Diogo Colombo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diego Colombo)
Diogo Colombo
Diogo Colombo
Nascimento 1 de abril de 1479
Porto Santo
Morte 23 de fevereiro de 1526
Montalbán
Residência Alcácer de Colombo
Sepultamento desconhecido
Cidadania Espanha
Progenitores
Cônjuge María de Toledo
Filho(a)(s) Luis Colón, Don Christobál Colón de Toledo, Caballero de Alcántara, Doña Isabel de Colón de Toledo
Irmão(ã)(s) Fernando Colombo
Ocupação explorador
Título duque

Diogo Colombo, em castelhano Diego Colón (Lisboa, 1480Puebla de Montalbán, 1526), era o filho primogénito de Cristóvão Colombo e Filipa Moniz. Tal como seu pai, foi navegador, almirante, vice-rei e governador das Índias de Castela (que correspondiam às chamadas América Latina e América do Norte). Casou com D. Maria de Toledo, sobrinha do duque de Alba.

A data do nascimento de Diogo não é de todo determinável, estimando-se que tenha ocorrido por volta do ano de 1479 ou 1480, em Lisboa. A capital portuguesa é o local indicado por Diego Mendez no testemunho que dá no processo de habilitação ao hábito da Ordem de Santiago do filho homónimo do segundo Almirante das Índias de Castela.[1]

Após o falecimento de Filipa, Diogo foi com o pai para Castela onde terá chegado em fins de 1484 ou inícios de 1485 tendo aí crescido e se formado beneficiando-se do estatuto alcançado por seu pai mesmo antes do descobrimento do Novo Mundo em 1492.

Referências

  1. «D. Diogo Colombo.». Habilitação para a Ordem de Santiago de D. Diogo Colombo [II] (Transcrição paleográfica) (em espanhol) 

Precedido por
Nicolás de Ovando
Governador das Índias
1509–1511
Sucedido por
Diego Velázquez de Cuéllar
Precedido por
Título novo
Duque de Veragua
1509–1526
Sucedido por
Luis Colombo de Toledo