Dinâmica de corpo rígido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dinâmicas de corpo rígido)

Dinâmica de corpo rígido (ou Mecânica de sólido rígido), do inglês Rigid body dynamics, é a parte da mecânica que estuda o movimento e equilíbrio de corpos rígidos (sólidos), ignorando suas deformações.

Mecânica[editar | editar código-fonte]

É aplicado um Tensor sobre um sólido. Sendo possível este ter dois tipos de comportamentos, rígido ou deformável. Este tensor assume a forma de um vector, ῤ no referencial S', sendo que as suas componentes podem ser calculadas no dito referencial ( intervém matriz de transformação A). Multiplicando a matriz de transformação pela acção do vector no eixo específico. O tensor possui 3 componentes. É necessário que a lei de transformação seja válida para que seja um tensor.

Um sólido e considerado sólido rígido aquando a aplicação de dito tensor, ocorrendo uma pequena deformação. - materiais muito rígidos com configurações pouco deformáveis (e.g., paralelepípedo em aço).[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Azevedo, Álvaro (1996). «MECÂNICA DOS SÓLIDOS» (PDF). FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Consultado em 15 de maio de 2019 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.