Digimon Frontier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Digimon Frontier
デジモンフロンティア
(Dejimon Furontia)
Gênero Fantasia, Ação, Aventura, Comédia
Anime
Direção Yukio Kaizawa
Estúdio Toei Animation
Exibição original 4 de abril de 1999 – 26 de março de 2000
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Emissoras lusófonas Brasil Fox Kids
Brasil Rede Globo
Brasil Jetix
Brasil Disney XD
Brasil Rede TV!
Portugal SIC
Portugal Canal Panda
Portugal Panda Biggs
Nº de episódios 50 (lista de episódios)
Filme
Kodai Dejimon Fukkatsu!!
Duração 40 min.
Direção Takahiro Imamura
Estúdio Toei Animation
Lançamento 17 de julho de 1999
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Digimon Frontier (デジモンフロンティア, Dejimon Furontia?), conhecido no Brasil como Digimon 4 e em Portugal como Digimon Fronteira, é a 4° temporada da série de anime Digimon. Assim como Digimon Tamers, Frontier não possui nenhuma história relacionada com nenhuma outra temporada do Digimon. Foi exibido no Brasil pela Fox Kids, Rede Globo, Jetix, Disney XD e Rede TV.[1] Em Portugal foi exibido pelo SIC, Canal Panda e Panda Biggs.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No passado, não muito distante, existiam dois tipos de Digimons, o tipo Fera e o tipo Humano. Uma guerra estava acontecendo entre eles quando um anjo Lucemon veio para acabar com esta caladimade. Tempos se passaram e Lucemon ficou sendo o dono do digimundo, destruiu vilas e Digimons. Por sorte, dez guerreiros lendários (feras e humanos, juntos) apareceram e derrotaram Lucemon. Depois disso, 3 anjos vieram para tomar conta do digimundo, sendo eles: Seraphimon, Ofanimon e Cherubimon. Os 10 guerreiros lendários então dividiram-se cada um em 2 DigiEspíritos, um Humano e um Fera. Cherubimon ficou com 5 pares de digiespíritos, Ofanimon com 3 e Seraphimon com 2. Seraphimon e Ofanimon queriam governar o digimundo ensinando lições aos Digimons, mas Cherubimon foi contra, já que seus companheiros eram tipo humano e estavam ditando regras. Logo, os 2 fizeram uma reunião secreta para discutir as ações de Cherubimon. Com o poder de Lucemon sobre ele e sendo o único anjo do tipo fera, Cherubimon achou que eles estavam tentando governar o mundo com os do tipo Humano, então reuniu digimons do tipo Fera e tentou atacá-los. Primeiro tentou matar Seraphimon, mas em troca de sua morte, Ofanimon pediu que a levasse.

Depois de muito tempo, Ofanimon pediu ajuda para crianças do mundo real, com uma frase de SMS dizendo: "Você quer começar este jogo que decidirá o seu futuro? Sim, ou não?". Dizia que apenas crianças de coração puro poderiam ajudá-la. 5 crianças responderam ao seu chamado e chegaram no digimundo a tempo: Takuya, Koji, Zoe, Tommy e JP. Cherubimon usou 4 de seus DigiEspíritos lendários (água, terra, madeira, metal e trevas) para juntar DigiCódigos (é quando você destrói algo ou alguma coisa, e o "código" aparece). Eles começaram a destruir o digimundo. Infelizmente Kouichi Kimura, que seria uma das crianças, caiu de umas escadas tentando alcançar seu irmão e seu espírito pegou o Trailmon errado e acabou indo nas mãos de Cherubimon e do DigiEspírito das trevas. A partir daí, as outras 5 crianças precisam derrotar Cherubimon e seus aliados.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Tipos de Digievolução[editar | editar código-fonte]

DigiEspírito: Quando os digiescolhidos digievoluem para um Digimon Humano ou Fera.

DigiEspírito Duplo: É quando usam os dois DigiEspíritos Fera e Humano de tal elemento e os unem para formar um Digimon mais poderoso, combinando forças e formatos.

Hiper DigiEspírito: Este tipo de transformação é capaz de atingir o nível Mega, acontece quando vários DigiEspíritos de vários elementos se unem para formar um muito mais poderoso.

Hiper DigiEspírito Guerreiro Lendário: Caso raro onde faz com que todos os DigiEspíritos se unem para formar um digimon lendário e poderoso, Susanoomon.

Digivice[editar | editar código-fonte]

Nesta temporada os DigiEscolhidos utilizam seus digivices para armazenar seus DigiEspíritos Humano e Fera, e também utilizam seus digivices para digievoluir em digimons (Humano ou Fera). Antes possuíam formatos de celular e podem ser utilizados para comunicar-se com seu criador (provavelmente Ofanimon), mas, ao começar a aventura, foi transformado para um formato excêntrico que lembrava os vídeo games portáteis da época.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  • Abertura: FIRE!! por Wada Kouji e FOGO!! na versão brasileira
  • Digievolução: With The Will por Wada Kouji
  • Hiper DigiEspírito: The Last Element por Ayumi Miyazaki
  • 1º Encerramento: Innocent ~Mujaki na Mama de~ por Wada Kouji (episódios 1-26) e Inocência na versão brasileira
  • 2º Encerramento: An Endless Tale por Wada Kouji e Ai Maeda (episódios 27-50)

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Takuya Kanbara
    • Takuya foi mandado para o Digimundo num trem, onde conheceu Zoe, JP e Tommy. Sua personalidade conduz-lhe frequentemente a discutir com o Kouji. Age como um irmão mais velho de Tommy, que o lembra de seu irmão. Ele recebeu os DigiEspíritos do Fogo e possui um temperamento motivador e otimista.
  • Koji Minamoto
    • Koji é um garoto solitário que não fala com quase ninguém, mas ao decorrer da série ele começa a ser mais amigável. Ele pegou um trem separado das outras crianças. Tem grande orgulho no coração, mora com o pai e a madrasta, infelizmente não conhece a mãe biológica. Demorou um certo tempo até ele se juntar aos outros digiescolhidos. No Digimundo ele descobre que tem um irmão chamado Kouichi Kimura, e também que sua mãe vive com Kouichi. Ele recebeu os DigiEspíritos da Luz.
  • Zoe Orimoto
    • Zoe é a única garota do grupo. No trem indo para o Digimundo, ela conheceu JP, Tommy e Takuya. No decorrer da série, ela parece ter alguns sentimentos misturados sobre Takuya e mostra-se uma personagem extremamente engraçada e irônica. Ela recebeu os DigiEspíritos do Vento.
  • Junpei Shibayama
    • J.P. é um garoto meio gordinho, no entanto é uma pessoa alegre e divertida. É apaixonado por Zoe, que parece gostar de Takuya, o que o deixa com ciúmes. Ele recebeu os DigiEspíritos do Trovão.
  • Tommy Himi
    • Tommy é o mais novo do grupo. Bastante chorão e emotivo, acredita ser um fardo para as outras crianças. Foi ao Digimundo por acidente graças a alguns meninos mais velhos do colégio que o empurraram para dentro do trem e ele acabou virando um digiescolhido, mas depois ele mostrou que merecia título por valentia e coragem. Ele recebeu os DigiEspíritos do Gelo.
  • Kouichi Kimura
    • Koichi é irmão gêmeo de Kouji, seus pais se divorciaram quando eles eram crianças, de modo que um não conhecia nada sobre o outro. Ele descobriu que tinha um irmão quando sua avó, momentos antes de morrer lhe disse. Depois disso ele passou a investigar e por vista conheceu Kouji. No dia em que estavam sendo enviados ao Digimundo, ele avistou Kouji e correu atrás dele, mas se perdeu, logo depois encontrou Kouji de novo. Para recuperar o atraso, correu pelas escadas, mas caiu e acabou desmaiando. Cherubimon de olho na situação, vê no coração de Kouichi um ressentimento escondido: sua tristeza, então ele leva sua mente para o Digimundo, deixando seu corpo no hospital, que por consequência disso, entra em coma. Cherubimon apaga a memória de Kouichi e lhe dá o DigiEspírito Humano das Trevas, transformando-o num digimon maligno: Duskmon. Ele recebeu os DigiEspiritos de AncientSphinxmon, o Guerreiro das Trevas.

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Bokomon: Inteligente e bastante bem informado, Bokomon acompanha as crianças desde o começo da temporada e carrega dentro de si um livro com todas as informações necessárias sobre o Digimundo.
  • Neemon: Bobo e cheio de piadas dentro de si, Neemon é agredido por Bokomon a maior parte do tempo por falar coisas que não deve. Acompanha as crianças desde o começo e é amigo de Bokomon.
  • Gotsumon: Orgulhoso e um pouco tímido, Gotsumon tem a personalidade bastante parecida com a de Koji.
  • Sorcerymon: Destemido e serve fielmente a Seraphimon e Ofanimon, Sorcerymon é um Digimon mago capaz de fazer loucuras por seus mestres.
  • Sepikmon: Confuso por não saber lidar com seus sentimentos, Sepikmon é um Digimon que não trata seus amigos de forma muito amigável, mas aprende que as amizades podem ser eternas.
  • Datamon: Extremamente inteligente e desconfiado, Datamon é um Digimon que não confia muito nos outros até que aprende uma lição e abre seu coração generoso.
  • Patamon (Reencarnação de Seraphimon)
  • Plotmon (Reencarnação de Ofanimon)
  • Lopmon (Reencarnação de Cherubimon)

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Grumblemon/Gigasmon: Herdeiro dos DigiEspíritos da terra, causa bastante problemas para as crianças a princípio e consegue grandes feitos com suas habilidades destrutivas.
  • Arbormon/Petaldramon: Herdeiro dos DigiEspíritos da madeira, é bastante comilão e engraçado para um vilão poderoso que consegue abusar dos mais fracos. Costuma dar dicas de bons costumes sociais.
  • Ranamon/Calmaramon: Herdeira dos DigiEspíritos da água, possui bastante autoestima e, por ser linda, possuem fãs e capangas pelo Digimundo que fazem o que quiser por ela.
  • Mercurymon/Sephirotmon/ShadowSeraphimon: Herdeiro dos DigiEspíritos do ouro, cria planos maliciosos e tendenciosos que podem ser capazes até de prejudicar seus próprios aliados. É bastante calculista.
  • Duskmon/Velgmon: Herdeiro dos DigiEspíritos das trevas, Duskmon é um Digimon que não sabe de onde veio e muito menos tem noção de suas ações. É bastante misterioso e sente aversão à luz.
  • Cherubimon: Chefe de seus capangas, herdeiros dos DigiEspíritos dados por ele mesmo, é bastante cruel, mas esconde algo dentro de si que não quer calar. Detesta digimons tipo Humano.
  • Crusadermon: Um dos Cavaleiros Reais, Crusadermon apesar de educado, delicado e gracioso, é bastante cruel e costuma questionar aqueles que estão acima e até mesmo abaixo.
  • Dynasmon: Parceiro de batalhas de Crusadermon, Dynasmon segue cegamente as ordens de Lucemon. Também é membro dos Cavaleiros Reais e é um guerreiro do dragão bastante poderoso.
  • Lucemon: Apesar da aparência delicada e angelical, Lucemon engana facilmente com seu jeito doce. É malicioso e bastante cruel e impaciente.
  • Lucemon: Modo Anjo Caído: É a evolução de Lucemon, possui poderes de ataques mistos, seja trevas ou luz e é bastante veloz em combates corpo-a-corpo. É um dos sete lordes das trevas.
  • Lucemon: Modo Satã: É a forma final de Lucemon, lembra bastante um dragão e, apesar de lento, é capaz de pulverizar seus inimigos sem se mexer.
  • Lucemon: Modo Larva: Vive dentro de Lucemon: Modo Satã como seu cérebro e mentor, é extremamente frágil por tomar posição de um órgão, mas diferente do Modo Satã, é capaz de falar e pensar.

Guerreiros Lendários[editar | editar código-fonte]

Arcanjos[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Vozes[editar | editar código-fonte]

Original japonesa[editar | editar código-fonte]

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio - Álamo

Dublagem portuguesa[editar | editar código-fonte]

Estúdio - Pim Pam Pum

Notas e referências