Digitígrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ciência.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde janeiro de 2014.

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Digitígrado é aquele que anda sobre os dedos, como, por exemplo: os gatos, os cães e a maior parte dos mamíferos, com exceção dos humanos, ursos e poucos outros. Digitígrados geralmente movem-se mais rápido e mais silenciosamente do que os outros tipos de animais. Normalmente, os digitígrados têm maior facilidade de caça, por exemplo, já que possuem maior agilidade e destreza com movimentos.

Enquanto os humanos caminham sobre a sola dos pés (plantígrado) apoiada no chão para sua locomoção (veja, humanos conseguem caminhar sobre os dedos do pé, porém isto é extremamente forçoso para seus pés), animais digitígrados caminham sobre suas falange distal e falange intermediária. A locomoção digitígrada é responsável pelo aspecto característico das pernas de um cão.

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.