Dimetil polissiloxano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Polydimethylsiloxane
Alerta sobre risco à saúde
Pdms.png
Silicone-3D-vdW.png
Nome IUPAC poly(dimethylsiloxane)
Outros nomes PDMS
dimethicone
E900
Identificadores
Número CAS 63148-62-9
Propriedades
Fórmula molecular (C2H6OSi)n
Densidade 965 kg m−3
Ponto de fusão

N/A (vitrifies)

Ponto de ebulição

N/A (vitrifies)

Compostos relacionados
Compostos relacionados Dimetilsilanodiol (monômero)[1]
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Dimetil polissiloxano (Polidimetilsiloxano, óleo de silicone, dimetilsilicone) é uma mistura de polímeros lineares de siloxano totalmente metilados, constituídos por unidades de fórmula (CH3)2SiO, estabilizadas por unidades terminais de fórmula (CH3)3SiO.[2]

Produção[editar | editar código-fonte]

Dimetildiclorossilano reage com água (hidrólise) formando os oligômeros do polidimetilsiloxano.[3]

Hydrolytic condensation of chlorosilanes.svg

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Medicina e cosméticos[editar | editar código-fonte]

Dimeticona ativada, uma mistura de polidimetilsiloxanos e dióxido de silício (às vezes chamado simeticona), é usado frequentemente em medicamento de venda livre como um agente antiespumante e carminativo.

Pele[editar | editar código-fonte]

PDMS é usado variadamente na indústria de cosméticos e produtos de consumo. Por exemplo, podendo ser utilizado no tratamento de piolhos no couro cabeludo, a dimeticona é amplamente usado em loções hidratantes da pele onde está listada como um ingrediente activo, cujo propósito é a "proteção da pele". Algumas formulações cosméticas utilizam dimeticona e polímeros de siloxano disponíveis em concentrações de uso de até 15%. O Painel de especialistas da "Cosmetic Ingredient Review (CIR)" concluiu que a dimeticona e os polímeros relacionados são "seguros como usado em formulações cosméticas."

Cabelo[editar | editar código-fonte]

Compostos de PDMS, tais como amodimeticona, são condicionadores eficazes quando formulado para consistir de partículas pequenas e ser solúvel em água ou álcool / agem como tensioativo (em especial para o cabelo danificado), e são ainda mais condicionado ao cabelo do que o Dimeticona comum e / ou Dimethicone copolyols.

Alimentos[editar | editar código-fonte]

PDMS pode ser encontrado em muitos óleos de cozinha e alimentos processados, e em itens de fast food, como as batatas fritas do McDonald, Chicken McNuggets, e as batatas fritas. Usado também em sucos de caixinha.

Usos domésticos e outros[editar | editar código-fonte]

Muitas pessoas estão indiretamente familiarizadas com dimetil polissiloxano (PDMS), por ser um componente importante na massa "Silly Putty", do qual PDMS transmite suas propriedades viscoelásticas característicos. Outro brinquedo de PDMS é o "Kinetic Sand". O elastômero, vedantes de silicone com cheiro avinagrado, adesivos e selantes de aquário também são bem conhecidos.

PDMS também é usado como um componente em graxa de silicone e outros lubrificantes à base de silicone, assim como em agentes anti-espuma, agentes de libertação do molde, fluidos de amortecimento, fluidos de transferência de calor, pomadas, cosméticos, condicionadores de cabelo e outras aplicações. PDMS também tem sido usado como um fluido de enchimento em implantes.

Pode ser utilizado como um adsorvente (que se adere a si) ou absorvente para a análise do espaço de topo (análise de gás dissolvido) de alimento.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.