Diocese de Hong Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Diocese de Hong Kong
Xianggang
Diœcesis Sciiamchiamensis
Localização
País China
Arquidiocese Metropolitana Arquidiocese de Cantão
Estatísticas
População 6 882 600
344 166 católicos (2006)
Área 1 102 km²
Informação
Rito romano
Criação da Diocese 22 de abril de 1841
Padroeiro Imaculada Conceição
Governo da Diocese
Bispo John Tong Hon
Jurisdição diocese
Contactos
Endereço Catholic Diocese Centre 12 F, 16 Caine Road
Página Oficial //www.catholic.org.hk

A Diocese de Hong Kong ou Diocese de Xianggang (Diœcesis Sciiamchiamensis, 香港) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Hong Kong, que foi até 1 de Julho de 1997 uma antiga colónia britânica na China. Foi eregida em 22 de abril de 1841, como prefeitura apostólica de Hong Kong, sufragânea da Diocese de Macau. Em 1874, tornou-se num vicariato apostólico independente. Em 11 de abril de 1946, foi elevada a diocese. Seu bispo actual é John Tong Hon[1] .

Sua é a Catedral da Imaculada Conceição de Hong Kong. Em 2006, possui 52 paróquias e 283 sacerdotes. Tal como a Diocese de Macau, não é controlada pela Associação Patriótica Católica Chinesa.

História[editar | editar código-fonte]

Em 22 de abril de 1841, o Papa Gregório XVI erigiu uma Prefeitura Apostólica que incluiu Hong Kong e os seus arredores até seis léguas independente da Diocese de Macau, mas sob a autoridade do Bispo de Macau, com o objetivo principal de dar assistência espiritual aos soldados britânicos católicos alocados em Hong Kong, principalmente àqueles que eram oriundos da Irlanda.

Theodore Joset, um padre suíço, tornou-se no primeiro prefeito apostólico de Hong Kong. Em 1842, o missionário italiano Antonio Feliciani tornou-se Prefeito Apostólico de Hong Kong, no mesmo ano começou a construção da Catedral da Imaculada Conceição, aberta para adoração no ano seguinte.

Em 1874 Hong Kong tornou-se um vicariato apostólico, que foi confiada a Timoleone Raimondi, P.I.M.E., até 1894, que chefiou esta circunscrição eclesiástica desde 1868 como prefeito apostólico. Enrico Valtorta, P.I.M.E, a partir de 11 de abril de 1946, tornou-se no primeiro bispo de Hong Kong, com a sua transformação em Diocese[1] .

A diocese foi visitada pelo Papa Paulo VI em 1970[2] .

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]