Dilijan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dilijan
Nome oficial
(hy) Դիլիջան
Nome local
(hy) Դիլիջան
Geografia
País
Province of Armenia
Capital de
Banhado por
Área
13 km2
Altitude
1 500 m
Coordenadas
Demografia
População
16 600 hab. ()
Densidade
1 276,9 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
city or town in Armenia (d)
Geminações
Delijan (en) (a partir de )
Roman (a partir de )
Piatigorsk (a partir de )
Identidade
Língua oficial
Identificadores
matrícula
57
Website
Mapa

Dilijan (em armênio/arménio: Դիլիջան) é uma cidade localizada na província armênia de Tavush, um dos mais importantes pontos turísticos da Armênia, estando situada no Parque Nacional de Dilijan. A cidade é conhecida por suas florestas e pela tradicional arquitetura armênia. A população da cidade está diminuindo constantemente, no censo de 1889 eram 23.700 pessoas na cidade, desceu para 14.846 no censo de 2001, para 13.752 no censo de 2008.

Informações gerais[editar | editar código-fonte]

City map

Dilijan fica às margens do Rio Aghstev, com um comprimento de mais de 20 km, a cerca de 1500 metros acima do nível do mar. O vale é rodeado pelas montanhas do Cáucaso Menor do Norte. As montanhas são ocupadas por densas florestas que ocupam um território de mais de 34.000 hectares. As florestas atingem até os mais altos picos das montanhas, que são ocupadas pela Tundra Alpina.

A cidade possui um centro histórico restaurado com fileiras de casas com interiores típicos do início do Século XX, e outros exibindo artesanato e instrumentos musicais.

De acordo com algumas pesquisas arqueológicas realizadas na década de 1970, comprovaram que a espécie humana tem vivido na região desde a Idade do Ferro Inicial. Durante os tempos antigos, o território de Dilijan era conhecido como Hovk. Em 1666 o nome Dilijan foi mencionado a primeira vez nas notas do viajante francês Jean Chardin.

A partir de 1801, já sob o domínio russo, a cidade passou por um grande crescimento em sua população. A primeira escola em armênio de Dilijan foi inaugurada em 1868, enquanto a primeira escola russa foi inaugurada em 1894. A cidade inaugurou sua biblioteca pública em 1908.

Para o enriquecimento da vida natural de Dilijan, o estado de Reserva Florestal foi organizado em 1958 por decisão do governo armênio. Mais tarde em 2002 o Parque Nacional de Dilijan foi criado com base nela. A floresta cobre 94% do território do parque e tem mais de 40 tipos de árvores e 18 tipos de arbustos. Os principais tipos de árvore são o Carvalho, Faia, Choupo-Branco e muitos tipos de árvores de folhas grandes como Bordo, Salgueiro, Tília, Olmo e outros.

O parque nacional tem uma riquíssima Fauna. No parque podemos encontrar Mamíferos como Urso Pardo, Lobo, Marta, Lontra, Lince, Gato Silvestre, Esquilo Persa, Dormouse Silvestre, Ouriço, Camurça, Veado Europeu, Porco Selvagem e outros tipos. Os representantes da típicos da Avifauna como o Faisão, Codorna, Perdiz Comum, Peru Cáspio, Pombo-Bravo, Águia Calva, Urubu-Barbudo, Águia Pigmeu, Águia de Ouro, Falcão e outros.

Patrimônio Cultural[editar | editar código-fonte]

Dilijan tem um rico patrimônio histórico e cultural. Durante escavações nos cemitérios pré-históricos perto de Dilijan, artigos de bronze de quase três mil anos, incluindo armaduras, punhais, jarros, brincos e outros objetos. Todos esses itens podem ser encontrados no Museu Dilijan ou no Museu Hermitage na Rússia.

Um dos Patrimônios Culturais religiosos da cidade é o Mosteiro Haghartsin, que fica 12 quilômetros a leste da cidade e consiste de três igrejas e um refeitório. O Mosteiro foi construído na Idade Média. A mais antigas das igrejas do mosteiro, São Gregório, foi construída no Século X. As outras igrejas, Santo Stepanous e São Astvatsatsin, datam do Século XIII.

O Mosteiro Goshavank do Século XII foi um dos destaques da Armênia em relação a Centros Teológicos da Idade Média, fica a 23 km do centro da cidade de Dilijan.

Economia[editar | editar código-fonte]

Dilijan está entre os destinos preferidos dos turistas que visitam a Armênia. A cidade tem hotéis de luxo e numerosos sanatórios de alto nível, sendo também rica em fontes de água mineral.

Esporte[editar | editar código-fonte]

Dilijan tem um estádio municipal com capacidade para 1.500 pessoas. (Dilijan City Stadium)

Dois Clubes de Futebol jogam em Dilijan:

Galeria[editar | editar código-fonte]

Localização de Dilijan
Localização de Dilijan
Parz lich

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dilijan