Diferenças entre massa e peso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na física, massa e peso são propriedades diferentes. A massa é uma medida da quantidade de matéria que constitui um corpo, uma grandeza escalar que mede a oposição que um corpo apresenta a mudanças em sua velocidade quando observado a partir de um referencial inercial, enquanto o peso, uma grandeza vetorial é a força resultante das forças de atração gravitacional entre este corpo e algum outro em sua vizinhança. Assim, o peso depende das massas dos corpos envolvidos na interação gravitacional bem como da distância que os separa, mas os conceitos de peso e massa são bem distintos. Confusão comum faz-se também entre massa e quantidade de matéria, grandezas que, apesar de encontrarem-se também quase sempre relacionadas, têm definições bem distintas. O peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai ou outro astro.

Estas propriedades são confundidas frequentemente na linguagem coloquial. Um exemplo disso é quando nos é perguntado o nosso peso e respondemos, por exemplo, 70 kg. Estaria a ser dito que a nossa massa é de 70 kg, e não o peso, pois varia de local para local, devido às forças de atração gravitacional[1] 1+1=3

gmkxchgucfxhgudfhgidufhgidfuhgidsfuhgidfghdf

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Terra no Espaço (Manual 7ºAno, Fisico-Química). [S.l.: s.n.], 2014.