Dinictis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaDinictis
Ocorrência: Eocénico superior–Oligocénico inferior
Dinictis sp. skull

Dinictis sp. skull
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Nimravidae
Género: Dinictis
Espécies
Dinictis: um dos primeiros felinos.

O Dinictis é um animal já extinto que viveu durante os períodos Eoceno e Oligoceno (30,8—20,6 milhões de anos), existindo aproximadamente por 10,2 ma.1 Foi o primeiro animal a apresentar a maior parte das características presentes nos felinos atuais. Também é conhecido como "falso tigre-dente-de-sabre".

O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuia o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Dinictis foi denominado por Joseph Leidy (1854), em seu artigo Dinictis felina. Foi atribuído a Nimravidae por Leidy (1854); e a Nimravinae por Flynn e Galiano (1982), Bryant (1991) e Martin (1998).2 3

Referências

  1. PaleoBiology Database: Dinictis, basic info
  2. J. J. Flynn and H. Galiano. 1982. Phylogeny of early Tertiary Carnivora, with a description of a new species of Protictis from the middle Eocene of northwestern Wyoming. American Museum Novitates
  3. H. N. Bryant. 1991. Phylogenetic relationships and systematics of the Nimravidae (Carnivora). Journal of Mammalogy.
Ícone de esboço Este artigo sobre Carnívoros pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.