Dilated Peoples

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dilated Peoples
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) hip hop
Período em atividade 1992 - atualmente
Gravadora(s) ABB Records
Capitol Records
EMI Records
Expansion Team
Decon Media
Página oficial www.dilatedpeoples.com
Integrantes DJ Babu
Evidence
Rakaa Iriscience

Dilated Peoples é um grupo de hip hop que reside na Califórnia. Alcançou grande fama na comunidade underground do hip hop, embora o sucesso no restante dos EUA tenha sido pouco, com a exceção da canção "This Way" de 2004 com a colaboração de Kanye West. Ela atingiu o Top 40 da UK Singles Chart com duas faixas, "This Way" e "Worst Comes to Worst". Seus membros incluem DJ Babu, Evidence e Rakaa Iriscience.

DJ Babu do Beat Junkies, Evidence e Rakaa Iriscience se uniram em 1992 e lançaram "Third Degree" (1997) e "Work the Angles"(1998) pela ABB Records, com esses álbuns eles ganhariam uma sólida base de fãs na comunidade hip hop. Eles anteriormente tinham gravado o álbum "Imagery, Battle Hymns & Political Poetry", que nunca chegou a ser lançado, embora muitos fãs possuam as fitas. O grupo finalmente assinou com a Capitol Records e lançou "The Platform" em 2000. O segundo trabalho, "Expansion Team", foi liberado em 2001, liderado pelo produror The Alchemist que produziu "Worst Comes to Worst", ele utilizou um sample vocal de Mobb Deep "Survival of the Fittest" e um sample musical de William Bell "I Forgot to be Your Lover". O terceiro álbum do grupo, "Neighborhood Watch", foi lançado em 2004 e estreou na Billboard 200 Albums Chart dos EUA na posição 55. Além de Kanye West ter produzido o single "This Way", ele apresentou o single "Who's Who?" que também foi incluída como trilha sonora de Need for Speed: Underground e SSX 3 o que os colocou na UK Singles Chart no número 35. O álbum, "20/20", foi lançado em 2006, o primeiro single, "Back Again", foi destaque na trilha sonora de "Fight Night Round 3". "20/20" foi o último álbum lançado pela gravadora Capitol Records, uma vez que a gravadora restringia o grupo a seguir carreira solo.

Dilated Peoples são filiados como um grupo da Tha Alkaholiks ou The Liks sitiado na West Coast. The Liks aparecem em "The Platform" na faixa "Right On" e "Expansion Team" em "Heavy Rotation". O grupo também colaborou freqüentemente com a West Coast com os MCs Defari e Amad Jamal (menbros do Urban Umpires) e ajudou a lançar a sua carreira. Defari aparece em todos os álbuns do Dilated Peoples: "Ear Drums Pop (Remix)", no "The Platform", "Defari Interlude", em "Expansion Team", "Closed Session" no "Neighborhood Watch", "Olde English" e no "20/20". Dilated Peoples também atuou no álbum de Defari Odds & Evens. O produtor The Alchemist se associou ao grupo depois de um longo tempo na produção. Ele atuou em cinco músicas do álbum "The Platform", três músicas em "Expansion Team", quatro no "Neighborhood Watch", e duas músicas em "20/20". Dilated Peoples atuou em uma canção de Alchemist 1st "Infantry". Rakaa também apareceu na canção "Trance Fat" de Looptroop no seu álbum Good Things. É também relatado que eles apoiam o 9/11 Truth Movement e citam isso no remix de "Mr. Slow Flow" proclamando "No plane ever hit Trade Center 7" (Nunca nenhum avião bateu no Trade Center 7).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2000 - The Plataform
  • 2001 - Expansion Team
  • 2004 - Neighborhood Watch
  • 2006 - 20/20
  • 2007 - The Release Party
  • 2011 - Two Two

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2000 - No Retreat / The Plataform
  • 2001 - Worst Comes to Worst
  • 2003 - Who´s Who
  • 2004 - This Way
  • 2005 - Back Again
  • 2006 - You Can't Hide, You Can't Run

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dilated Peoples
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dilated Peoples