javier Luna Coadjuvante
Pretty Little Liars Alex Santiago Coadjuvante
2012 Underemployed Miles Coadjuvante
2015 The Dovekeepers Amram 2 episódios
Scream Queens Pete Martinez Co-Protagonista (1ª temporada)
2016 Jane the Virgin Dax Temporada 2, episódio 10
2018-presente Luis Miguel: La serie Luis Miguel Protagonista

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2011 Meninas Malvadas 2 Tyler Adams
2012 Rock of Ages Drew Boley
2013 Paradise Lost Adam
Untitled Sebastian Silva Thriller Augustín
2015 Summer Camp Will
2016 Pelé - O Nascimento de uma Lenda Mazzola
2017 Before I Fall Mr. Daimler
Another You Marcus
The Titan
Starbright Joshua
Blood Ride Brian
A Bend in the Road
2018 Monster Party Ollie
2019 Terminator: Dark Fate Diego (participação)
2020 Love, Weddings & Other Disasters Mack
Monster Hunter Marshall

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

(Bilíngues)

Coletânea[editar | editar código-fonte]

DVD ao vivo[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2005: Responde
  • 2006: Más
  • 2006: Solo Existes Tú
  • 2008: Perdido En Ti
  • 2008: Millón De Años
  • 2010: Siempre Tú
  • 2015: The Warrior
  • 2015: The Hurt
  • 2016: Ur Love
  • 2016: Éramos Algo

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Trabalho Categoria Resultado
2012 ALMA Awards Rock of Ages Ator Favorito Venceu

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ato de abertura[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Diego Boneta». Consultado em 2 de Maio de 2012 
  2. «Diego Boneta» (em espanhol). CMX. Consultado em 12 de abril de 2015 
  3. «Angelique: los hombres que han robado su corazón» (em espanhol). quien.com. 4 de julho de 2012. Consultado em 15 de dezembro de 2014 
  4. Las Noticias México. «Diego González abre conciertos de Hilary Duff». Consultado em 13 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]