Diocese de São Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diocese de São Carlos
Diœcesis Sancti Caroli in Brasilia
Sé da Diocese de São Carlos
País Brasil
Bispo Paulo Sérgio Machado
Área 13 317 km²
População
Tipo de jurisdição diocese
Criação da diocese 1 de março de 1908
Rito romano
Padroeiro(a) São Carlos Borromeu
Arquidiocese metropolitana Arquidiocese de Campinas
Endereço Rua Nove de Julho, 1515
Página oficial www.diocesesaocarlos.org.br
E-mail curia@diocesesaocarlos.org.br

A Diocese de São Carlos é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de São Paulo. Sua sede é o município de São Carlos.

A Catedral de São Carlos possui uma cúpula com mais de setenta metros de altura e trinta metros de diâmetro, que é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Índice

[editar] História

A diocese foi criada em 1 de março de 1908 como São Carlos do Pinhal, foi elevada a partir da Diocese de São Paulo em 7 de junho de 1908, sendo que o primeiro bispo foi nomeado em 9 de agosto do mesmo ano; abrangia uma grande área, e passou a ter a denominação de diocese de São Carlos em 25 de novembro de 1957, juntamente com o as comemorações do centenário da fundação de São Carlos.

Em 25 de janeiro de 1929 perdeu território com a criação da Diocese de Jaboticabal e a Diocese de São José do Rio Preto.

Em 9 de fevereiro de 2000 as dioceses de São Carlos, Jaboticabal e São José do Rio Preto perderam território com a criação da Diocese de Catanduva.[1]

[editar] Divisão territorial

A diocese abrange vinte e nove municípios da região central do estado paulista em cinco Regiões Pastorais conforme nova divisão pastoral determinada pelo Sr. Bispo Diocesano em Fevereiro de 2009:

Região Pastoral 1
Região Pastoral 2
Região Pastoral 3
Região Pastoral 4
Região Pastoral 5

[editar] Dioceses limítrofes

[editar] Bispos

Bispos
Nome Período Notas
Dom José Marcondes Homem de Melo 1908 - 1935 Faleceu. Renunciou ao arcebispado de Belém do Pará em 1906.
Dom Gastão Liberal Pinto 1937 - 1945 Faleceu.
Dom Ruy Serra 1948 - 1986 Faleceu. Dom Constantino Amstalden foi bispo coadjutor entre 1971 e 1986.
Dom Constantino Amstalden 1986 - 1995 Renunciou por limite de idade. Foi bispo emérito entre 1995 e 1997.
Dom Joviano de Lima Júnior, SSS 1996 - 2006 Nomeado arcebispo de Ribeirão Preto.
Dom Paulo Sérgio Machado 2007 - atual

[editar] Ver também

Referências

[editar] Ligações externas


Bandeira do Vaticano Circunscrições eclesiásticas católicas do BrasilRegional Sul I (São Paulo) Bandeira de São Paulo

Província Eclesiástica de São Paulo
Campo Limpo | Eparquia de Nª. Srª do Líbano | Eparquia de Nª. Srª do Paraíso | Guarulhos | Mogi das Cruzes | Osasco | Santo Amaro | Santo André | Santos | São Miguel Paulista

Província Eclesiástica de Botucatu
Araçatuba | Assis | Bauru | Lins | Marília | Ourinhos | Presidente Prudente

Província Eclesiástica de Campinas
Amparo | Bragança Paulista | Limeira | Piracicaba | São Carlos

Província Eclesiástica de Ribeirão Preto
Barretos | Catanduva | Franca | Jaboticabal | Jales | São João da Boa Vista | São José do Rio Preto

Província Eclesiástica de Aparecida
Caraguatatuba | Lorena | São José dos Campos | Taubaté

Província Eclesiástica de Sorocaba
Itapetininga | Itapeva | Jundiaí | Registro

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas